segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Evangelho de Marcos, 1,1-8 - Ano A

Missa de 10 de Dezembro de 2017

2o DOMNGO DO ADVENTO
"PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR"

Leituras
Primeira Leitura Is 40,1-5.9-11
Salmo 84/85
Segunda Leitura   2Pd 3,8-14
Evangelho Mc 1,1-8

Mensagem Principal
Amados irmãos e irmãs, estamos vivendo o tempo do Advento, tempo de renovarmos o nosso coração na esperança da vinda do Salvador. E na liturgia da Palavra de hoje encontramos João Batista, um homem enviado por Deus para preparar os caminhos do Senhor e nos ensinar com muita simplicidade a importância da conversão diária em nossa caminhada. Que, inspirados em seu exemplo, também possamos com nosso testemunho preparar os caminhos do Cristo que vem. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A liturgia do segundo domingo de Advento constitui um veemente apelo ao reencontro do homem com Deus, à conversão. Por sua parte, Deus está sempre disposto a oferecer ao homem um mundo novo de liberdade, de justiça e de paz; mas esse mundo só se tornará uma realidade quando o homem aceitar reformar o seu coração, abrindo-o aos valores de Deus.
Na primeira leitura, um profeta anónimo da época do Exílio garante aos exilados a fidelidade de Jahwéh e a sua vontade de conduzir o Povo – através de um caminho fácil e direito – em direcção à terra da liberdade e da paz. Ao Povo, por sua vez, é pedido que dispa os seus hábitos de comodismo, de egoísmo e de auto-suficiência e aceite, outra vez, confrontar-se com os desafios de Deus.
No Evangelho, João Baptista convida os seus contemporâneos (e, claro, os homens de todas as épocas) a acolher o Messias libertador. A missão do Messias – diz João – será oferecer a todos os homens esse Espírito de Deus que gera vida nova e permite ao homem viver numa dinâmica de amor e de liberdade. No entanto, só poderá estar aberto à proposta do Messias quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.A segunda leitura aponta para a parusia, a segunda vinda de Jesus. Convida-nos à vigilância – isto é, a vivermos dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-nos na transformação do mundo e na construção do Reino. Se os crentes pautarem a sua vida por esta dinâmica de contínua conversão, encontrarão no final da sua caminhada terrena “os novos céus e a nova terra onde habita a justiça”. Fonte: Portal dehonianos.org


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Ah eu gosto tanto quando vai chegando o Natal e a gente escuta na missa, na Catequese a historia de João Batista!

Personagem B: Ah eu não vejo nada de muito interessante na historia dele!

Personagem A: Não? como não? Ele quem preaparou o caminho para a vinda de Jesus!

Personagem B: Acho que João não aproveitou bem o momento, sabe? Ele recebeu uma missão tão importante e continuou todo maltrapilho, vestido roupa de pele de ovelhinhas, comendo gafanhoto no deserto... Não se preparou bem para a ocasião!

Personagem A: Eu não estou entendendo onde você quer chegar, PB!

Personagem B: Eu vou me explicar, veja bem, João Batista sabia que Jesus era muito, muito importante, certo? Sabia que ele era o filho de Deus e viria para salvar o mundo todo, não sabia?

Personagem A: Sim, sabia.

Personagem B: Pois então, deveria ter se preparado melhor!

Personagem A: Mas ele se preparou bem e anunciou muito bem a vinda de Jesus, muitos passaram a acreditar em Jesus depois que conheceram João e o ouviram falar Dele, do quão importante ele era e de como havia mudado sua vida!

Personagem B: Mas amigo, preste atenção, se eu recebesse esta missão de anunciar Jesus eu me vestiria melhor, colocaria a minha melhor roupa, convidaria as pessoas para comer um lanche bem delioso lá em casa e ai contaria: Jesus vai voltar... acho mais fácil as pessoas acreditarem que sou amigão dele se virem o quão legal ele já foi comigo. Tenho tudo! Sou muito feliz!

Personagem A: João também era muito feliz!

Personagem B: Imagina, ele era primo de Jesus... eu tenho um primo muito rico e que joga muito bem futebol e que tem o melhor video game, eu faço tudo para agradar ele e mostrar para todo mundo que ele é meu amigão... João, perdeu tempo... podia ter aproveitado mais... imagina: Ficar comendo gafanhotos! Ecaa!

Personagem A: Olha PB, você está enganado. Não é isso que Jesus quer de nós! e João Batista fez muito, muito bem seu papel...

Personagem B: Amigo do céu, eu não to falando mal do João não... não é isso... é só minha humilde opinião! Jesus deve ser muito agradecido por ele né, afinal deu tudo certo né... eu acho... num lembro bem...é, acho que deu! Não fique bravo comigo!

Personagem A: PB, não estou bravo não... mas acho que você perde muitas coisas, da muita importancia a coisas que não nos deixam perto de Jesus ou até que nos afastam Dele.

Personagem B: Nossa, mas o que eu fiz... você gosta mesmo de João Batista né... não sabia, é seu santo preferido?

Personagem A: É um deles, um dos que mais gosto e tento imitar...

Personagem B: Pelo amor de Deus, não coma gafanhotos! Isso não pode ser bom pra saúde!

Personagem A:  Não preciso comer gafonhoto não! Jesus quer muito mais de mim e de você!

Personagem B: De mim também?

Personagem A: Claro, de todos nós... Ele precisa que a gente dê importancia para o que realmente é importante e prepare o nosso coração para a volta Dele!

Personagem B: E como fazemos isso?

Personagem A: Se a gente continuar confundindo que dinheiro, roupas, casa bonita e muitos brinquedos trazem a felicidade não vamos conseguir ajudar Jesus!

Personagem B: Mas eu gosto tanto de tudo isso! Não sei se consigo ficar sem, não!

Personagem A: Precisamos nos esforçar PB, a vida de Jesus foi uma vida boa de sombra e água fresca?

Personagem B: Não, não ele sofreu muito para nos salvar!

Personagem A: Então, mas nós muitas vezes queremos somente esperar a volta dele e imaginar o céu aqui na Terra, viver só as alegrias sem esforço nenhum... e vivemos só na vida boa... é um sacrificio ir na catequese e deixar as brincadeiras ou a cama quentinha, não queremos doar nossas roupas nem brinquedos, nem os que não nos servem mais!

Personagem B: É verdade, estou envergonhado!

Personagem A: Você ainda acha que João Batista não preparou bem o caminho e não estava fazendo do jeito certo?

Personagem B: Não, não acho mais... ele fez a coisa certa! Se dedicou de verdade para a missão que Deus lhe confiou, anunciar Jesus! Preparar o Caminho dele!

Personagem A: Isso ai, amigo... e esta também é a nossa missão! Deixar de lado tudo que nos atrapalha a viver a vida bem pertinho do coração de Jesus e anunciar que logo, logo ele virá... não sabemos o dia e nem a hora... mas temos que estar atentos e fazendo coisas que agrade o coração Dele!

Personagem B: Verdade, amigo! Só Jesus vai nos trazer a verdadeira felicidade, nada mais no mundo é tão importante! Eu quero MUITO que o meu coração esteja preparado!
Vou fazer de tudo para isso!

Personagem A: Ótimo, amigo...e vamos nos ajudar! Eu te ajudo e você me ajuda! Isso é preparar o coração, cuidando do coração do irmão também!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos desenhar um grande coração, ele será o nosso coração, nele vamos instigar as crianças a escrever tudo que gostam, gostam de fazer, gostam de brincar, gostam de comer, pessoas que gostam, programas da TV, brinquedos preferidos, deixar bem livre e instigar que participem.

Depois, vamos refletir onde cabe Jesus neste coração?

Será que este montão de coisas nos ajudam a ficar mais pertinho do coração de Jesus?

Será que muitas vezes não deixamos Jesus de lado para "curtir" estas coisas?

Será que alguma coisa que tem ai me atrapalha na minha missão de preparar o caminho de Jesus, da sua volta e trazer mais amigos para conhece-lo?

Será? Será? Será?



Oração

Senhor, que o meu coração se sinta cada dia mais e mais preparado para receber o Senhor e que eu possa espalhar este amor tão grande a todos os meus irmãos para que também esperem sua vinda de coração cheio de esperança e amor! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário