domingo, 24 de julho de 2016

Evangelho de Lucas 12,13-21

Missa de 31 de Julho de 2016


18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 “BUSCAI AS COISAS DO ALTO”
                                               

Leituras
Primeira Leitura Ecl 1,2;2,21-23
Salmo 89/90
Segunda Leitura Cl 3,1-5.9-11 
Evangelho Lc 12,13-21

Mensagem Principal
Irmãos e irmãs, “vaidade das vaidades, tudo é vaidade, recorda-nos o autor sagrado”. Tudo pode tornar-se vaidade quando a ganância toma conta do nosso coração e esquecemos as coisas do alto. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


Publicado em 23 de out de 2015


Ideia de roteiro para teatro

O Personagem A em mais uma grande ideia resolveu criar uma exposição de todos os seus brinquedos em frente a garagem da sua casa, alguns até estavam à venda. Enquanto ele ainda estava ajeitando tudo o Personagem B resolve visita-lo. Vejamos o que aconteceu:

Personagem A: Amigo, que bom que você veio! Veja muito bem vindo a minha exposição de brinquedos! Aliás, exposição e venda de alguns... vem ver!

Personagem B: Eu vou ver sim... mas não tô entendo nada! O que você quer fazer!

Personagem A: Ué, muito simples! Quero mostrar para todos que eu tenho os brinquedos mais legais da cidade, vender aqueles que eu não gosto mais e talvez me tornar um consultor de brinquedos!

Personagem B: O que? Consultor de Brinquedos? que é isso?

Personagem A: Eu vi na TV! minha mãe estava assistindo uma programa de consultoria de moda, que ajudava as pessoas que não sabiam como se vestir a compras as roupas certas e ficar bonitonas! Minha mãe adora estes programas, sabia?

Personagem B: É a minha também, mas e daí?

Personagem A: E daí que quando as crianças virem meus brinquedos saberão o quanto sou inteligente e esperto, posso passar para elas as técnicas de ficar bonzinho, ou fazer promessas para ganhar brinquedos e até ir na loja com elas e escolher...você mesmo, precisaria muito dos meus serviços, não tem muitos brinquedos!

Personagem B: Eu não... eu gosto dos meus brinquedos!

Personagem A: Ai tudo bem, não se ofenda... mas você pode comprar um se quiser, olha ali os que estão à venda!

Personagem B: Ah eu sabia, só brinquedo velho e quebrado!

Personagem A: Quebrado não! está machucado só, meu pai conserta se você quiser...ele é bom nisso!

Personagem B: Nossa, eu estou envergonhado de ser seu amigo!

Personagem A: Como assim, devia estar feliz e orgulhoso, quantas vezes você vem em casa e brincamos com eles, hein?

Personagem B: Sim, brincamos... mas você não sabe partilhar nem nas brincadeiras, sempre fica com os brinquedos mais legais e me dá os velhos para brincar!

Personagem A: Eu gosto dos meus brinquedos velhos, por isso guardo eles, são especiais... e por isso te empresto por que é um amigo especial, o meu primo, por exemplo, eu tranco tudo lá em cima do armário, pego a escada do papai e guardo bem no alto! Escondo dele... porque ele é um destruidor!

Personagem B: Ele só tem 3 anos, ainda não sabe brincar... tem que ter paciência e ensinar ele...

Personagem A: Ah você é muito bomzinho, imagine o prejuizo se ele quebra?

Personagem B: Eu vou para casa...você é mesmo muito egoísta...

Personagem A: Não, não... fica ai, me ajuda a vender... eu deixo você levar o que quiser, mas... alugado... regra é regra!

A Catequista chega, estava observando os personagens em sua conversa, ela diz:

Catequista: Esta não é a regra de Jesus, querido!

Personagem A: Oi Tia, não te vimos!

Catequista: Eu estava passando, fui à padaria e vi vocês...ouvi a conversa!

Personagem B: Ai que bom... explica para ele tia, que isso é errado!

Personagem A: Errado? Mas os brinquedos são meus, faço o que quiser!

Personagem B: Não seja mal educado! Vamos ouvir nossa Catequista.

Personagem A: Desculpe, tia... fiquei nervoso!

Catequista: Está desculpado... bem, vamos lá...Jesus nos ensina a partilhar, não é?

Personagem B: Sim...

Catequista: E no evangelho hoje nos dá mais uma lição, ele diz: Não ajunteis tesouros aqui na terra... buscai as coisas do alto...

Personagem A: Ai meu Deus... Jesus vê quando eu escondo as coisas lá no alto do armário quando meu priminho chega, ele deve estar bravo!

Catequista: (risos)... Jesus vê tudo que fazemos, queridos... mas o alto que ele se refere não é o alto do seu armário... é o alto do Céu... quis dizer... busque os ensinamentos de Jesus, não ajunteis os tesouros aqui da terra... não servem para nos deixar pertinho do coração de Jesus!

Personagem A: Mas, o que eu posso fazer se me dão muitos brinquedos?!

Personagem B: Pode dividir com as crianças que não tem nenhum...mas não os velhos e quebrados, tem que ser de coração... eu faço isso!

Catequista: Faz mesmo que eu já vi, ele já trouxe lá na Igreja em um dia de Catequese e juntos entregamos na Obra Social, as pessoas que trabalham la disseram que ia ajudar muito, pois muitas crianças passam por lá que não tem nada!

Personagem A: Nossa... nada? e quantos brinquedos você deu?

Personagem B: Dei 3 brinquedos e a minha bicicleta que estava pequena...

Personagem A: Nossa, mas ficou sem bicicleta... devia ter vendido... ai ajudava a comprar outra...

Personagem B: Sim, eu fiquei pensando muito, fui pelando ela até lá... mas ai, vi um papai e um filho já grandinho de carona na bicicleta, o pai estava voltando do trabalho e passou para pegar o filho na escola, ele se equilibrava com os cadernos na mão... não tinha mochila...ai como meu pai colocou uma cestinha de suporte na minha, pensei que poderia ajuda-lo... ai, eu dei ali mesmo... ele chorou de alegria...

Personagem A: Nossa... na minha casa temos 2 carros, meu pai e minha mãe trabalham com eles... e eu devo ter umas 5 mochilas...

Catequista: Pois é, poderia doar as 4 que não usa e alguns brinquedos...

Personagem B: Isso mesmo...

Personagem A: É verdade... agora entendi... eu vou sim partilhar este meu tesouro aqui... na verdade eu quero ser Consultor de Jesus e não de brinquedos!

Catequista: Que ótimo... um Consultor de Jesus se chama evangelizador, aquele que anuncia o evangelho... e você já tem um belo testemunho para dar!

Personagem A: O que é testemunho!

Catequista: É quando entendemos a mensagem de Jesus e mudamos de vida, ai temos uma bela historia para contar!

Personagem A: Entendi... amigo, me ajude aqui, vou desfazer a minha exposição e vou já pedir para o papai pegar o carro e me ajudar a levar lá na obra social!

Personagem B: Eba! eu ajudo sim!

Catequista: Excelente, meninos... Jesus com certeza está muito feliz...

Personagem A: Ele é o nosso verdadeiro tesouro!

Sugestão de Música

A musiquinha 1 deste vídeo da Turminha do Coração de Criança pode nos ajudar muito compreender o evangelho de hoje.





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos construir este pódio com as crianças, use a sua imaginação: caixas de sapato, palitos de sorvete, caixas de pasta de dente, ou apenas o desenho mesmo, o importante é ter 3 lugares: Primeiro, segundo e terceiro.

Deixe sem nada acima de cada lugar, a figura abaixo já está pronta, é um "gabarito"... não faremos assim... vamos pedir que as crianças, escrevam ou desenhem o que em suas vidas está cada posição no pódio e assim vamos refletir...

É natural que algumas delas coloquem de cara Jesus como campeão, mas temos que provocar e dizer:

Será mesmo?

Será que o video-game muitas vezes não ganha de Jesus este lugar especial?

Vamos lá... faça você primeiro, Evangelizador! No silêncio do seu coração e peça a Deus a luz do Santo Espirito para conduzir este importante momento.




Oração

Jesus, me ensina a partilhar e entender que o maior tesouro é ter o Senhor no coração e buscar o céu, sempre. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário