domingo, 31 de julho de 2016

Evangelho de Lucas 12, 32-48

Missa de 07 de agosto de 2016

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 

VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO: 
DIÁCONOS, PADRES E BISPOS
                                
Leituras
Primeira Leitura Sb 18,6-9
Salmo 32/33
Segunda Leitura  Hb 11,1-2.8-12
Evangelho Lc 12,32-48

Mensagem Principal


Iniciemos o mês de agosto que é dedicado a oração, reflexões e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. A primeira semana enfoca a vocação para o ministério ordenado de diáconos, padres e bispos; a segunda semana ressalta a família; a terceira destaca a vida consagrada; e, por fim, a quarta, os ministérios e os serviços na comunidade. Então, nesta semana elevemos nossas preces por todos os que exercem ou se preparam para os ministérios ordenados. Não nos esqueçamos de pedir ao Senhor da messe que envie santas e abnegadas vocações sacerdotais e diaconais. Assim, neste mês todos nós cristãos somos chamados a elevar a Deus nossas orações para que mande ministros segundo o seu coração.
(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!



Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Olá amigo, que bom que você chegou olha como eu estou bonitão!

Personagem B: Hahaha... está engraçado!

Personagem A: É lembra que eu fui o padre da festa junina lá da escola? pois é, eu guardei a minha roupinha... sabia que um dia eu ia precisar... o dia chegou!

Personagem B: Nossa, e que dia é esse?

Personagem A: Então, eu estava prestando muita atenção no evangelho de hoje quando vim na missa com o papai e a mamãe de manhã...

Personagem B: Sim, já fui também... bem cedinho!

Personagem A: Então hoje iniciamos o mês vocacional,  um mês de muita oração, aquele mês que a gente tem que rezar mais ainda que os outros, sabe?

Personagem B: Ah sim, a tia comentou mesmo na catequese!

Personagem A: Éee, e nesta primeira semana vamos começar rezando pelos padres, diáconos, o nosso Bispo  e o nosso Papa!

Personagem B: Ah entendi... ai você pegou a roupa para fazer uma homenagem!

Personagem A: É também foi isso, mas não é isso exatamente!

Personagem B: Ah não?

Personagem A: Não! Você prestou atenção que no evangelho disse que temos que ficar muito atentos, de olhos beeem abertos, porque não sabemos quando nosso chefe vai chegar?

Personagem B: Nosso chefe?

Personagem A: Siiiim, Jesus ué!

Personagem B: Ah claro, é verdade mesmo... o evangelho falava isso... mas eu continuo sem entender!

Personagem A: Vou explicar... sabe eu tenho muitos afazeres, estudo, vou na natação, no futebol, no inglês, lavo a louça dia sim dia não, revezando com o meu irmão e ando muito cansado... então, seu resolvi que este mês todinho vou me vestir de padre, que é a pessoa que eu conheço que mais reza!

Personagem B: Nossa que boa ideia! Será que a gente não consegue uma roupa desta pra mim?

Personagem A: Amigo, você não é coroinha?

Personagem B: Sou.. será que de coroinha já serve?

Personagem A: Claro, é parecida... serve sim... e tem mais uma coisa, como neste mês estão rezando para os padres, como a gente também agora vai se vestir de padre, vão rezar para nós também e vamos ficar beeem fortes, nada de canseira... assim vamos estar prontinhos quando o chefe chegar!

Personagem B: Olha, amigo... mas to achando que sua ideia não é tão boa não...

Personagem A: Claro que é... um plano infalível!

Personagem B: É, mais vai que começam a acreditar que a gente é padre mesmo e começam a vir conversar com a gente, pedir para a gente dar conselhos, confessar o povo, ir lá no hospital visitar os doentes e ainda celebrar as missas... aqui tem 4 missas só hoje!

Personagem A: Ah, você tem razão... mas eu tenho uma solução... eu trouxe também o meu binoculo... que servirá para avistar de longe o padre Fulano e dizer que nós somos só dublês e que ele que sabe das coisas mesmo!

Personagem B: Ah, então tá bom... que ótimo que você trouxe o binoculo... porque assim podemos ficar de olho se Jesus também tá vindo...

Personagem A: Isso, essa era a ideia também... porque vamos precisar dormir... ai enquanto um dorme o outro fica de binoculo vigiando...tem que também acordar o outro e já começar a rezar, para Jesus saber que a gente reza todo dia...

Personagem B: Mas ai estaremos enganando, Jesus! E ele vê todas as coisas... tem um binoculo bem melhor que o seu!

Personagem A: Ai meu Deus... estou achando muito difícil este negocio de ficar vigilante... acho melhor este povo aqui da missa começar a rezar já para a gente ter uma ideia boa!

Personagem B: Empresta ai seu binoculo!

Personagem A: Pode pegar!

Personagem B: Olha lá vem a nossa catequista.... Oi tia!

Catequista: Olá meninos... personagem A, a festa junina já foi... porque ainda tá de vestido de padre?

Personagem A: Tivemos uma ideia, mas não deu certo... (cochicham para ela entender e contam tudo)

Catequista: Ai meus queridos! Como vocês são criativos...é ficar vigilante não é mesmo fácil... e isso só depende de nós....

Personagem A: Ah, mas nós vamos rezar para os padres ficarem vigilantes... isso é uma ajuda não é? Também precisamos de ajuda!

Catequista: Claro, é nosso dever rezar pelos nossos sacerdotes e ainda mais com este pedido especial desta missa que tivemos neste fim de semana e podemos também orar uns pelos outros, a oração é uma arma muito poderosa, nos faz fortes e cheios de alegria, de amor!

Personagem B: Isso é importante para ser vigilante!

Catequista: Sim, muito... quem não se fortalece na oração não fica em pé... é como um soldado que não almoçou... dorme de fraqueza! A oração é a nossa conversa com Deus, é o nossa força, assim como a Palavra de Deus, a Bíblia é nosso alimento!

Personagem A: Verdade! a gente tem a Bíblia das Crianças e sempre lemos... Então agora já sabemos o caminho! Temos que rezar sim, pelos padres, diaconos, nosso Bispo e nosso Papa, eles são nossos pastores e nos ajudam a rezar também por nós e entender as coisas de Deus, ensinam as coisas da Bíblia e ajudam a cuidar uns dos outros...

Personagem B: Isso, mesmo! Assim ninguém dorme... todo mundo vigia... vamos cuidar uns dos outros... e neste mês especial orar muito por estes nossos tesouros especiais!

Catequista: Isso ai, queridos! Assim vocês serão ótimos vigias... Jesus ficará orgulhoso!

Sugestão de Música

Um bom exemplo de vigilância é o soldado, um sentinela. Vamos ensinar esta linda musiquinha para nossos pequenos?




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Quem são os Padres, Diáconos, Bispo que as crianças conhecem? E o Papa? Ah este todas saberão!

Ensine a elas que hoje iniciamos o mês de oração  pelas vocações e vamos começar por eles. Explique o que cada um faz, qual é o seu papel, mostre fotos ou desenhos e pergunte a elas quais conhecem.

Mostre fotos dos paramentos... e pergunte quem usa este? Sejam criativos...

Escreva todos os nomes que eles disserem e faça um amigo secreto de oração sorteando os nomes.

Cada criança levará seu amigo secreto e ela e a família ficará responsável por fazer uma oração diária para ele.

Vamos lá? nossos amigos precisam MUITO da nossa oração!



Oração

Jesus, que eu a cada dia possa estar mais atento, de olhos bem abertos, quero fazer o bem, ficar pertinho do seu coração e trazer com isso mais e mais amigos para te conhecer, Senhor!

Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário