domingo, 9 de julho de 2017

Evangelho de Mateus 13,24-43

Missa de 23 de Julho de 2017

 Resultado de imagem para desenhos sobre parabola do joio e do trigo
          16.º DOMINGO DO TEMPO COMUM
                        A PACIENCIA E MISERERICORDIA DE DEUS 

Leituras
Primeira Leitura Sb 12,13.16-19
Salmo Sl 85(86)
Segunda Leitura Rm 8,26-27
Evangelho Mt 13,24-43
  
 



Mensagem Principal 
A mensagem da liturgia deste domingo lança um olhar especial para o Semeador e a semente. “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem e o campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino, o joio são os filhos do Maligno...". Para sermos essa boa semente Deus é paciente e misericordioso para conosco, ou seja, para todos Ele oferece a mesma oportunidade de crescer na comunidade e na fé. Crescem juntos o joio e o trigo, pessoas boas e más, porém o fim é diferente. O joio, as pessoas más, serão cortadas, separadas e levados para um lugar de tristezas. O trigo, as boas pessoas, para um lugar de alegria e irão brilhar como o sol no Reino de Deus.  
 


Ideia de roteiro para teatro


(Crianças entram com saquinhos de sementes nas mãos )

PA: Oi crianças!

PB: Oi todo mundo!

PA: Nossa, PB! Me fala qual semente que você trouxe, aiii estou tão curiosa!

PB: Como assim qual semente? trouxe semente ué!

PA: Nossa PB dããã ... quero saber a semente do que você trouxe!

PB: Ah sim!  semente de morango é claro... amo morango... huumm...

PA: Eu trouxe  umas sementes de umas flores que minha mãe tem lá em casa, são bem bonitas.

( Entra PC,  todo curioso )

PC: Oi amigos!

PA e PB: Oi oi PC!

PC: Nossa PA e PB porque vocês estão com todas essas sementes aqui na igreja?

PA: Ué PC, você não veio na missa hoje cedo com a gente, agora fica ai todo perdido!

PC: Eu não consegui vir cedo, mas vou assistir a próxima missa com meus pais, por isso estou aqui.

PA: Ah que bom, então vou te explicar o que diz no evangelho de hoje e ai você poderá nos ajudar a semear assim que a missa acabar, pode ser?

PC: Siiiiiim! Mas PA, como assim semear?

PA: Isso mesmo, semear,  porque assim diz no evangelho " aquele que semeia a boa semente é filho de Deus" eu também quero ser filho de Deus.

PB: Eu também! e por isso vamos distribuir todas as sementes, para todos, assim vamos juntos semear e cuidar das plantinhas, para dar frutos para Deus.

PC: Hum, sei não viu, algo não está me cheirando bem!

PA: Ué, se tomar um bainho melhora... (risos)

PB: Boa PA! (risos)

PC: Ahaha... engraçadinhos, quero dizer que algo não está certo nessa ideia de vocês.

PA: Olha PC, você quem sabe! nós vamos fazer a vontade de Deus espalhar as sementes pra todo mundo poder plantar e ser filho de Deus para sempre.

PC: Ta bom vai, também quero ajudar! Vou assistir a missa agora com meus pais e assim que acabar volto aqui pra ajudar vocês, áa bom?

PA: Oba legal, vamos espera-lo!

( PC saí de cena )

( Entra Catequista )

C: Oi crianças!!

PA e PB: Oi tia!

C: Crianças eu acabei de encontrar com o PC e ele me explicou da ideia de vocês de espalhar sementes para todos da igreja.

PA: Sim, tia, e o que a senhora achou? Viu, somos obedientes a Deus!

C: Crianças achei a ideia de vocês muito linda, mas ainda estão confusos em relação ao que o evangelho nos diz.

PA: Ah, de novo me confundi!

C: Não tem problema PA, mas a ideia que vocês tiveram foi boa, só vou ajuda-los a entender melhor.

C: Crianças o evangelho de hoje nos fala que Jesus as vezes ensinava as pessoas por meio de parábolas.

PB: Mas o que são Parábolas, tia?

C: Parábolas são pequenas histórias, que nos ajudam a entender melhor algum ensinamento.

PA: Ah, entendi... então Jesus falava em parábolas para ficar mais fácil das pessoas entenderem?

C: Isso mesmo! Agora vou continuar.

C: Jesus conta ao povo a Parábola do Joio e do Trigo, que diz " Que numa plantação de trigo, apareceu uma pessoa maldosa, enquanto todos dormiam plantou Joio junto com trigo, na intenção de estragar o trigo.

PA: Então o Joio era uma coisa ruim?

C: Sim! muito ruim!

C: Mas ai as pessoas perguntaram ao dono da plantação se ele queria que arrancassem o Joio?

C: E sabem o que ele respondeu?

PA: Que sim, é claro!

C: Ele respondeu que não, pois assim poderiam também arrancar o trigo e iria perder a parte boa. Então eles esperaram o Joio e o Trigo crescerem para depois separarem os dois. Depois, eles podiam jogar o Joio no fogo e guardar o trigo. 

PA: Mas tia, ainda não entendi o que Jesus quis dizer com essa parábola.

C: Eu sei crianças, mas vou explicar de uma forma melhor!

C: Crianças, nessa Parábola Jesus nos convida a descobrir  um Deus paciente e cheio de misericórdia. Paciente,   pois aguarda o tempo certo de colher, o tempo de cada pessoa (aqui simbolizado pela semente) de dar o fruto. Misericordioso, pois da a todos a mesma oportunidade de crescerem na comunidade e na fé. Ele é paciente para podemos perceber se estamos sendo uma boa semente ou uma má semente. E misericordioso para aceitar a nossa mudança, caso percebamos que estamos sento uma má semente. 

C: Quando Jesus fala sobre semear a boa semente, ele quer dizer que devemos ter boas pessoas. Devemos perceber a paciência e a misericórdia de Deus para conosco. 

PA: Então, na verdade não é pra sair plantando semente por ai e sim sermos boas pessoas? 

C: Exatamente PA, Pessoas que amam a Deus e pessoas com boas atitudes. Mas infelizmente existem também pessoas que não buscam a Deus e se tornam pessoas más. 

PB: Ah, tia...então o trigo significa as pessoas boas e o joio as pessoas ruins?

C: Sim PB. Por isso, precisamos sempre refletir se eu estou sendo uma pessoa boa que busca a Deus e faz coisas boas para os outros ou uma pessoa má que desobedece a Deus e faz maldades para os outros. 

PA: Sim, mas tia o que acontece com quem é uma pessoa má?

C: Uma pessoa má traz dor e sofrimento a todos. Inclusive a ela! Muitas vezes quem é má e faz maldades, pode achar engraçado, divertido, sabe... mas logo, logo vem as consequências ruins. 

PB: Bom mesmo estamos alertas para não sermos pessoas más. Para não sermos uma má semente.  

PA: Eu vou ficar bem esperto também. Quero ser a boa semente. 

C: Muito bem PB e PA.  Vejo que entenderam! Nós todos precisamos ser boas sementes. E agora vamos fazer uma oração e pedir ajuda ao Espírito Santo, nosso amigão? Só assim podemos conseguir ser boa semente! Por que Deus é? 
PA: paciente e misericordioso... 
PB: ....e nos ajuda sempre! 
PC: Muito bem. Vamos rezar?
PA e PB: Vamos!!

Oração

Querido Espírito Santo, me ajude a ser uma boa semente, me ajude a ser uma pessoa boa e a estar sempre com o coração em Deus.
Eu quero ser escolhido para entrar no Reino de Deus, então amigo Espírito Santo, me auxilie em todas as minhas atitudes.
E peço também ao nosso Deus que é paciente e misericordioso que me perdoe por todas as vezes que eu fiz coisas erradas e prometo não fazer mais.

Amém!
 



Sugestão de Música






 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário