Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Evangelho de Mateus 3, 1-12

Missa de 04 de Dezembro de 2016

2º DOMINGO DO ADVENTO “ARREPENDEI-VOS, PORQUE ESTÁ PERTO O REINO DOS CÉUS”
                                               
Leituras
Primeira Leitura Is 11,1-10
Salmo 71 / 72
Segunda Leitura Rm 15,4-9
Evangelho Mt 3,1-12

Mensagem Principal

Irmãos e irmãs, que alegria estarmos mais uma vez reunidos em torno do altar do Senhor. Na caminhada da vida, muitas vezes, por várias circunstâncias e situações, deixamo-nos ser seduzidos pelas ideias e valores contrários ao projeto de Deus. Hoje as leituras nos chamam a uma tomada de decisão, mas é preciso uma mentalidade renovada para compreender a novidade do Reino.(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Estamos a celebrar o segundo domingo do Advento. A liturgia de hoje nos propõe o convite que João Baptista, aparecendo no deserto fez a beira do rio Jordão: Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus. Durante toda a sua vida ele pregou aos homens e mulheres o arrependimento, preparando assim o caminho do Senhor que estava por chegar, Aquele que vinha trazer a Salvação. Suas palavras ressoavam para romper todas as barreiras injustas e, sobretudo àquelas que nos impediam de enxergar o Cristo que nos faz verdadeiramente coherdeiros com Ele da glória do Céu.
Após as suas narrativas de infância de Jesus, com acentuado caráter teológico, Mateus apresenta João Batista com seu anúncio e seu batismo como marcos iniciais do ministério de Jesus. João Batista era filho de Zacarias, sacerdote do Templo de Jerusalém. Este sacerdócio era hereditário, porém João rompe com tal tradição. Ele se afasta de Jerusalém e do Templo e, como profeta, faz seu anúncio nas regiões desérticas da Judéia. Com sua pregação ele atrai a si o povo, esvaziando assim o Templo e o sacerdócio de Jerusalém. Aos líderes religiosos, saduceus e fariseus que vêm a ele para espioná-lo, adverte que não se sintam justificados por se considerarem filhos de Abraão.
A primeira leitura é tirada do livro de Isaías 11,1-10. É um pouco difícil datar este oráculo, mas a alusão ao tronco e à raiz de Jessé faz supor o estado de destruição da dinastia davídica. Nesse sentido, o oráculo assegura, na continuidade da dinastia, a fidelidade divina às promessas. O que Deus espera é os bons frutos, os frutos da justiça, é a restauração da primeira criação, onde a Paz reinará eternamente.
Já na segunda leitura, são os bons frutos que Paulo propõe a seus discípulos. As comunidades unidas em um só coração, no acolhimento, na compaixão e na misericórdia, são as sementes do projeto do mundo novo querido por Deus. Elas deverão eliminar do seu meio todas as barreiras discriminatórias no meio dela.
No Evangelho segundo Mt 3,4-12, Mateus apresenta João Batista como um dos antigos profetas e oferece estrutura ordenada, pedagógica e eclesial. Estabelece três etapas fundamentais do processo evangelizador: a pregação, a conversão e depois o baptismo.
Só o homem que perante a palavra pregada se converter, tomando a consciência da nova realidade dada pela presença do Reino e a faz sua pode ser batizado. Diante do Reino não há privilêncios de raça, porque a vinda do Senhor é também um juízo do mundo e cada um será julgado segundo tiver escutado acolhida a palavra de Deus. Os que a aceitam serão purificados com o espírito e o fogo. Os que não se convertem são destinados a um fogo exterminador.
A pregação de João continua a realizar-se nos dias de hoje em nossas comunidades, no mundo e em cada um de nós afim de que sejamos acolhedores da Redenção de Cristo. Diante dele precisamos tomar nossa decisão e para isso, é preciso à conversão. disponível online: http://homilia.cancaonova.com/homilia/convertei-vos-mt-31-12/

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Tia, tia você não vai acreditar o que eu descobri!

Catequista: Oba.. quero saber!

Personagem A: Eu estou vendendo a rifa para ajudar no Natal das crianças pobrinhas, ai pensei vou oferecer para o Sr João jardineiro aqui da igreja, eu sei que ele deve ganhar pouquinho, mas tem coração bom né e a rifa é baratinha!

Catequista: Sim, Sr João é um bom homem, tenho certeza que te ajudou...

Personagem A: Sim, me ajudou... comprou 2 nomes e ai que vem a surpresa... ele escreveu o nome dele...e adivinha o sobrenome dele?

Catequista: Nossa não imagino...

Personagem A: João Batista! igualzinho do evangelho, tia! Não é demais?

Catequista: Que legal... realmente, um nome forte e bonito...

Personagem A: É sim, ele é todo orgulhoso do nome dele...gosta muito e sabe direitinho contar quem foi o chará dele...

Catequista: É mesmo e ele te contou?

Personagem A: Claro, né...tudinho....

Catequista: Quero saber...

Personagem A: Ele disse que o João Batista, lá da Bíblia foi uma pessoa muito importante ele que preparou o caminho para Jesus...

Catequista: Sim, isso mesmo...

Personagem A: Aí eu disse para ele... olha e o Sr gosta mesmo dele... virou jardineiro e trabalha aqui na igreja... fica aqui preparando os caminhos, plantando flores, cuidando das árvores, varrendo tudo... bem aqui onde as pessoas passam para encontrar com Jesus...

Catequista: Que bonito... sim, isso mesmo e ele confirmou que também pensa assim... que é um dos nossos "João Batista" aqui da Terra.

Personagem A: Éee, ele falou que aprendeu muito com a historia de João Batista... Mas que ele cuida da beleza do caminho e procura ser um homem bom e ajudar as pessoas a chegar até Jesus...e que o chará dele fez muito mais...

Catequista: Verdade, fez mesmo... ele anunciou a chegada de Jesus e dizia a todos que deveriam acreditar Nele, que Jesus era nosso verdadeiro Salvador... e fez de tudo para que mais e mais pessoas preparassem o coração para a vinda de Jesus!

Personagem A: Que máximo... sabe, sinto que o nosso João faz isso também... ele é tão disposto a ajudar todo mundo né, sempre falando de Jesus, sempre com um sorriso... e sempre, sempre trabalhando....

Catequista: É querido, quem quer anunciar Jesus vai ter mesmo MUITO trabalho... mas vai receber a melhor recompensa: o Céu!

Personagem A: O Sr João faz bem o trabalho dele... é um ótimo amigo de Jesus...

Catequista: Sim, com o trabalho dele, fala de Jesus... com a vida dele fala de Jesus... assim devemos ser ai vamos preparar bem o caminho para a volta de Jesus!

Personagem A: Verdade... eu quero ajudar! Jesus vai ficar orgulhoso... vou contar lá em casa essa historinha do Sr João... vou começar da minha casa, depois amigos, escola... toodoss...

Catequista: Isso, ai! Muito bom!

Sugestão de Música

Esta é nossa musiquinha preferida para o Advento. Vamos aprender?

Ideia para trabalhar esse Evangelho

O que seria um caminho bonito para Jesus passar?

Como será que ele se sentiria, que paisagens gostaria de ver, que pessoas ele gostaria de conhecer ao caminhar?

Peça que as crianças imaginem isso... como se esperassem realmente a visita Dele.

Depois construam juntos um caminho, faça a marcação do chão, enfeite com tudo que as crianças disseram e para completar agregue 2 elementos:

corações: com escritos de sentimentos bons que contribuem para que estejamos firmes no caminho e deixemos o coração de Jesus feliz!


pedras (pode ser de verdade ou fictícias de papel pedra) - com escritos sentimentos que nos atrapalham a seguir firmes no caminho e deixam o coração de Jesus preocupado... ou nos faz desanimar.

Faça este exercício com as crianças. Este é o exercício da vida, precisamos aprender a caminhar com Jesus, assim podemos além de caminhar ajudar os amigos neste caminho!

Oração

Jesus, me prepara para preparar a sua chegada, todo caminho que o Senhor vai passar, nele eu sei os meus o Senhor vai encontrar. Eu te peço ajuda para que eu possa aprender e ensinar como é andar conforme a sua vontade. Amém!



2 comentários:

  1. Oi!Cantinho dos anjos tem me ajudado muito.Obrigada, Deus abençoe voçês. As missas que estão agendadas para eu preparar são dias 11/12/16 e 26/02/17,voçês têm algo com antecedência para ensaiar as crianças? Desde já agradeço. Meu imail é:mariajosebbatista@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem Maria José!!
      Sempre publicamos as sugestões para missa sempre um final de semana antes!
      Fique com Deus!
      Abraço fraterno!
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir