sábado, 2 de dezembro de 2017

Evangelho de João 1,6-8.19-28 - ano A

Missa de 17 de Dezembro de 2017



3º DOMINGO DO ADVENTO “ESTAI SEMPRE ALEGRES”

Resultado de imagem para desenhos sobre o testemunho de joao batista


Leituras
Primeira Leitura Is 61,1-2a.10-11
Salmo Cântico: Lc 1,46-48.49-50.53-54
Segunda Leitura 1Ts 5,16-24
Evangelho Jo 1,6-8.19-28

 Mensagem Principal


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Na primeira parte do nosso texto (vers. 6-8), apresenta-se João. Dele dizem-se duas coisas: que é “um homem” e que foi “enviado por Deus”. O agente principal nesta história é, naturalmente, Deus: é Deus que escolhe esse homem e o envia ao mundo com uma missão concreta. É, habitualmente, esse o “método” de Deus: chama homens, confia-lhes uma missão e, através deles, intervém no mundo. A missão de João é “dar testemunho da luz”. A “luz”, no Quarto Evangelho, representa essa realidade que vem de Deus e com a qual Deus se propõe construir para os homens um mundo novo de vida definitiva e de felicidade total. João não atual por sua própria iniciativa, mas em resposta à escolha divina e para concretizar uma missão que Deus lhe confiou.
Por outro lado, embora enviado por Deus, João não é “a luz” – isto é, ele não tem a capacidade de eliminar as trevas que escurecem e desfeiam a vida dos homens, porque não tem a capacidade de dar vida aos homens. João é apenas “a testemunha” que vem preparar os homens para acolher esse que vai chegar e que será “a luz/vida”.
Na segunda parte do nosso texto (vers. 19-28), temos o “testemunho” de João. A cena coloca-nos diante de uma comissão oficial, enviada de Jerusalém para investigar João e constituída por sacerdotes e levitas (encarregados, entre outras coisas, de vigiar a ortodoxia e a fidelidade à ordem religiosa judaica). No ambiente de messianismo exacerbado da época, a figura de João e o seu testemunho resultam inquietantes para os líderes religiosos judeus…
A comissão investigadora começa por interrogar João com uma pergunta aparentemente inócua: “quem és tu?”. Os interrogadores não tomam posição. Limitam-se a esperar que o próprio João declare a sua posição e as suas intenções. João descarta totalmente a hipótese de ser o Messias. Também não aceita identificar-se com Elias (de acordo com Mal 3,22-23, Elias devia vir preparar o “dia de Jahwéh” – que, no século I era o dia da vinda do Messias libertador, enviado por Deus para construir um mundo novo). Tampouco aceita assumir o título de “o profeta” (este título parece aludir a Dt 18,15 e significava, na época de Jesus, um “segundo Moisés” que deveria aparecer nos últimos tempos). Na verdade, João não aceita que lhe atribuam nenhuma função que possa centrar a atenção na sua própria pessoa. As suas três respostas são rotundas negativas. Ele não busca a sua glória ou a sua afirmação, nem vem em seu próprio nome; a sua missão é meramente dar testemunho da “luz” e é para essa “luz” que os holofotes devem ser apontados.
É dentro deste enquadramento que devemos entender a resposta de João, quando os seus interlocutores o convidam a definir-se: “eu sou uma voz”. “Voz” é um termo relacional que supõe ouvintes a quem é comunicada uma mensagem… A “voz” não tem rosto, é anônima e passa despercebida; o importante é o conteúdo da mensagem. É isso que João é: uma “voz” através da qual Deus passa aos homens uma mensagem. É à mensagem e não à “voz” que os homens devem dar atenção.
A mensagem que a “voz” veicula é: “endireitai o caminho do Senhor”. A expressão é tomada de Is 40,3, numa versão livre. Em Isaías, a expressão é usada no contexto da intervenção salvadora de Deus para fazer regressar à Terra da Liberdade os judeus cativos na Babilônia. Pedia que o Povo instalado e acomodado, desanimado e frustrado fizesse um esforço para acolher os desafios de Deus e aceitasse pôr-se a caminho com Deus em direção a um futuro novo de vida e de esperança. É essa mesma realidade que João é chamado a acordar no coração do seu Povo.
As respostas negativas de João desconcertam a comissão… Se João não reivindica nenhum dos títulos tradicionais – “Messias”, “Elias”, “o profeta” – a que título é que ele batizar?
O batismo ou imersão na água era um símbolo relativamente frequente no judaísmo. Era usado como rito de purificação (por exemplo, para um enfermo curado da sua doença – cf. Lev 14,8) ou para significar a mudança de estado de vida (podia significar, por exemplo, a passagem de uma situação de escravidão a uma situação de liberdade; para os prosélitos, significava o abandono das práticas e crenças pagãs e a adesão ao judaísmo). O batismo de João significava, provavelmente, a ruptura com a vida das trevas e o desejo de aderir a uma nova vida. Para João seria, apenas, um primeiro passo para acolher “a luz”.
João evita responder diretamente à objecção que os fariseus lhe colocam. Ele prefere desvalorizar o seu batismo com água e apontar para “aquele” que vem e a quem João não é digno “de desatar as correias das sandálias”. Esse é que é “a luz” que vai libertar o homem da escuridão, da cegueira, da mentira, do egoísmo, do pecado. É como se João dissesse: “não vos preocupeis com o batismo com água que eu administro, pois ele é, apenas, um símbolo de transformação e de adesão a uma nova realidade; mas olhai antes para essa nova realidade que já está no meio de vós e que o Messias vos vai oferecer. É o batismo do Messias (o batismo no Espírito) que transformará totalmente os corações dos homens, os fará livres e lhes dará a vida definitiva. Esse que vem batiza no Espírito já está presente, a fim de iniciar a sua obra libertadora. Procurai conhecê-lo – isto é, escutá-lo e acolher a sua proposta de vida e de libertação”.
A indicação de que os líderes não “conhecem” esse “alguém” que já chegou e do qual João apenas é “a voz” é, provavelmente, uma denúncia da situação em que se encontra a classe dirigente judaica, instalada nos seus privilégios, certezas e preconceitos e muito pouco aberta à novidade e aos desafios de Deus.
http://www.dehonianos.org/


Idéia de roteiro para teatro

(Personagem A entra todo feliz com uma vela acessa)

 PB: Nossa PA o que está fazendo aqui com essa vela?

PA: Acabei de participar da Missa e ouvi no evangelho que um homem chamado João que trouxe a luz para o mundo.

PB: Luz para o mundo, como assim? A energia elétrica não foi inventada no tempo de Jesus

PA: Ai PB não é dessa luz da energia elétrica que estou falando, é uma luz especial

PB: Luz especial?

PA: Sim! Esse homem chamado João veio trazer para as pessoas essa luz especial e que todos que conhecessem a luz passariam a ter fé.

PB: Então você quer dizer que você com essa luz da vela pode fazer pessoas que não tem fé, passar a ter fé?

PA: Isso mesmo! Está inteligente hoje hein PB!

PB: Ha ha ha  engraçadinho, pra sua informação eu sou muito inteligente ta!

PA: Esta bem PB se você esta dizendo eu acredito (risos).

PB: Para de rir de mim, por favor!

PA: Já parei! Olha só PB você quer o não me ajudar nessa missão?

PB: Que missão?

PA: Nossa isso porque é inteligente hein! Acabei de te falar do homem que ajudou as pessoas a ter fé trazendo luz para elas.

PB: Verdade já tinha esquecido, mas PA ainda não entendi uma coisa.

PA: O que você não entendeu?

PB: Como você sabe que essa luz especial é a luz da vela?

PA: Ué muito simples, se não é a luz da energia elétrica, só pode ser a luz da vela.

PB: Faz sentido seu pensamento.

PA: É claro que faz!

(Catequista entra)

C: Oi Crianças.

PA e PB: Oi Catequista

C: PA porque trouxe uma vela para a missa, tem algum motivo especial?

PA: Sim C, quero ajudar João trazer para todo mundo essa luz especial, assim ajudaremos todos a ter fé em Deus.

C: Hum, já entendi! Então você acha que mostrando essa vela acessa, ou seja, essa luz poderá ajudar a todo mundo ter fé?

PA: Isso mesmo! 

C: Mas na verdade não é essa mensagem que o evangelho de hoje nos passa.

PA: Não? Já sei, fiz confusão neh?

C: Fez sim PA, mas estou aqui pra ajudar vocês a entenderem tudo

PB: E eu ainda vou na sua onda PA, fala a verdade.

C: Crianças o evangelho de hoje nos fala de João, o homem que foi escolhido por Deus para dar testemunho da luz para todas as pessoas, ou seja, preparar todos para receber Jesus!


PA: Preparar as pessoas pra receber Jesus? Como assim C?

C: Sim, preparar todas as pessoas para receber Jesus

PB: Espera ai C, quer dizer que a luz que fala no evangelho é Jesus?

C: Sim, a luz do mundo é Jesus!

PA: Então João batista foi escolhido por Deus pra falar sobre a vinda de Jesus ao mundo?

C: Isso mesmo! João Batista não trouxe a luz, como vocês estão achando, ele veio falar da luz, que é Jesus! João veio dar à boa noticia para todos sobre a chegada de Jesus ao mundo, 

PB: Ah, então por isso que no evangelho fala que João veio dar testemunho da luz, para que todos tivessem fé por meio dele?

C: Isso mesmo PB! João veio testemunhar o grande amor que Deus tem por todos nós, enviando nos seu filho Jesus para nós ensinar e nos salvar.

PA: Então João estava o tempo inteiro falando sobre Jesus?

C: Isso mesmo! João veio preparando a pessoa para conhecerem Jesus veio preparando os caminhos de Jesus para que ele pudesse passar seus ensinamentos e assim ajudar a todos que estão nas trevas encontrar a luz

PA: Ajudar todos que estão nas trevas, como assim?

C: PA todos que praticam o mal, que fazem coisas que desagradam o coração de Deus, vivem nas trevas, somente quem tem a luz de Cristo no coração consegui entender o dom do amor, da fraternidade, da felicidade.


PA: Então Jesus veio ao mundo para nos dar essa luz tão especial?

C: Isso mesmo! Jesus veio nos dar a luz do amor e da salvação e João veio nos dar o testemunho de que todo aquele que acreditar na luz de Cristo será verdadeiramente livre das trevas.


PB: Nossa João teve uma missão muito importante aqui na terra!

C: Sim,  ele era um profeta, ungido pelo Espírito, e sua missão era anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus nos deu através de Jesus.

PA: Nossa que linda missão de João Batista, que pena que não conseguirei ajudá-lo nessa missão, já que me confundi todo.

C: Você pode sim! Ajuda lo nessa missão

PA: Posso?

C: Sim pode! E eu sei de uma forma linda que você poderá ajudar na missão de João Batista

PA: Ah é qual?

C: Anunciando o Advento

PA: Advento?

C: Sim Advento, que significa Tempo de Espera. Hoje a igreja traz o terceiro domingo do Advento, já tivemos 2 dias especiais!O Advento para nós cristãos, é um tempo de preparação e alegria, tempo que os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade.

PB: Ah é uma preparação para o natal? ou seja, para o nascimento de Jesus?

C: Isso mesmo PB, o Advento é um tempo que temos para preparar nosso coração e esperar com alegria pela a grande festa que é o nascimento de Jesus, o natal. 

PA: Mas ainda não entendi como estarei ajudando João batista em sua missão?

C: Você pode falar para todos seus amiguinhos sobre o Advento e falar para eles que temos essa missão de anunciar Jesus a todos, mas que precisamos preparar nosso coração para isso.

  
Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho 

Catequista pergunte para as crianças: Qual foi a melhor notícia que você já recebeu? Depois que todos partilharem, o catequista fala: “Há uma notícia melhor que todas que vocês contaram. 
Vamos conhecer agora a história de um homem que foi chamado por Deus para dar uma boa notícia às pessoas. Vamos descobrir quem é esse homem e qual é essa notícia?

Leve para o encontro, elementos que lembrem João Batista, ex: água, plantas, areia, cajado, etc. Se não for possível levar objetos, faça desenhos ou plaquinhas com palavras-chave.
Apresente o personagem para as crianças a partir dos objetos, dizendo que hoje vamos conhecer um pouco mais da história de um grande profeta que recebeu a missão de preparar o caminho pra Jesus. Use as pistas para as crianças tentarem adivinhar quem é este profeta.
Depois de algumas tentativas, leia o evangelho

Oração

Senhor meu Deus, peço que me ajude a viver o tempo do Advento com atenção, que eu consiga preparar meu coração para a comemoração do nascimento de Jesus e assim possa anunciar a todos que conheço que Jesus é a luz do mundo.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário