Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sábado, 17 de dezembro de 2016

Evangelho de João 1,1-18

Missa de 25 de Dezembro de 2016


Resultado de imagem para desenho Evangelho de João 1,1-18NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
                                               
Leituras
Primeira Leitura Is 52,7-10
Salmo 97 / 98
Segunda Leitura Hb 1,1-6 
Evangelho Jo 1,1-18

Mensagem Principal

Irmãos e irmãs, na liturgia da celebração do Natal do Senhor, Deus nos convida a renovar em nossos corações a esperança do nascimento de um novo tempo, no qual, com Maria e José, somos protagonistas da realização da promessa de estabelecer no mundo um Reino de justiça, amor e paz. “Vamos a Belém...”, dirão os pastores no Evangelho de hoje! Para nós, no entanto, Belém hoje é aqui, e do meio das palhas da manjedoura a criança envolta em faixas nos faz um apelo à solidariedade para superar as atitudes individualistas da sociedade em que vivemos. Viver o Natal é nascer para uma vida mais solidá- ria. Que a cada dia o Senhor Jesus nasça em nossos corações e seu exemplo de humildade, pobreza e amor nos ensine a viver de maneira virtuosa.
(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

HOMILIA DIÁRIA
O PORTÃO DE ENTRADA É A PALAVRA

Estamos diante do portão de entrada, a primeira coisa que se vê ao abrir o Evangelho de João. O Prólogo é como uma fonte, da qual quanto mais se tira água, mais água aparece. Por isso que há muitos escritos sobre o Prólogo de João e nunca se esgota o assunto.
No princípio era a Palavra, luz para todo ser humano. "No princípio era a Palavra..." faz pensar na primeira frase da Bíblia que diz: "No princípio Deus criou o céu e a terra". Deus criou por meio da sua Palavra. "Ele falou e as coisas começaram a existir". Todas as criaturas são uma expressão da Palavra de Deus. O prólogo diz que a presença universal da Palavra de Deus é vida e luz para todo ser humano. Esta Palavra viva de Deus, presente em todas as coisas, brilha nas trevas. As trevas tentam apagá-la, mas não conseguem. A busca de Deus renasce constantemente no coração humano. Ninguém consegue abafá-la.
João Batista não era a luz. João Batista veio para ajudar o povo a descobrir e saborear esta presença luminosa consoladora da Palavra de Deus na vida. O testemunho de João Batista foi tão importante que muita gente pensava que Ele fosse o Cristo (Messias) (At 19,3; Jo 1,10). Por isso o Prólogo continua: "João Batista veio apenas para dar testemunho da luz!" (Jo12,7s).
Os seus não a receberam (Jo 1,9-11): Assim como a Palavra de Deus se manifesta na natureza, na criação, da mesma maneira ela se manifesta no "mundo", isto é, na história da humanidade e, de modo particular, na história do povo de Deus. Mas o "mundo" não reconheceu nem recebeu a Palavra. Desde os tempos de Abraão e Moisés, ela "veio para o que era seu, mas os seus não a receberam". Quando fala "mundo" João infica o sistema tanto do império como da religião da época, fechados sobre si e incapazes de reconhecer e receber a Boa Nova (Evangelho) da presença luminosa da Palavra de Deus.
Os que aceitam tornam-se filhos de Deus. As pessoas que se abriam, aceitando a Palavra, tornavam-se filhos de Deus. A pessoa se torna filho ou filha de Deus não por mérito próprio, nem por ser da raça de Israel, mas pelo simples fato de confiar e crer que Deus, na sua bondade, nos aceita e nos acolhe. A Palavra entra na na pessoa fazendo-a sentir-se acolhida por Deus como filho(a). É o poder graça de Deus.
A Palavra se fez carne. Deus não quer ficar longe de nós. Por isso a sua Palavra chegou mais perto ainda e se fez presente no meio de nós na pessoa de Jesus. Literalmente o texto diz: “A Palavra se fez carne e montou sua tenda no meio de nós!”. No tempo do Êxodo, lá no deserto, Deus vivia numa tenda, no meio do povo (Ex 25,8). Agora, a tenda onde Deus mora conosco é Jesus, “cheio de graça e de verdade”. Jesus veio revelar quem é este nosso Deus que está presente em tudo, desde o começo da criação.
Moisés deu a Lei, Jesus trouxe a Graça e a Verdade (Jo 1,15-17): Estes versículos resumem o testemunho de João Batista a respeito de Jesus: “Aquele que vinha antes de mim passou na minha frente porque existia antes de mim!” (Jo 1,15.30). Jesus nasceu depois de João, mas Ele já estava com Deus desde antes da Criação. Da plenitude dele todos nós recebemos, inclusive o próprio João Batista. Moisés, dando a Lei, nos manifestou a vontade de Deus. Jesus trouxe a Graça e a Verdade que nos ajudam a entender e a observar a Lei.
É como a chuva que lava. Este último versículo resume tudo. Ele evoca a profecia de Isaías segundo a qual a Palavra de Deus é como a chuva que vem do céu e para lá não volta sem ter realizado a sua missão aqui na terra (Is 55,10-11). Assim é a caminhada da Palavra de Deus. Ela veio de Deus e desceu entre nós na pessoa de Jesus. Através da obediência de Jesus ela realizou sua missão aqui na terra. Na hora de morrer, Jesus entregou o Espírito e voltou para o Pai. Cumpriu a missão que tinha recebido.
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos, o que tocamos com as nossas mãos, acerca do Verbo da Vida, é o que nós vos anunciamos. Porque a Vida manifestou-se e nós vimos e damos testemunho dela. Nós vos anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e nos foi manifestada. Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos, para que estejais também em união conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo. E vos escrevemos tudo isto, para que a vossa alegria seja completa” (1 Jo 1,1-4).
“No princípio era a Palavra” (Jo 1,1). “A Palavra do nosso Deus permanece eternamente” (Is 40,8). A Palavra de Deus abre a história com a criação do mundo e do homem: “Deus disse” (Gen 1,3.6ss.); proclama que o seu centro está na Encarnação do Filho, Jesus Cristo: “E o Verbo Se fez carne” (Jo 1,14), e fecha-a com a promessa certa do encontro com Ele numa vida sem fim: “Sim, Eu virei em breve” (Ap 22,20).
É a certeza suprema que o próprio Deus, no seu infinito amor, entende dar ao homem de todos os tempos, fazendo do seu povo a sua testemunha. É esse grande mistério da Palavra como supremo dom de Deus que o Sínodo entende adorar, agradecer, meditar, anunciar à Igreja e a todos os povos.
O homem contemporâneo mostra de tantas maneiras que tem uma grande necessidade de ouvir Deus e falar com Ele. Nota-se hoje, entre os cristãos, uma abertura apaixonada para a Palavra de Deus como fonte de vida e graça de encontro do homem com o Senhor.
Não surpreende, portanto, que a essa abertura do homem responda Deus invisível, que, “na abundância do seu amor, fala aos homens como a amigos e conversa com eles, para os convidar e os receber em comunhão com Ele”. Esta generosa revelação de Deus é um contínuo acontecimento de graça.
Senhor Jesus, que eu veja tua glória de Filho de Deus resplandecer em teus gestos misericordiosos em favor da humanidade.
(Fonte: http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-portao-de-entrada-para-o-ceu-e-a-palavra-jo-11-18/)

Ideia de roteiro para teatro

Entra Personagem A com um caderno na mão, óculos, tesoura e cola. Encontra com o Personagem B que está com uma vela bem grande na mão.

Personagem A: Olá crianças!!! Olá Personagem B!! Tudo bem?

Personagem B: Oi oi galerinha!! Oi Personagem A! Tudo bem sim e com vc?

Personagem A: Comigo está tudo bem!! Estou super, mega feliz!!

Personagem B: Está? Mas o que aconteceu!!

Personagem A: Pelo visto você não prestou atenção direito no Evangelho de hoje!!

Personagem B: Claro que eu prestei!! Olha só!! (mostra a vela)

Personagem A: O que tem haver essa vela com o Evangelho?

Personagem B: Tem tudo haver!!! No Evangelho de hoje fala da luz da verdade que ilumina todos os seres humanos!! Eu vim atrás desta luz! Fiquei sabendo que ela vai chegar aqui na Igreja!! Agora pelo visto só eu vou ganhar a luz da verdade!!!

Personagem A: Ai claro que não!! Olha só, a coisa mais importante que está no Evangelho de hoje é a Palavra!!!

Personagem B: A Palavra?

Personagem A: Isso mesmo!! A Palavra!!! Olha só como fala: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito". É isso que eu vim buscar!! Trouxe a minha tesoura e a minha cola para recortar a palavra e colar no meu caderno!

Personagem B: Mas claro que não!! Como você vai recortar a palavra?

Personagem A: Não sei!! Mas a hora que o padre falar qual é a palavra, já estou preparada com a minha tesoura!!

Personagem B: Acho mesmo que você está fazendo uma confusão!! Porque precisamos dar atenção a luz e não a palavra!!

Personagem A: Lógico que não... a palavra é muito mais importante!!

(Começam a discutir e chega a Catequista)

Catequista: Crianças, pelo amor de Deus!!! Por que vocês estão discutindo?

Personagem A: Catequista, que bom que chegou!!! Diz para o meu amiguinho aqui que o mais importante no Evangelho de hoje é a Palavra!!

Personagem B: Como você é teimoso!! Claro que ela vai falar que o mais importante no Evangelho de hoje é a Luz!!

Catequista: Ah tá, agora estou entendendo o motivo da discussão!! Vou dizer uma coisa importantíssima! Prestem bastante atenção!!

Personagens A e B: Pode falar!!

Catequista: O mais importante no Evangelho de hoje é a Palavra e a Luz!!

Personagens A e B: Verdade?

Catequista: Sim!! Tanto a Palavra quanto a Luz representam a chegada de Jesus!!

Personagens: Chegada de Jesus?

Catequista: Isso mesmo!! Hoje comemoramos o Natal, comemoramos o dia em que Jesus nasceu!! Então quando fala da Palavra está falando de Jesus, que Ele estava com Deus e tudo aconteceu por meio Dele. Fala assim a Palavra se fez carne e habitou entre nós! Significa que Jesus se tornou homem e que Ele veio para iluminar todo o ser humano. Por isso Ele também é a luz da verdade.

Personagem A: Meu Deus, a Palavra é Jesus!!

Personagem B: E a Luz também!! Que lindo!!

Catequista: Muito lindo! E Jesus se fez tão pequeno, nascendo em um estabulo.

Personagem B: O que é um estabulo?

Catequista: Estabulo é um lugar onde ficam os animais. Foi neste simples lugar que o nosso Salvador nasceu!!

Personagem A: Mas por que Maria não foi para o hospital?

(A Partir de agora, a Catequista conta a história. Uma sugestão é para construir o presépio vivo, chamando pessoas para representarem os personagens da história)

Catequista: Maria e José estavam voltando a Belém. Chegando lá, José não encontrou nenhum lugar para Maria ficar! Ele ficou preocupado, pois já estava na hora de Jesus nascer. Quando uma pessoa falou que eles poderiam ficar estabulo.

Personagem B: Nossa!! E ele não teve um quartinho todo decorado, com um lindo bercinho, brinquedinhos e roupinhas?

Catequista: Ele não teve um bercinho lindo, um quartinho decorado! Teve sim uma manjedoura e foi embalado pelos braços amorosos de Maria!! Jesus nasceu em um lugar simples, mas um lugar cheio de amor. E Ele veio para ser iluminar nossa vida, nos mostrar o caminho em que devemos viver para um dia irmos morar no céu!!

Personagem A: Que alegria!! Hoje nasce para nós a luz da verdade!!

Personagem B: Nasce a palavra que mudou nossa história!!

Catequista: Por isso temos que comemorar! Nasce para nós o Salvador!! E nos preparar, pois Jesus está voltando! Não sabemos nem o dia, nem a hora e nem o lugar! Mas Ele está voltando!!! Então vamos comemorar o seu nascimento e deixar o nosso coração preparado para a sua vinda!!
Vamos cantar essa música para festejar o nascimento do nosso Salvador!!!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que lindo dia para Evangelizar!!

A sugestão é contar a História de Natal, mostrando o verdadeiro sentido do natal, através dos presépios!!

Este é um presépio, que pode ser confeccionado pelas crianças!!
http://catecismopiox.blogspot.com.br/2012/11/presepio.html
Resultado de imagem para lembrancinha de presepio com palito de sorveteEste outro presépio, pode também ser confeccionado pelas crianças! E pode ser pendurado nas árvores de natal.


Agora, este é um ótimo dia para trabalharmos o verdadeiro sentido do natal!! E para contarmos a verdadeira história do Papai Noel!
Esta é uma linda história, contada pela nossa amiga Tia Adelita da Comunidade Canção Nova.


















Esta história da Tia Adelita está neste endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=WSGgZLmpiWM

Para conhecerem outras histórias da Tia Adelita, basta entrar no site: http://blog.cancaonova.com/cantinho/2012/06/01/novo-blog-da-tia-adelita/

Lá vocês encontraram várias histórias lindas dos santos e santas da nossa amada igreja!!!


Oração
Resultado de imagem para manjedoura como fazer

Querido Jesus,

Que alegria comemorar o dia do Seu Nascimento.
Obrigado por ter vindo nos salvar, nos mostrar e ensinar o caminho para um dia irmos morar com o Senhor no céu.
Que o Espírito Santo transforme o meu coração em uma linda e quentinha manjedoura para o Senhor.
Te amo muito Jesus!!

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário