terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Evangelho de Lucas 1, 39-47

Missa de 23 de dezembro de 2018


4º DOMINGO DO ADVENTO


Leituras
Primeira Leitura Miq 5, 1-4a
Salmo 79 (80)
Segunda Leitura Heb 10, 5-10
Evangelho Lc, 1, 39-47
Liturgia Diária





Mensagem Principal


Irmãos e Irmãs, Deus hoje nos convida a admirar a disposição de Maria em sair da sua casa, da sua terra, e de si mesma para caminhar em busca do serviço ao irmão. O Espírito Santo se manifestou vivamente naquele encontro entre as duas mães. O amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal da ação do Espírito Santo em nós. (Fonte: Folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM

Nestes últimos dias antes do Natal, a mensagem fundamental da Palavra de Deus gira à volta da definição da missão de Jesus: propor um projeto de salvação e de libertação que leve os homens à descoberta da verdadeira felicidade.
O Evangelho sugere que esse projeto de Deus tem um rosto: Jesus de Nazaré veio ao encontro dos homens para apresentar aos prisioneiros e aos que jazem na escravidão uma proposta de vida e de liberdade. Ele propõe um mundo novo, onde os marginalizados e oprimidos têm lugar e onde os que sofrem encontram a dignidade e a felicidade. Este é um anúncio de alegria e de salvação, que faz rejubilar todos os que reconhecem em Jesus a proposta libertadora que Deus lhes faz. Essa proposta chega, tantas vezes, através dos limites e da fragilidade dos “instrumentos” humanos de Deus; mas é sempre uma proposta que tem o selo e a força de Deus.
A primeira leitura sugere que este mundo novo que Jesus, o descendente de David, veio propor é um dom do amor de Deus. O nome de Jesus é “a Paz”: Ele veio apresentar uma proposta de um “reino” de paz e de amor, não construído com a força das armas, mas construído e acolhido nos corações dos homens.
A segunda leitura sugere que a missão libertadora de Jesus visa o estabelecimento de uma relação de comunhão e de proximidade entre Deus e os homens. É necessário que os homens acolham esta proposta com disponibilidade e obediência – à imagem de Jesus Cristo – num “sim” total ao projeto de Deus. (Fonte: Dehonianos.org)


Ideia de roteiro para teatro


(Personagem A e B entram)

PA: Oi PB, tudo bem?

PB: Tudo! Mas, você por aqui? Você não ia ajudar seu primo arrumar o quarto dele?

PA; Ah, fui nada... eu mal arrumo o meu!

PB: Você é mesmo muito bagunceiro...

PA: E além do mais, meu primo anda muito rabugento e baixo astral!

PB: Puxa, mas então seria uma ótima oportunidade para você levantar o astral dele!

(Entra a catequista)

Catequista: Oi meninos! Ouvi bem? Tem alguém aqui precisando levantar os astral? 

PB: É o primo do PA que anda rabugento e com baixo astral...

Catequista: Mas então levante o astral dele!

PA: Como?

Catequista: Faça como Maria no evangelho de hoje! Leve Jesus até seu primo!

PB: Mas catequista, fazer como Maria? Maria estava grávida... e o PB não!!!

Catequista: Meninos, Jesus não mora no nosso coração?

PA e PB: Sim!

Catequista: Então podemos levá-lo pra onde formos! No nosso coração, nas nossas atitudes, nas nossas palavras!

PA e PB: Aaahhh!

Catequista: Mas vejam que bonito! Maria não foi visitar Isabel porque ela estava baixo astral... Foi visitar por solidariedade, amizade!

PA: Solidariedade?

Catequista: Sim! Devemos sempre estar atentos às necessidades dos irmãos e ir ao seu encontro, partilhar nossa amizade e ser solidários com suas necessidades!

PB: Eu disse para o PA que seria bom ele visitar o primo dele!

Catequista: Fez bem! Pois quando levamos Jesus ao encontro do nosso próximo, seja através de uma palavra, de uma amizade, de um sorriso, assim como Maria, estamos dizendo sim ao projeto de Deus!

PA: Projeto de Deus?

Catequista: Sim! Deus nos prometeu a salvação! Deus tem um projeto de vida, de salvação! E Deus nos ama tanto, que enviou Jesus para concretizar suas promessas!

PB: Então quando sou obediente à Palavra de Deus, quando levo Jesus aos outros, estou realizando o projeto de Deus?

Catequista: Sim! E por isso Maria é exemplo pra nós!

PA: Nossa catequista! Essa nossa conversa me fez refletir sobre como lidar como as coisas, entre elas, como agir com meu primo!

Catequista: Fico feliz em ouvi-lo falando assim! Pois não é fácil dizer 'sim', não é fácil sair de nós e ir de encontro ao outros, mas quando deixamos Jesus, que mora em nós, agir, tudo se estremece, tudo se agita, tudo se alegra!!!

PB: Verdade! Como disse no evangelho... que o menino pulou no ventre de Isabel!


Catequista: Exatamente isso que a presença de Jesus faz na nossa vida, estremece, alegra! Por isso, devemos levar Essa presença por todo o mundo!



Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Complete a cruzadinha com as palavras em destaque:

ZACARIAS e sua mulher ISABEL eram muito bons. Viviam nos montes de JUDÁ
Depois que o Anjo Gabriel foi embora, Maria foi à casa de Isabel fazer uma visita. Logo que entrou Isabel a saudou dizendo: "Bendita é você, Maria, entre as mulheres, e bendito é seu filho".  Maria respondeu dizendo: "Minha alma glorifica o Senhor, porque Ele fez grandes coisas em mim".
Maria ficou três meses na casa de Isabel e, depois, voltou para casa. Isabel teve um filho ao qual deu o nome de JOÃO.




Oração


Senhor, que eu, assim como Maria, eu diga sim ao projeto de Deus. Que eu leve Jesus por onde eu for, sendo para o próximo, Sua luz, Sua paz e Seu amor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário