domingo, 25 de junho de 2017

Evangelho de Mateus 11,25-30

Missa de 09 de Julho de 2017

Resultado de imagem para desenho Evangelho de Mateus 11,25-3014º DOMINGO DO TEMPO COMUM
"VINDE A MIM"

Leituras
Primeira Leitura Zc 9,9-10
Salmo 144 / 145
Segunda Leitura Rm 8,9.11-13   
Evangelho Mt 11,25-30















Mensagem principal. 

Em nossa liturgia, Jesus nos ensina a termos um coração manso e humilde. A sermos pequeninos, pois na nossa pobreza e humildade, saberemos acolher e praticar os ensinamento de Jesus e assim, fazer a vontade de Deus na vida em comunidade. Nos convida a deixarmos o nosso egoísmo, nosso orgulho e nossa auto-suficiência, para seguir os ensinamentos de Deus, que é manso e humilde de coração. Para vivermos seus ensinamos precisamos estarmos bem alimentados e pela Eucaristia e pela Palavra obtemos o alimento e o descanso da nossa alma para darmos o bom testemunho. 


Ideia de roteiro para teatro
(Entra a Catequista por um lado, o PA com uma cadeira de praia e óculos escuro e PB todo feliz pela frente)

C: Olá Crianças!! Tudo bem com vocês???

PA: Olá C, Tudo bem sim!! Oi Crianças!! Oi PB!!!

PB: (Cumprimenta com a maior felicidade) Oi todo mundo!!!

PA: C, foi até bom a Sra estar aqui!!! Veja que a Senhora ficará muitíssimo orgulhosa!!!

PB: Aeeee, Vai mesmo!!!

PA: Ah PB, você está feliz assim porque prestou atenção no Evangelho de hoje.

PB: É verdade! Estou MUITO feliz mesmo!!!

PA: Mas cadê a sua cadeira?

PB: Isso que eu ia te perguntar: por que você trouxe essa cadeira para a Igreja?? Essa cadeira é para levar para a praia!

PA: Então, o lugar onde mais descanso é na praia, na piscina. Por isso que trouxe essa cadeira!

C: Não estou entendendo nada PA!

PB: Eu também não entendi nadinha!! Agora você me confundiu mais ainda!!

PA: Catequista... pelo visto a Sra e PB não prestaram atenção no evangelho!!! Jesus faz uma incrível promessa!! Uma promessa que estou precisando muito mesmo!!!

PB: Eu Sei... por isso estou feliz!! Ele promete que vai revelar tudo!!!

C: Ai meu Deus!!! Acho que estou percebendo o porque vocês acham que ficarei orgulhosa!!

PA: Ué... Revelar tudo??? Não!! Ele promete que vai dar o descanso!

PB: O descanso???

PA: Exatamente. Olha vou até ler aqui no folhetinho onde está o Evangelho: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso". Não é incrível!!!

PB: Incrivel mesmo!!!

C: Não PA.... o Evangelho de hoje (É interrompida)

PA: (Interrompe a C) Inclusive C, já vou decorar essa fala... por que quando a minha mãe ficar falando para eu arrumar o quarto, para eu guardar os meus brinquedos, fazer tarefa... vou dizer para ela assim: Mãe não posso!!! Cheguei até Jesus e Ele está me dando DESCANSO!! Então não posso me cansar mais não!!!

PB: Nossa, mas isso é bom demais!! Nunca mais ter que arrumar o quarto!!! Realmente não escutei essa parte não! Fiquei tão feliz com a parte que escutei e não prestei atenção no resto!!

C: Mas não é isso não PA!!!

PA: (Interrompe novamente a C) Mas qual parte você escutou??

PB: Que Jesus estava em oração a Deus e falou que Ele escondeu tudo dos sábios e entendidos e vai revelar tudo aos pequeninos. Fiquei feliz porque sou pequenino por ser criança... Jesus vai revelar tudo para nós!!

PA: Meu Deus, que Evangelho mais lindo!! Então agora que temos que descansar para escutar a revelação de Jesus!! Será que o Padre não empresta uma cadeira para você??

C: Crianças posso falar agora?

PA: Pode falar!! Está ou não está orgulhosa?!

PB: Estamos nos esforçando para entender o evangelho!!

C: Isso é lindo de ver!! Mas confundiram tudo!!!

PA: Sério???

PB: Pelo visto não entendemos nada não é??

C: Calma, vou explicar!!! Vamos por partes!! PA, Jesus não está dando o descanso, da maneira como você está pensando. Jesus está ensinando como devemos trabalhar para Deus. 

PA: Trabalho? Ah, entendi errado?!

C: Jesus está ensinando seus discípulos a primeiro ter um coração que saiba acolher os ensinamentos de Deus, pois aqueles que são orgulhosos e auto-suficientes (acham que não precisam de ninguém e nem de Deus), não conseguirão entender. Mas os "pequenos", esses que tem um coração acolhedor, na sua pobreza e simplicidade, estão sempre disponíveis a acolher os ensinamentos de Deus, a partilhar e a praticar. 

PA: Nossa que lindo C!!! E eu achando que não precisaria mais fazer nenhuma tarefa, pois Jesus me daria para Sempre o descanso!! Agora entendi!!

C: E PB quando Jesus falou que esconde dos sábios e entendidos, estes são certamente os fariseus e doutores da lei, que na época se achavam merecedores da salvação e não estavam dispostos a deixar que ninguém mudasse seus pensamentos e ações.

PB: Pelo visto eles se achavam a última bolacha do pacote, não é?

C: Isso mesmo!!! Já os pequeninos, os discípulos, sempre responderam rapidamente que aceitavam mudar e viver para construir o Reino de Deus. Por isso, que a verdade é revelada aos pequenos, pois eles querem verdadeiramente seguir Jesus.

PB: Ah, pensei que os pequeninos seriamos nós, as crianças!!

C: Olha PB, Jesus falou tudo isso aos discípulos. Mas como Ele nos convida a sermos discípulos, podemos pensar que tudo isso Ele está falando para nós também! Por isso, precisamos nos aproximar de Jesus para conhecê-lo cada vez mais, abrir o nosso coração a novidade de Deus, seguir sempre Jesus e nos deixar conduzir pelo Espírito Santo.

PA: Nossa C, quero muito fazer tudo isso!!! Mas como?

C: Uma forma muito boa de nos aproximar de Jesus, abrir o nosso coração e nos deixar conduzir pelo Espirito Santo é a oração!!!

PB: Que legal!! Posso fazer a oração hoje?

C: Que lindo PB! Pode sim! Vamos todos colocar as mãozinhas no coração, fechar os olhinhos e repetir a oração que o PB vai fazer para nós!

PB: Querido Jesus, quero abrir o meu coraçãozinho, ficar bem pertinho do Senhor e te seguir. Me ajuda a sempre ser pequenino, acolher sua Palavra e escolher o caminho do Senhor. Amém!

C: Que oração linda PB!!! Isso mesmo!! Se fizermos oração assim todos os dias, sempre ficaremos no caminho do Senhor e seremos mansos e humildes de coração como Jesus!!!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Quantas revelações importantes esse lindo Evangelho quer os fazer!!! 

A sugestão é trabalhar esse Evangelho como um lindo presente em nossas vidas!! Vamos confeccionar um presente com as crianças para que elas levem para casa e possam seguir o que Jesus nos ensina neste dia!! 
É preciso fazer essa cruz em uma folha dura para que as dobras fiquem firmes e vire uma caixa!! As crianças podem decorar, a folha de trás da cruz para que a caixa fique colorida. E a tampa deve ser feita para segurar a caixa fechada.

Oração

Querido Jesus!
Quero ser sempre pequenino e aceitar construir o Seu Reino!
Sempre vou te buscar para aliviar o meu cansaço!
Portanto peço que o Espirito Santo faça crescer em mim a obediência e o amor para que eu possa abrir o meu coração, seguir e me deixar guiar por Jesus!
Amém

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!!!
      Que Deus continue te abençoando!
      Abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  2. Gratidão por cada um de vcs que se dedicam a nós e a nossas crianças

    ResponderExcluir