Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Evangelho de Mateus, 16, 13-20

Missa de 27 de agosto de 2017

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM “VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NA COMUNIDADE”

Leituras
Primeira Leitura Is 22,19-23
Salmo 137/138
Segunda Leitura  Rm 11,33-36
Evangelho Mt 16,13-20

Mensagem Principal
Irmãos e irmãs, quem é Jesus para nós? A liturgia de hoje nos faz essa pergunta fundamental. A resposta de Pedro seja a nossa convicção: Jesus é o Messias, o Filho de Deus vivo. E nossa resposta pessoal, auxiliada pela sabedoria divina, nos compromete com o seu projeto. Celebremos em comunhão com os vocacionados aos ministérios e serviços diversos na comunidade. Fonte: Nova Aliança


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

AFINAL, QUEM É ELE? QUEM É JESUS PARA NÓS? Imaginemos que estamos na terra do Mestre e em seu tempo. Como em qualquer lugar, as pessoas batem papo umas sobre as outras. Quem é esse Jesus de que tanto se fala? Ele é de Nazaré. Seus pais são José e Maria. Os “irmãos” e as “irmãs” dele – primos e primas, nós dizemos – todo o mundo os conhece. Ah! Ele é um carpinteiro, filho do carpinteiro José. Ser carpinteiro já era alguma coisa. Mas ele começa a ensinar. Assim o chamam agora, sobretudo de Rabi, “mestre”, ou ainda Rabbuni, “ meu mestre”. O título o coloca numa posição muito mais elevada do que a de simples carpinteiro. Mas há quem vai além e o chama de Filho de Davi. Mas sempre um simples homem. Mas Jesus quer fazer os discípulos bem informados de sua identidade. Então no caminho lhes pergunta o que o povo achava sobre o Filho do Homem, isto é, sobre Ele. As respostas foram: “João Batista”, “Elias”, “Jeremias”, algum profeta. Para Jesus era importante o pensamento deles. Incisivamente perguntou-lhes: “E PARA VÓS, QUEM SOU EU?” Simão Pedro, com uma resposta inspirada pelo Pai, diz : “TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO”. Da boca de Pedro ficou esclarecido que Ele era o Mestre, e que o Mestre era o Cristo, o Messias prometido através dos profetas. Jesus exulta com a resposta e declara: “Feliz és tu, Simão, porque não foi nenhum ser humano que te revelou isso. Por isso te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja... Eu te darei as chaves dos Céus”.
Diác. José de Alencar Ribeiro - Paróquia São João Bosco - Fonte: Nova Aliança

Ideia de roteiro para teatro


PA entra com uma cara preocupada.

PA: Oi gente! Oi PB.

PB: Oi PA que cara é essa? Está preocupada com alguma coisa?

PA: Eu estou sim! Jesus está ficando doidinho!

PB: O que? Que falta de respeito é essa?

PA: Não é falta de respeito não! É verdade mesmo! Você não ouviu o Evangelho hoje não? Ele não sabe mais quem ele é! Começou a perguntar pra todo mundo até que Pedro disse pra Ele que ele é o Messias.

PB: Não PA! Você entendeu tudo errado! Ele estava querendo ver se os discípulos tinham entendido que ele era o filho de Deus, o Messias esperado. Só isso!

PA: Será? Não sei não hein!

PB: É sim! A catequista falou na catequese que Jesus queria mostrar aos discípulos o caminho que eles teriam que fazer. Chegariam com Jesus até a cruz, mas depois teriam que continuar! E para caminhar precisamos saber onde estamos indo!

Catequista: Olá crianças!

PA / PB: Oi catequista!

PA: Catequista fiz a maior confusão com o Evangelho, mas o PB já me explicou tudo certinho! Jesus não estava doidinho, ele só queria saber se os discípulos sabiam realmente quem Ele era pra poder caminhar com ele.

Catequista: Isso mesmo! E vocês viram que beleza, Pedro deu a resposta que Jesus precisava ouvir e por isso foi nomeado o “chefe” da igreja de Jesus!

PB: Catequista fiquei com uma duvida!Qualquer um de nós, reconhecendo Jesus com filho de Deus, podemos ser bem aventurados?

PA: Bem aventurados? Como assim bem aventurados?

Catequista: Bem aventurado é o mesmo que feliz! É muito feliz quem anda nos caminhos de Jesus! E mais feliz ainda quem aceita as missões dadas por Jesus! Quem se abre para fazer a vontade de Deus e andar pelos caminhos d'Ele.

PB: Mas as vezes é bem difícil né catequista?

Catequista: Sim! Muitas vezes precisamos deixar de lado coisas que pensamos ser boas, ou corretas e entender as ordens de Jesus.

Entender a maneira d'Ele ser e tentar viver o mais parecido possível com nosso mestre!

PA: Nossa! Se tentarmos andar pelos caminhos de Deus e seguir o que Jesus nos ensinou também seremos parte da igreja de Cristo que começou lá com Pedro né?

Catequista: Isso mesmo! Mas temos que lembrar de uma coisa importante. Pedro só conseguiu entender quem era Jesus, tendo seu coração aberto a Deus. Por isso, Jesus disse que ele era feliz.
E é bom demais seguir Jesus! Mesmo com todas as dificuldades ao longo do caminho, Jesus nos fez entender que depois da cruz vem a ressurreição.

PB: Então vamos! Não vamos perder tempo! Vamos evangelizar para que mais pessoas saibam que Jesus é o Messias, o filho de Deus!


Catequista: Isso mesmo crianças! Mas antes vamos fazer uma oração pedindo que nosso amigão Espírito Santo nos ajude a entender as vontades de Deus!

Sugestão de Música

O que é que eu posso fazer para servir você?




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal apresentar para os pequenos o que temos para trabalhar, para servir dentro da nossa igreja? 

Reuna as pastorais e organize um workshop das Pastorais. Se não for possível a presença física de cada uma delas, que dêem as infos necessárias para que você possa explicar e se possível algo que caracterize esta pastoral, um banner, uma imagem, fotos, etc...

Convide a família dos catequisandos para participar!

Faça um resumo com os contatos e entregue a todos!




Oração

Espírito Santo vem sobre nós e nos revela as vontades de Deus para nossas vidas! Nos ensine a compreender e aceitar as missões que Jesus nos dá! Nos ajude a perseverar nos caminhos de Jesus e a sempre fazer parte de sua igreja! Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário