segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Evangelho de Mateus 21, 28-32

Missa de 01 de Outubro de 2917

Resultado de imagem para desenho Evangelho de Mateus 21, 28-3226º DOMINGO DO TEMPO COMUM
ABERTURA DO MÊS DEDICADO ÀS MISSÕES
ARREPENDEU-SE E FOI

Leituras
Primeira Leitura Ez 18, 25-28
Salmo 24 / 25
Segunda Leitura Fl 2, 1-11
Evangelho Mt 21, 28-32
Liturgia Diária

Mensagem Principal
Em primeiro lugar, Deus não se cansa de nos convidar a trabalhar na Sua Vinha. Com a abertura do mês dedicado às missões, nada melhor que um lindo convite do Senhor para cada um de nós: "Ide também vós para a minha vinha!" 
Nesta parábola, Jesus vem nos ensinar que a atitude do filho mais velho é fruto da humildade e do arrependimento. Este foi o filho obediente do Pai, que através das atitudes foi ao encontro com a prática de Jesus. O primeiro filho é a figura dos pecadores que se convertem à justiça anunciada por João Batista e Jesus.
Cada um de nós recebe esse chamado à conversão e ao trabalho na vinha do Senhor. Por isso devemos ser obedientes e praticar os ensinamentos de Jesus.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A parábola dos dois filhos ilustra duas atitudes diversas diante dos desafios e das propostas de Deus.
O primeiro filho foi convidado pelo pai a trabalhar “na vinha”. A sua primeira resposta foi negativa: “não quero”. No contexto familiar da Palestina do tempo de Jesus, trata-se de uma resposta totalmente reprovável, particularmente porque uma atitude deste tipo ia contra todas as convenções sociais… Enchia um pai de vergonha e punha em causa a sua autoridade diante dos familiares, dos amigos, dos vizinhos. No entanto, este primeiro filho acabou por reconsiderar e por ir trabalhar na vinha (vers. 28-29).
O segundo filho, diante do mesmo convite, respondeu: “vou, sim, senhor”. Deu ao pai uma respos
ta satisfatória, que não punha em causa a sua autoridade e a sua “honra”. Ficou bem visto diante de todos e todos o consideraram um filho exemplar. No entanto, acabou por não ir trabalhar na vinha (vers. 30).
A questão posta, em seguida, por Jesus, é: “qual dos dois fez a vontade do pai?” A resposta é tão óbvia que os próprios interlocutores de Jesus não têm qualquer pejo em a dar: “o primeiro” (vers. 31).
A parábola ensina que, na perspectiva de Deus, o importante não é quem se comportou bem e não escandalizou os outros; mas, de acordo com a lógica de Deus, o importante é cumprir, realmente, a vontade do pai. Na perspectiva de Deus, não bastam palavras bonitas ou declarações de boas intenções; mas é preciso uma resposta adequada e coerente aos desafios e às propostas do Pai (Deus).
É certo que os fariseus, os sacerdotes, os anciãos do Povo, disseram “sim” a Deus ao aceitar a Lei de Moisés… A sua atitude – como a do filho que disse “sim” e depois não foi trabalhar para a vinha – foi irrepreensível do ponto de vista das convenções sociais; mas, do ponto de vista do cumprimento da vontade de Deus, a sua atitude foi uma mentira, pois recusaram-se a acolher o convite de João à conversão. Em contrapartida, aqueles que, de acordo com o “política e religiosamente correto” disseram “não” (por exemplo, os cobradores de impostos e as prostitutas), cumpriram a vontade do Pai: acolheram o convite de João à conversão e acolheram a proposta do Reino que Jesus veio apresentar (vers. 32).
Lida no contexto do ministério de Jesus, esta parábola dava uma resposta àqueles que O acusavam de acolher os pecadores e os marginais – isto é, aqueles que, de acordo com as “convenções”, disseram não a Deus. Jesus deixa claro que, na perspectiva de Deus, não interessam as convenções externas, mas a atitude interior. O que honra a Deus não é o que cumpre ritos externos e que dá “boa impressão” às massas; mas é o que cumpre a vontade de Deus.
Mais tarde, a comunidade de Mateus leu a mesma parábola numa perspectiva um pouco diversa. Ela serviu para iluminar a recusa do Evangelho por parte dos judeus e o seu acolhimento por parte dos pagãos. Israel seria esse “filho” que aceitou trabalhar na vinha mas, na realidade, não cumpriu a vontade do Pai; os pagãos seriam esse “filho” que, aparentemente, esteve sempre à margem dos projetos do Pai, mas aceitou o Evangelho de Jesus e aderiu ao Reino.

Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com cara de bravo e decepcionado. Logo depois entra a Catequista e o Personagem B).

PA: OLÁ todo mundo! (Cumprimenta bem mal humorado)

C: Olá Crianças! Nossa PA, chegou mais cedo para a nossa catequese!!!

PA: Cheguei sim Catequista!

(PB estende a mão para fazer o cumprimento especial deles, mas o PA cruza o braço)

C: Nossa, mas que braveza é essa?

PB: Nossa, é mesmo!!! Nem quis fazer o nosso cumprimento especial de amigos...

PA: Estou muito bravo e decepcionado com você PB!!

C: Nossa, mas o que foi que ele fez para você?

PA: Ele sabe bom o que fez para mim!!

PB: O que eu fiz para você??? Nossa não me lembro!!!

PA: Não lembra??

C: Então nos conte o por que você está bravo e decepcionado??

PA: Bom, hoje começa o mês das missões!! Então pensei assim: Nada melhor começar o mês das missões com uma missão! Então chamei o PB para vir me ajudar na missão. Ele falou que chegaria mais cedo. Fiquei esperando e nada!!

PB: Ah... falei mesmo que ia... mas estava jogando um novo jogo de vídeo game que eu ganhei que perdi a hora de vir!! Ainda bem que deu tempo para vir  para a catequese!! E depois fiquei pensando, só Padre para fazer missa... então como agente ia fazer um missão???

C: O que tem haver o padre?

PB: Ué?! Missão não e uma missa grande??? Só padre pode fazer a missa e a missão!!!

PA: Ai claro que não!!!

PB: Então o que é missão??

PA: Missão é...... Ah Catequista, explica para nós....

C: Missão é uma tarefa a ser realizada! Por exemplo: Como crianças vocês tem a missão e obedecer os pais ou Como Cristãos temos a missão de trazer mais pessoas para perto de Jesus! Estamos começando o mês dedicado às missões na nossa Igreja. Mês onde nos esforçamos para trazer mais e mais pessoas para Deus.

PA: Olha que lindo... Mas o importante é que você tinha combinado comigo e me deu um bolo... e olha que nem foi de chocolate!!

PB: Ah, mas se eu soubesse o que era missão, eu teria vindo!! Mas você está falando muito... nem você sabia?!

C: Crianças vocês já foram a missa hoje?

PA e PB: Ainda não!

C: Então vou contar o que o Evangelho nos diz!! Um pai tinha dois filhos e uma vinha!!

PA: Mas o que é uma vinha??

C: Vinha é um terreno onde se planta videiras que produz uva. Continuando... o pai disse para o primeiro: "Filho, vai trabalhar hoje na vinha! Ele respondeu: Não quero. Mas depois mudou de opinião e foi. Então o pai falou a mesma coisa para o outro filho e ele respondeu: Sim, Senhor, eu vou. Mas não foi".

PA: Olha... Igual você fez comigo!! Falou que vinha e não veio!!!

(PB abaixa a cabeça)

C: Mas o mais importante foi a pergunta que o Evangelho faz depois dessa história. Qual dos dois fez a vontade do Pai??

PA e PB: O primeiro filho!!

C:  O primeiro filho foi sincero com o Pai, mas depois pensou, se arrependeu e foi fazer a vontade do Pai. Já o segundo enganou o pai dizendo sim, mas não fez a vontade do pai.

PB: Mas quem está certo foi o primeiro não é C?

C: Olha crianças, o que precisamos aprender com Jesus nesse Evangelho é o seguinte: O Pai na história representa Deus e nós somos os seus filhos. Como estamos respondendo ao chamado de Deus na nossa vida??

PB: Nossa, que lindo Catequista.

C: Diante da vontade de Deus, temos duas atitudes: dizer SIM a Deus e fazer a Sua vontade na nossa vida ou escolhermos caminhos do egoísmo, fincando acomodados e negando o compromisso que Ele nos pede. Jesus nos convida a dizer SIM a Deus, reconsiderar a Sua vontade na nossa vida e a termos um compromisso com a Palavra de Deus.

PB: Me desculpe PA! Deus usou você para me chamar para cumprir nossa missão e eu fiz como o segundo filho!!

PA: Claro que eu desculpo! Agora podemos pensar em como realizar a nossa missão de trazer mais e mais pessoas para perto de Jesus!!

C: Isso mesmo! Para isso, vamos pedir a força, a coragem e a criatividade para o nosso amigão, o Espirito Santo!! Vamos fechar os nossos olhos, colocar a mão no nosso coração e repetir comigo: Espirito Santo, queremos pedir que o Senhor nos ajude a sempre dizermos SIM para a vontade de Deus e a realizarmos o que Ele nos pede! Nos dê força, coragem e criatividade de cumprir nossa missão de Evangelizar e trazer mais e mais pessoas para perto de Deus!
Amém

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esta é uma Dinâmica muito legal que promove a reflexão sobre a escolha e a obediência.
Para fazer esta dinâmica é preciso ter
- 1 caixa de papelão fechada;
- 1 chocolate;
- fita crepe para grudar o chocolate no fundo da caixa;
- papel escrito: COMA O CHOCOLATE, que deverá ser colocado em cima do chocolate para escondê-lo.

Importante é não dizer nada sobre a caixa para as crianças. Eles devem pensar que se dentro da caixa tem um desafio a se cumprir.
Para começar, sente as crianças em circulo no chão. A caixa deve ser passada, devagar, de criança por criança como a brincadeira batata quente. Pode colocar uma música enquanto a caixa vai passando. Quando a música parar, a criança que estiver segurando a caixa deverá escolher entre abrir a caixa ou continuar passando a caixa.
Se a criança escolher passar a caixa, faça por umas 3 a 4 vezes. Na última vez, a criança deverá abrir a caixa e obedecer ao que está escrito dentro da caixa, que é de comer o chocolate.

Reflexão: Por que vocês resolveram continuar passando a caixa? O que você sentiu em obedecer à caixa?
Aqui poderá ser feita uma reflexão sobre a escolha de obedecer ou não!! Sempre voltado na história do Evangelho!

Podemos montar um kit do missionário para que as crianças possam realizar às missões!!
Neste kit teremos:
Imagem relacionada
O Manual da vida, a Palavra de Deus!

O terço representa Nossa Senhora,
que intercede para fazermos a
vontade de Deus!
A Missa, onde nos encontramos com Jesus Eucarístico,
que se entrega por cada um de nós! Na missa aprendermos a
amar e a obedecer a Deus.


Resultado de imagem para pomba do espirito santo
Nosso amigão, o Espírito Santo

Oração

Querido Jesus,

Quero estar sempre pronto para responder SIM para o seu chamado!
Que eu saiba me arrepender e volta sempre para o caminho do Senhor!
Espirito Santo, quero pedir que o Senhor me ajude a sempre dizer SIM para a vontade de Deus e a realizar o que Ele me pede!
Me dê força, coragem e criatividade de cumprir a missão de Evangelizar e trazer mais e mais pessoas para perto de Deus!

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário