domingo, 23 de julho de 2017

Evangelho de Mateus 17, 1-9

Missa de 06 de Agosto de 2017


https://blog.cancaonova.com
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR 
- AGOSTO: MÊS VOCACIONAL - 

Leituras
Primeira Leitura Dn 7,9-10.13-14
Salmo 96 / 97
Segunda Leitura 2Pd 1,16-19
Evangelho Mt 17,1-9
Fonte: Liturgia Diária

Mensagem Principal

No Monte Tabor Jesus se manifesta aos seus discípulos em todo o esplendor da vida divina que está n’Ele. Esse esplendor já é a antecipação daquele que o envolverá por conta de sua morte e ressurreição. Esse acontecimento revela quem é Jesus, quem somos nós e o que nos espera no dia em que O veremos face a face. Saudamos a todos os chamados ao ministério ordenado, por quem rezamos, neste primeiro domingo deste mês vocacional.
Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

“O MISTÉRIO DA TRANSFIGURAÇÃO” Conforme Missal Romano, eis alguns dizeres do prefácio de hoje sobre o Mistério da Transfiguração: “Perante testemunhas escolhidas, Jesus manifestou sua glória e fez resplandecer seu corpo, igual ao nosso, para que os discípulos não se escandalizassem da cruz. Desse modo, como cabeça da Igreja, manifestou o esplendor que refulgiria em todos os cristãos”. Tiramos daqui uma mensagem pastoral para reflexão: A vida e ação de Jesus não terminam na sua morte. A transfiguração é sinal de Ressurreição; a sociedade não conseguirá deter a Pessoa e a Atividade de Jesus, que irão continuar através de seus discípulos. A voz do Pai, “ESCUTAI-O”, mostra que daqui por diante Jesus é a única autoridade. Todos os que ouvem o convite do PAI e seguem a Jesus até o fim começam desde já a participar da sua vitória final, quando ressuscitarão com ele.
Diác. José de Alencar Ribeiro - Paróquia São João Bosco
Fonte: Folheto Nova Aliança


ESTE É O MEU FILHO AMADO; OUVI-O

Em Mt 17, 1-9, Jesus nos mostra sua Majestade e seu sofrimentos para nos ensinar que não há triunfo se não houver batalha.
Pouco depois de explodir o coração de S. Pedro em cesárea, quando proclamou Jesus Cristo como Filho de Deus, a Transfiguração vem confirmar e vem dar aos três melhores discípulos um antegozo da glória definitiva antes das amarguras passageiras da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
A cena gloriosa do Tabor destina-se a colocar na sua verdadeira luz a bem-aventurada Paixão do Calvário. E a nossa vida quotidiana pode ser uma térmica de sofrimentos: oferecido a Deus, torna-se já um vestuário de glória.
Com esta visão sobrenatural Jesus dava uma confirmação à confissão de Pedro: Tu és o Cristo, Filho de Deus Vivo. Aquele instante de glória sobre-humana era o penhor da glória da ressurreição. O Filho do Homem vivia na glória do Seu Pai. O próprio tema do colóquio com Messias.
A Transfiguração que faz parte do mistério da Salvação, é bastante merecedora de uma celebração litúrgica, que a igreja, tanto do Ocidente como do Oriente celebrou de vários modos e em diferentes datas, até o papa Calisto II a estender à igreja universal.
Quando Deus veio à terra, na pessoa de Jesus, adotou uma forma humana. Fisicamente, Jesus se parecia como qualquer outro homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. Sua divindade foi vista apenas indiretamente, em suas ações e suas palavras. Mas, numa ocasião, a glória divina interior de Jesus resplandeceu e se tornou visível. A história é contada em Mateus 17:1-8:
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.
O mandato novo é de obediência ao representante de Deus na terra. Quem me ouve, ouve o Pai. Mais: quem a vós ouve é a mim que ouve (Lc 10, 16). Não somos divinos nem únicos para determinar nossas circunstâncias. Por isso todo aquele que quiser ter uma vida própria e independente não pode ser discípulo de Jesus: a da obediência. A regra da vida plena não é fazer o que convém mas a obediência manifestada nas palavras da nuvem. A vontade divina manifestada na Palavra que desceu do céu, demonstra a vontade divina que é a norma das vidas que dEle depende.
Pai, que a transfiguração me leve a confessar Jesus como teu Filho amado, e a reconhecer que sou chamado a expressar o esplendor divino que trago dentro de mim.
Fonte: Homilia Diária

Ideia de roteiro para teatro

(Entra Personagem A chega todo arrumado e B entra com roupa normal)

PA: Oi Crianças!!! Oi PB!

PB: Oi Todo mundo!!! Olá PA!! Nossa como você está arrumado?!

PA: PB Você lembra que a Catequista disse que iriamos hoje fazer uma peça de teatro?

PB: Lembro sim! Ela até pediu para não chegarmos atrasados que ela iria dividir os papeis dos personagens!!

PA: Exatamente isso!!!

PB: Não entendi!!!

PA: Olha, eu vim todo arrumado e todo perfumado porque eu quero ser o personagem principal!!

PB: Mas por que você quer ser o personagem principal?

PA: Ah porque ele recebe os efeitos especiais mais que os outros personagens!

PB: Efeitos especiais???

PA: Pelo visto você não entende nada de teatro!!! Efeitos especais são as luzes, os sons, as vozes que aparecem para o personagem principal entrar!! E tem mais uma coisa... as pessoas sempre gostam mais do personagem principal!!

PB: Nossa que legal!!

PA: Ai meu Deus a catequista está demorando para chegar!!!!

(Catequista entra)

C: Olá crianças!!! Tudo bem com vocês?? Prontos para o nosso teatro??

PB: Estamos sim!!

PA: Eu estou todo preparado para ser o personagem principal!! Olha só a minha roupa, o meu perfume e o meu cabelo todo arrumado!!

C: Agora estou entendendo!! Olha vamos fazer o seguinte!! Vou contar a história que vamos encenar e depois descobrimos quem será os personagens!!

PA e PB: Combinado!! (Eles sentam com as crianças)

C: Prestem atenção!! Hoje é um dia muito especial para a nossa igreja!! Hoje comemoramos a Festa da Transfiguração de Jesus!

PA: Transfiguração de Jesus???

PB: Eu sei, foi quando Jesus se transformou em figurinhas não é C??

C: Não, não PB. Jesus não se transformou em figurinhas não!! Prestem atenção o que aconteceu com Ele! Jesus subiu o Monte Tabor com Pedro, Tiago e João. E foi lá que Ele se Transfigurou diante deles. O seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz.

PB: Isso é transfigurar?

C: Isso mesmo! Então apareceu Moisés e Elias, dois grandes profetas para conversarem com Jesus. Foi aí que uma nuvem desceu e falou algo muito importante!!

PA: Que maneiro os efeitos especiais da Transfiguração Catequista!! E o que a nuvem disse?

C: Não foi a nuvem que disse e sim a Voz de Deus. Ele falou no meio da nuvem:  “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”.

PB: Nossa que lindo C. Mas me diga uma coisa, por que a transfiguração é tão importante??

C: A Transfiguração aconteceu diante dos 3 discípulos para que eles aprendessem a escutar e obedecer Jesus. É exatamente o que o Evangelho de hoje está nos ensinando! Precisamos escutar sempre o que Jesus tem para nos falar e obedecer! Afinal só Jesus é o caminho para chegarmos ao Céu.

PA: Nossa, muito importante mesmo!!

C: E no nosso teatro de hoje, o personagem principal fará o papel de Jesus!

PA: Acho que tem que ser o PB o personagem principal!

PB: Mas você queria tanto os efeitos sonoros em cima de você?

PA: Acontece que você é mais parecido com Jesus.

PB: Por que você acha isso?

PA: Ah porque você é mais simples, mais bondoso, que ajuda mais todas as pessoas... acho mesmo que você é mais indicado para esse papel!!

C: Mas antes de continuarmos, o que acham de fazermos uma oração para abrirmos nossos ouvidos e nosso coração para Jesus?

PA e PB: Vamos!!

C: Então coloquem as mãos no coração, fechem os olhos e repitam assim comigo: Espirito Santo, abra os meus ouvidos para que eu possa sempre escutar o que Jesus está falando e toca no meu coração para que eu seja obediente aos Seus ensinamentos! Amém. Agora vamos que a catequese vai começar!!

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Antes de começar com a dinâmica, é preciso sentar as crianças em roda e contar o Evangelho. Depois pode ser feito um momento de reflexão para ver se todas entenderam o Evangelho.
Após esse momento, a sugestão de recurso é confeccionar com eles um kit para teatro de palito. Pode ser dado todos os desenhos para que eles pintem e depois colar os palitos. Assim eles poderão contar para os pais e amiguinhos em casa!!!
Resultado de imagem para desenho de montanha para colorirPara a montanha ficar de pé é importante colocar uma estrutura para apoiar. Pode ser feita de papel mesmo e em forma de um triângulo, onde uma parte do triângulo é colado no verso da montanha, a base fique no chão e a outra dê o sustento para parar em pé. Se precisar pode ser até 2 triângulos.

Resultado de imagem para desenho de raios de luz
A luz pode ser esse quadrado e coloca atrás de Jesus!!

Imagem relacionadaE a nuvem pode ser algodão ou manta acrílica.

Oração

Querido Jesus,
Obrigada por se transfigurar e nos ensinar que devemos sempre Escutar o que o Senhor nos diz e Obedecer!!
Peço que o Espirito Santo abra os meus ouvidos, me ajude a ter atenção e a obedecer todos os ensinamentos de Jesus!

Amém

2 comentários:

  1. Essa página me foi muito útil, que Deus te abençoe sempre, para que continue evangelizando e nos ajudando a evangelizar. Obrigada de coração. A paz de Cristo.

    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      Queremos agradecer o carinho!! Mensagens como a sua tem fortalecido muito a nossa missão de Evangelizar!!
      Que Deus abençoe seu lindo trabalho com a Evangelização das crianças!!!
      Abraço fraterno!!!

      Excluir