quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Evangelho de Mateus 11, 2-11

Missa de 11 de Dezembro de 2016


Resultado de imagem para MT 11, 2-113º DOMINGO DO ADVENTO 
COLETA PARA A EVANGELIZAÇÃO
                                               
Leituras
Primeira Leitura Is 35,1-6a.10
Salmo 145 / 146
Segunda Leitura Tg 5,7-10
Evangelho Mt 11,2-11

Mensagem Principal

Irmãos e irmãs, alegrai-vos porque se aproxima a vinda do Senhor! Sejam todos acolhidos pelo grande amor de Deus que se revelará em cada momento da liturgia de hoje, mas principalmente na Palavra e na Eucaristia. Neste domingo, a força da esperança está presente em todas as leituras. Que esta mesma esperança anime nossos corações para irmos todos juntos ao encontro de Jesus.
(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A alegria da vinda do Messias

Terceiro domingo do Advento – domingo gaudete, domingo em que todos somos chamados a suplicar e viver a alegria da proximidade do nascimento do Verbo que assumiu a nossa humanidade: “Alegrem-se o deserto e a terra seca… Dizei aos aflitos: Coragem! Nada de medo! Aí está o vosso Deus […], ele vem para vos salvar” (Is 35,1.4).
As obras de Cristo são desconcertantes até para João Batista. Elas exigem discernimento para poder reconhecer o tempo da visita salvífica de Deus e acolhê-lo com alegria. Por isso João, estando na prisão (v. 2), envia alguns dentre os discípulos para perguntar a Jesus: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” (v. 3). Jesus responde sobre a base do texto do profeta Isaías: “... cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa-Nova” (vv. 4-5; cf. Is 35,5-6). A resposta de Jesus a João é suficiente para que este reconheça que o “hoje” da salvação se realiza nas palavras e em tudo o que Jesus faz. Em outros termos, Jesus é o Messias, não é preciso esperar outro. Os discípulos de João retornam a ele para comunicar não só a resposta de Jesus, mas também aquilo de que eles mesmos são testemunhas: a vida vai sendo transformada pela presença do Senhor. É a vez de Jesus dar testemunho de João. É preciso não se deixar levar pela aparência – João é mais que um profeta, é o precursor do Messias (cf. v. 10): “... entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior” (v. 11).
É tempo de firmar o coração, pois a vinda do Senhor está próxima (cf. Tg 5,8). Alegrai-vos!
Carlos Alberto Contieri, sj

AQUI ESTÁ O MEU MENSAGEIRO

Estamos no Advento, que é a espera desse momento maravilhoso. É a espera da comemoração do aniversário daquele que quer a nossa felicidade terrena e celeste. Mas, às vezes, infelizmente somos nós quem estragamos tudo isso com o nosso egoísmo e com as nossas preferências. Preferências essas que às vezes só satisfazemos as nossas vontades, em vez de fazermos vontade do Pai, como Jesus nos ensinou.
João Batista queria mostrar a todos que, Aquele a quem ele havia aberto o caminho já estava operando os milagres e prodígios no meio do povo. Às vezes, nós, como os discípulos de João Batista, pomos dúvidas quanto a obra salvífica que Jesus Cristo realiza na nossa vida. Isso acontece, porque nem todos nós, assumimos o reino de Deus dentro dos nossos corações, No entanto, os sinais são evidentes. Hoje, como naquele tempo, também os doentes são sarados, os cegos recuperaram as vistas, os paralíticos passaram a andar, os leprosos foram curados, os surdos começaram a ouvir, os mortos foram ressuscitados e os pobres foram evangelizados e os pecadores alcançam o perdão. Isto porque o poder de Deus na pessoa de Jesus Cristo é inquestionável. João Batista foi o profeta que veio ara anunciar Jesus e preparar o povo para recebê-lo.
Isso tudo prova que Jesus Cristo já está no meio de nós realizando, por meio do Espírito Santo, obras muito maiores do que nós podemos imaginar. Se, já estamos vivendo no reino de Deus, com certeza, somos ainda maiores que João Batista.
Quem seria o João Batista dos dias de hoje? Somos todos nós que anunciamos a pessoa de Jesus, seus feitos espetaculares, e sua mensagem de amor e de salvação da humanidade. É importante que levemos as pessoas até Jesus e não as retemos para nós. João é servo de Jesus, foi alguém que servia Jesus. Devemos imitar a João. Levando as pessoas até Jesus, e depois nos afastamos, dizendo como disse o profeta João: “É preciso que Ele cresça e eu diminua”.
Endireitar as colinas e os vales. Essa famosa expressão de João Batista também pode ser interpretada da seguinte forma: Colinas e vales são altos e baixos da nossa espiritualidade. Um dia estamos com Deus, e no outro dia o expulsamos de nós pelo pecado cometido. Em outras palavras, o que João nos pede hoje é que paramos com esta vida de nos aproximar e de nos afastar de Deus. Pecamos, e confessamos. Pecamos e confessamos. O amor de Deus é infinito, porém não devemos abusar da sua misericórdia, da sua graça. “Ou tu és por mim ou tu és contra mim”. Decida! Caríssimos. Vamos parar de vacilar na nossa caminhada, e deixar Jesus entrar em nossa vida de uma vez por todas!
Estradas, veredas ou caminhos tortuosos podem ser comparados também com os nossos vacilos de fé. Uma guinada para a direita, quando estamos em alta com a nossa fé. Uma guinada para a esquerda, é quando surgem alguma pequena dúvida, algum questionamento, digno daquele puxão de orelhas que Jesus deu a Pedro. “Por que duvidastes? Homem de pouca fé”! (Quando Pedro afundou na água e pediu socorro).
João nos convida a endireitar a nossa vida espiritual para que nos tornemos menos indignos de receber o Filho de Deus no Natal que se aproxima. Também é bom lembrar que precisamos hoje nos tornar menos indignos de receber Jesus nas aparências de Pão e Vinho, fazendo uma boa confissão. “Convertei-vos porque o Reino está próximo!
É bom o cristão fazer uma boa limpeza de sua alma, periodicamente, e principalmente no tempo do Advento, procurando um sacerdote, para confessar-se e receber a absolvição. “Aqueles a quem vocês perdoarem, serão perdoados. E aqueles a quem vocês não perdoarem, não serão perdoados.”
Os “Joãos Batistas” de hoje devem recomendar a todos a conversão. Para que a nossa alegria neste Natal não seja apenas uma alegria meramente social, mas sim uma alegria celestial. Não uma alegria movida a álcool, mas sim, movida a Jesus, pela alegria de estar na presença de Jesus! Uma alegria que nos brota de dentro, e não pelo presente que recebemos, ou pela embriagues das bebidas consumidas, uma alegria de quem está comemorando o aniversário de Cristo o nosso Salvador, assim como a alegria de TÊ-LO recebido através da Eucaristia.
A alegria de fazer as pazes com o irmão, com o vizinho, com o filho, com o pai, com o amigo, perdoá-los de verdade e desejar-lhes um Feliz Natal cristão em vez de um feliz natal apenas comercial ou interesseiro.
Pai, dá-me discernimento para reconhecer a condição messiânica de teu Filho Jesus, enviado para devolver a esperança ao coração da humanidade abatida pelo sofrimento.
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
(Fonte: http://www.liturgiadapalavra.com/2013/12/liturgia-e-homilia-diaria-mt-112-11.html)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amigo, tudo bem?

Personagem B: Tudo, mas até agora não o encontrei...

Personagem A: Ai ai... eu também não! E olha que eu varri o bairro todo!

Personagem B: Tá difícil viu! Eu encontrei João Paulo, João Pedro, João José, João Vitor, João Ricardo... Mas até agora nada do João Batista!

Personagem A: Eu também encontrei um monte de João... mas nenhum João Batista!

Personagem B: Será que era pegadinha da nossa catequisa?

Personagem A: Pode ser! Ou então ela se enganou e é outro nome!

Personagem B: Só pode ser isso... Por que ela falou que esse tal João Batista está entre nós e nada dele aparecer!

Catequista entra

Catequista: Oi crianças! Nossa, vocês estão com umas carinhas tão cansadas!

Personagem A: Pudera né catequista... nós rodamos o bairro todo e não encontramos o João Batista!

Catequista: Que João Batista vocês estão procurando?

Personagem B: Ué! O mensageiro que a senhora falou que está entre nós!

Personagem A: É! Queremos saber se ele tem uma mensagem pra nós!!!!

Catequista: Ah crianças... Tô entendendo! Quando eu disse que João Batista, o mensageiro de Jesus, está no meio de nós, eu quis dizer que todos nós devemos ser como João Batista e anunciar Jesus, que irá voltar!

Personagem B: Ah! Então devemos agir como João Batista e anunciar a todos que Jesus voltará! Entendi! Eu, você, todos somos devemos ser João Batista!

Catequista: Exatamente!

Personagem A: Gostei! E quando, onde, como Jesus voltará? Precisamos saber essas informações pra podermos anunciar tudo certinho!

Personagem B: Verdade! Se não pode dar desencontro!

Catequista: Quando, onde e como ninguém sabe!!! Só Deus!

Personagem A: Xiiiii... Mas se ninguém sabe com certeza dará desencontro... e mais, as pessoas podem não estar preparadas para a chegada de Jesus!

Catequista: Por isso devemos sempre estar preparados!

Personagem B: Então teremos que nos arrumar todos os dias?!?

Personagem A: Tomar banho todos os dias?!?

Personagem B: Passar perfume todos os dias?!?

Personagem A: E se Jesus chegar bem quando eu estiver dormindo?

Catequista: Não crianças! Não é nada disso!

Personagem A: Então não precisamos tomar banho todos os dias???

Catequista: Claro que precisa tomar banho todos os dias... seu porquinho! Eu que quero dizer é que estar preparado para quando Jesus chegar, não estar arrumadinho e cheiroso como se fosse receber uma visita esperada!

Personagem A: Então não sei como fico pronto pra chegada de Jesus!

Personagem B: Nem eu!!!!

Catequista: Crianças... Temos preparar o nosso coração para Jesus!

Personagem A: Entendo cada vez menos...

Personagem B: Mas como preparamos o nosso coração?

Catequista: É como a passagem da bíblia que diz que o agricultor prepara  terra, aduba, planta, rega e espera o fruto... Nós precisamos preparar a terra do nosso coração, adubar com a Palavra de Deus, plantar boas ações, regar com o Espírito Santo!

Personagem A: Ah Entendi! Entendi!

Personagem B: Então devemos agir como João Batista anunciando a vinda de Jesus e vivendo o amor... que o que Jesus nos ensina!

Personagem A: Isso! Daí quando ele chegar estaremos pronto, pois teremos um coração cheio de bons frutos!

Catequista: Isso mesmo crianças! Aprenderam certinho!

Personagem B: Então vamos logo anunciar Jesus,  para que todos estejam preparados e atentos à Sua vinda!

Personagem A: Legal! Ainda mais que está chegando o Natal devemos nos preparar para Jesus nascer novamente no nosso coração!

Personagem B: Vamos varrer o bairro todinho novamente... agora como mensageiros de Jesus!


Catequista: Crianças, não esqueçam que o Espírito Santo os acompanha nessa missão! Contem sempre com ele!!!!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Para trabalhar o evangelho desse domingo, podemos propor às crianças que sejam mensageiras de Jesus como foi João Batista, para que ensinem a todos como devemos preparar nosso coração para receber Jesus!

Para ilustrar, as crianças podem confeccionar um megafone de cartolina e fazer a experiência do feijão plantado no algodão num copinho de café, para que cuidem e acompanhem o crescimento da plantinha.
Explique que o grão do feijão sozinho não brotará, mas que é preciso adubar, regar e cuidar diariamente, assim como nosso coração, que para dar bons frutos deve ser cuidado com todo amor!

Resultado de imagem para megafone de papel passo a passoFazendo a experiência:

1- Coloque um pouquinho de algodão no fundo do copo;
2- Coloque os grãos de feijão e regue com um pouquinho de água.
3- Acompanhe o dia-a-dia do nascimento de sua plantinha. Colocando diariamente um pouco de água.

Oração

Senhor, me ilumina para que eu esteja sempre preparado para sua vinda. Que eu adube meu coração com seu amor e o regue com o Espírito Santo todos os dias, assim darei bons frutos e falarei do Senhor a todos!


Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário