domingo, 20 de agosto de 2017

Evangelho de Mateus 16,21-27

Missa de 03 de Setembro de 2017

Resultado de imagem para Evangelho de Mateus 16,21-2722º DOMINGO DO TEMPO COMUM
"Quem procura Jesus sem a cruz
Encontra a Cruz sem Jesus".

Leituras
Primeira Leitura Jr 20,7-9
Salmo 62 / 63
Segunda Leitura Rm 12,1-2
Evangelho Mt 16,21-27

Mensagem Principal

Hoje, dia do Senhor, nós, seus discípulos e discípulas nos reunimos ao redor do santo altar para bendizer ao Pai, por Jesus, na força do Espírito Santo. No desejo de sermos fiéis a Cristo, colocaremos no altar do Senhor as nossas cruzes de cada dia, sobretudo aquelas que carregamos por causa do Evangelho. Queremos acompanhar o Senhor que caminha conosco, mesmo sabendo que dar testemunho de Jesus não é tarefa fácil no mundo de hoje. Que o Senhor una à oferta de sua vida, o nosso sacrifício de nos tornarmos, com Ele, oferta de amor.
Fonte: Folheto Povo de Deus

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

O nosso texto pode, claramente, dividir-se em duas partes. Na primeira (vers. 21-23), Jesus anuncia aos discípulos a sua paixão; na segunda (vers. 24-28), Jesus apresenta uma instrução sobre o significado e as exigências de ser seu discípulo.
A primeira parte começa com o anúncio de Jesus de que o caminho para a ressurreição passa pelo sofrimento e pela morte na cruz. Não é uma previsão arriscada: depois do confronto de Jesus com os líderes judeus e depois que estes rejeitaram de forma absoluta a proposta do Reino, é evidente que o judaísmo medita a eliminação física de Jesus. Jesus tem consciência disso; no entanto, não se demite do projeto do Reino e anuncia que pretende continuar a apresentar, até ao fim, os planos do Pai.
Pedro não está de acordo com este final e opõe-se, decididamente, a que Jesus caminhe em direção ao seu destino de cruz. A oposição de Pedro (e dos discípulos, pois Pedro continua a ser o porta-voz da comunidade) significa que a sua compreensão do mistério de Jesus ainda é muito imperfeita. Para ele, a missão do “Messias, Filho de Deus” é uma missão gloriosa e vencedora; e, na lógica de Pedro – que é a lógica do mundo – a vitória não pode estar na cruz e no dom da vida.
Jesus dirige-Se a Pedro com alguma dureza, pois é preciso que os discípulos corrijam a sua perspetiva de Jesus e do plano do Pai que Ele vem realizar. O plano de Deus não passa por triunfos humanos, nem por esquemas de poder e de domínio; mas o plano do Pai passa pelo dom da vida e pelo amor até às últimas consequências (de que a cruz é a expressão mais radical). Ao pedir a Jesus que não embarque nos projetos do Pai, Pedro está a repetir essas tentações que Jesus experimentou no início do seu ministério (cf. Mt 4,3-10); por isso, Mateus coloca na boca de Jesus a mesma resposta que, então, Ele deu ao diabo: “Retira-te, Satanás”. As palavras de Pedro – como as do diabo anteriormente – pretendem desviar Jesus do cumprimento dos planos do Pai; e Jesus não está disposto a transigir com qualquer proposta que O impeça de concretizar, com amor e fidelidade, os projetos de Deus.
Na segunda parte, Jesus apresenta uma instrução sobre as atitudes próprias do discípulo. Quem quiser ser discípulo de Jesus, tem de “renunciar a si mesmo”, “tomar a cruz” e seguir Jesus no seu caminho de amor, de entrega e de dom da vida.
O que é que significa, exatamente, renunciar a si mesmo? Significa renunciar ao seu egoísmo e auto-suficiência, para fazer da vida um dom a Deus e aos outros. O cristão não pode viver fechado em si próprio, preocupado apenas em concretizar os seus sonhos pessoais, os seus projetos de riqueza, de segurança, de bem-estar, de domínio, de êxito, de triunfo… O cristão deve fazer da sua vida um dom generoso a Deus e aos irmãos. Só assim ele poderá ser discípulo de Jesus e integrar a comunidade do Reino.
O que é que significa “tomar a cruz” de Jesus e segui-l’O? A cruz é a expressão de um amor total, radical, que se dá até à morte. Significa a entrega da própria vida por amor. “Tomar a cruz” é ser capaz de gastar a vida – de forma total e completa – por amor a Deus e para que os irmãos sejam mais felizes.
No final desta instrução, Jesus explica aos discípulos as razões pelas quais eles devem abraçar a “lógica da cruz” (vers. 25-27).
Em primeiro lugar, Jesus convida-os a entender que oferecer a vida por amor não é perdê-la, mas ganhá-la. Quem é capaz de dar a vida a Deus e aos irmãos não fracassou; mas ganhou a vida eterna, a vida verdadeira que Deus oferece a quem vive de acordo com as suas propostas (vers. 25).
Em segundo lugar, os discípulos são convidados a perceber que a vida que gozam neste mundo não é a vida definitiva. Não devem, pois, preocupar-se em preservá-la a qualquer custo: devem é procurar encontrar, já nesta terra, essa vida definitiva que passa pelo amor total e pelo dom a Deus e aos outros. É essa a grande meta que todos devem procurar alcançar (vers. 26).
Em terceiro lugar, os discípulos devem pensar no seu encontro final com Deus: nessa altura, Deus dar-lhes-á a recompensa pelas opções que fizeram… Esta alusão ao momento do juízo não é rara em Mateus: ele recorre, com alguma frequência, a esta motivação para fundamentar as exigências éticas da vida cristã.

Ideia de roteiro para teatro

(PA entra com um monte de cruzes feitas de vários tipos e cores)

PA: Oiiiiii Todo mundo!!!

PB: Olá pessoal!!! Oi PA!! Nossa, mas quantas cruzes!!! O que você vai fazer com tudo isso?

PA: Nossa, eu descobri uma forma de ajudar as pessoas a obedecerem Jesus!!

PB: Obedecerem Jesus?

PA: Então, você pode me ajudar. Vou explicar!! Participei da missa esse final de semana e prestei bastante atenção no Evangelho de hoje!!

PB: Que bom!! Eu confesso que não prestei atenção não!!

PA: Mas por que??

PB: Fui dormir muito tarde e acabei cochilando na missa! Você pode me explicar??

PA: Olha só PB você deixou de aprender os ensinamentos de Jesus. Mas sorte sua, eu posso te explicar! Jesus pede para cada um de nós o seguir e carregar uma cruz.

PB: Nossa, mas que pedido mais estranho! Bom, já tinha ouvido falar para seguir Jesus, agora carregar uma cruz é novidade para mim! Mas por que Ele pede para carregar uma cruz?

PA: Não sei para que não!! Só sei que Ele está pedindo para carregar a cruz!

PB: Tá!! Mas me conta a ideia que você teve para todos obedecerem Jesus!

PA: Bom, eu resolvi fabricar essas cruzes aqui! Tem de todos os tipos, tamanho e cores!!! Pensei em trazer aqui na Igreja e oferecer para as pessoas!!

PB: Nossa PA que ideia genial!! Acho que Jesus vai ficar muito feliz com você!!

PA: Também acho! Mas você quer me ajudar??

PB: Eu quero sim! Assim Jesus também ficará feliz comigo!!

PA: Olha só a Catequista!!!!

PB: (Cara de assustado) Ela não está carregando cruz nenhuma.....

PA: Oi Catequista! Td bem?

C: Tudo bem sim!!!

PB: Posso saber onde está a sua cruz?

C: Como?? Que Cruz?

PA: (espantado) AH, então você também não prestou atenção no Evangelho da Missa?

C: Prestei atenção sim!!

PB: Então onde está a sua cruz?

C: Agora estou entendendo essas perguntas!!! Bom vamos por partes!!! O evangelho de hoje quer nos ensinar muitas coisas!!! Jesus tem um convite a cada um de nós!! Vocês sabem qual é?

PA: Eu sei... “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga".

PB: Por isso que ela fez as cruzes! Para seguirmos Jesus!!

C: Não é bem assim não PB! Jesus está convidando a cada um de nós a Segui-lo. Mas para segui-lo, Jesus pede duas coisas: Renunciar a si mesmo e Tomar a sua cruz.

PA: Mas o que significa renunciar a si mesmo?

C: Renunciar a si mesmo significa abandonar, desistir, recusar todo o egoísmo e o sentimento de achar que é o melhor de todos e que não precisa de ninguém. Devemos fazer da nossa vida um dom a Deus e aos irmãos!

PB: Como podemos fazer isso?

C: Olha, o cristão não pode viver fechado em si mesmo, preocupado apenas com a sua vida, os seus sonhos e os projetos. Cada um de nós deve fazer da sua vida um dom generoso a Deus e aos irmãos.
Por exemplo, Deixar de assistir TV para ajudar a mamãe em casa ou deixar de ir ao shopping para ir a missa ou até mesmo a catequese e até deixar de jogar vídeo-game para ajudar um amiguinho que está precisando... Assim, através da caridade aos necessitados, amando e perdoando a todos, sabendo servir a quem precisa, estaremos colocando Jesus, que vive no coração do irmão, em primeiro lugar!

PA: Nossa Catequista, que lindo!! Mas ainda tenho uma dúvida! E a parte do tomar a sua cruz? Basta levar uma cruz como esta para qualquer lugar?

C: Não PA! Presta atenção que vou explicar!! A Cruz é a expressão de um amor total que se dá até a morte. Quem fez isso por nós??

PB: Jesus!!!

C: Isso mesmo! Com o gesto de amor maior de Jesus na Cruz, Ele nos pede para Tomar a Cruz que significa ser capaz de gastar a vida por amor a Deus e para que os irmãos sejam felizes!!

PA: Agora estou entendendo!! Mas achei que seguir Jesus seria mais fácil!!

C: Olha PA. seguir Jesus é saber que as coisas são difíceis, mas Ele da a força necessária para conseguirmos fazer tudo. Além disso todo nosso sofrimento vivido na fé,  ele tem a recompensa da ressurreição e da certeza de estamos no Seu caminho.

PB: Então tomar a cruz é aceitar as dificuldades que teremos que enfrentar na fé e gastar a nossa vida por amor a Deus e aos irmãos?

C: Exatamente!!! Vocês entenderam certinho o Evangelho de hoje! E tem mais um segredinho!!! Sabe quem nos ajuda a seguir Jesus com a nossa cruz??

(Pausa para ver se alguém sabe)

C: O Espirito Santo!!! Vamos pedir, nesta oração, a força que precisamos? Vamos colocar a mãozinha no nosso coração, fechar os nossos olhos e repetir assim comigo: Espirito Santo, quero Tomar a minha Cruz e Seguir Jesus. Te peço que me dê a força necessária de aceitar as dificuldades na fé e gastar o meu tempo por amor a Deus, sempre me preocupando com a felicidade do meu irmão!!! Amém!

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Existe uma história com dobradura que é muito interessante!! Pode ser dado uma folha de papel sulfite para cada criança e começar a contar a história para eles dessa forma:


Após essa história, é preciso fazer uma boa reflexão cobre: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga". Jesus está convidando a cada um de nós a Segui-lo. Mas para segui-lo, Jesus pede duas coisas: Renunciar a si mesmo e Tomar a sua cruz.

- O que significa Renunciar a si mesmo? (Deixar as crianças falarem)
Renunciar a si mesmo significa abandonar, desistir, recusar todo o egoísmo e o sentimento de achar que é o melhor de todos e que não precisa de ninguém. Devemos fazer da nossa vida um dom a Deus e aos irmãos!
Por exemplo: Deixar de assistir TV para ajudar a mamãe em casa; deixar de ir ao shopping para ir a missa ou até mesmo a catequese; deixar de jogar vídeo-game para ajudar um amiguinho que está precisando...
O cristão não pode viver fechado em si mesmo, preocupado apenas com a sua vida, os seus sonhos e os projetos. Cada um de nós deve fazer da sua vida um dom generoso a Deus e aos irmãos. Através da caridade aos necessitados, amando e perdoando a todos, sabendo servir a quem precisa, estaremos colocando Jesus, que vive no coração do irmão, em primeiro lugar!

- O que significa Tomar a sua cruz? (deixar as crianças falarem)
A Cruz é a expressão de um amor total que se dá até a morte. Quem fez isso por nós?? Jesus!!!
Com o gesto de amor maior de Jesus na Cruz, Ele nos pede para Tomar a Cruz que significa ser capaz de gastar a vida por amor a Deus e para que os irmãos sejam felizes!!

- Vocês acham que é mais fácil seguir Jesus???
Seguir Jesus é saber que as coisas são difíceis, mas Ele da a força necessária para conseguirmos fazer tudo. Além disso todo nosso sofrimento vivido na fé,  ele tem a recompensa da ressurreição e da certeza de estamos no Seu caminho.
Portanto tomar a cruz é aceitar as dificuldades que teremos que enfrentar na fé e gastar a nossa vida por amor a Deus e aos irmãos.

Resultado de imagem para cruz de pregadorComo lembrancinha pode ser feito esta cruz de pregador de roupas!! Para que cada criança leve para casa e possa lembrar que é preciso Seguir Jesus carregando a nossa cruz!!!
Oração

Espirito Santo, quero Tomar a minha Cruz e Seguir Jesus. 
Te peço que me dê a força necessária de aceitar as dificuldades na fé e gastar o meu tempo por amor a Deus, sempre me preocupando com a felicidade do meu irmão!!!
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário