sábado, 16 de julho de 2016

Evangelho de Lucas 11,1-13

Missa de 24 de Julho de 2016


17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 
“A ORAÇÃO É DIÁLOGO COM DEUS”
                                               
Leituras
Primeira Leitura Gn 18,20-32
Salmo 137/138
Segunda Leitura  Cl 2,12-14
Evangelho Lc 11,1-13



Mensagem Principal
Deus habita em seu templo santo e nos reúne como filhos e filhas para celebrar. Neste domingo, somos instruídos sobre o valor e a importância da oração. Na Eucaristia descobrimos o rosto do Pai, que sempre se mostra favorável quando pedimos com fé e perseverança. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
Estas homilias, são antigas, mas o evangelho é sempre atual!





Mais um:



Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Amigo, eu aprendi uma coisa muito legal... estava ansioso para você chegar e eu te falar!

Personagem B: Que legal... então me conta, o que é?

Personagem A: Eu aprendi a rezar a oração do Pai Nosso!

Personagem B: Ah mais isso eu já sei faz tempo...(ao dizer isso ele reza a oração, bem rapidinho... como quem esta narrando um jogo de futebol) e logo depois completa...

Nossa você demorou muito para aprender, hein? Já tá há um tempão na Catequese!

Personagem A: Ah eu não sei rezar assim tão bem quanto você... eu ainda pulo umas partes... não sei ainda se eu sei ela inteira.... tenho que olhar aqui no papelzinho que a mamãe me deu!

Personagem B: Ai amigo... não acredito... vamos repete comigo... é treino... jajá você aprende é rápido vamos lá em te ensino?


Personagem A: Mas minha mãe me disse que não pode ser rápido, que tem que ser do coração... pensando em cada palavrinha...

Personagem B: Imagina, claro que não! Deus é muito ocupado... Imagina todo mundo rezando devagarinho, pensando na vida, cantando... de olhinhos fechados... não dá para ele prestar atenção não!

Personagem A: Será?

Personagem B: Tô te falando... eu rezo rapidinho quando eu acordo, quando eu vou dormir e seu eu precisar muito de ajuda Dele de dia ai eu rezo também....

Personagem A: Entendi...

Personagem B: É tem que aprender e ser mais focado, sabe... ir direto ao assunto... a oração do Pai Nosso é muito boa... porque já agradece, já pede e já ta tudo certo!

Personagem A: Huuum... pensei que eu tava fazendo, certo... que ia até te ensinar alguma coisa...

Personagem B: Ah mais tudo bem... eu que acabei te ensinando, mas a vida é assim mesmo né... tranquilo, amigo... não fique triste!

... chega a catequista:

Catequista: Olá crianças, vocês juntos aqui que coisa boa... eu acabei de preparar nosso encontrinho da catequese, vai ser um tema muito legal: a importância da oração!

Personagem B: Nossa que coincidência! a gente tava falando disso... tava explicando aqui, tia que temos que rezar assim, bem rapidinho... ser bem focado... Deus tem muito o que fazer né... nada de ler papelzinho, tem que decorar logo...sem perder tempo!

Catequista: Decorar? rezar rapidinho? Não, por favor! Não façam isso!

Personagem A e B: Não?

Personagem A: Ah eu sabia que tinha algo de errado!

Personagem B: Nossa... tô surpreso... eu acho que faço certinho... rezo todo dia assim!

Catequista: Queridos, rezar é conversar com Deus... ele tem TODO tempo do mundo para nós! Ele através do Espirito Santo, está presente em todos os momentos, em todos os lugares...

Personagem A: Verdade!

Personagem B: Verdade mesmo...esqueci disto!

Catequista: Nossa oração, nossa conversa com Deus tem que ter todo carinho... como se a gente estivesse conversando com um grande amigo, e de fato é não é?

Personagem A e B: Claro! Nosso, amigão!

Personagem A: E como você reza, tia? Tem alguma dica?

Catequista: Ah Jesus no evangelho de hoje nos dá uma excelente dica... ele fala do oração do Pai Nosso... ela tem tudo:

Louvor: reconhecer que Deus é todo poderoso, reconhecer e deixar isso muito claro no nosso coração

Agradecimento: Deus nos dá tudo, o pão, a saúde, nossa família, os amigos!

E os pedidos: Deus sempre está MUITO disposto a nos ouvir e atender, mas só nos concederá o que for para o nosso bem, o que vai nos manter pertinho do coração Dele...

E outra coisa muito importante... Não é nosso tempo é no tempo Dele!

Personagem B: Como assim?

Catequista: Muitas vezes achamos que Deus não atende os nossos pedidos!

Personagem B: É eu já pensei isso...

Catequista: Sim, eu também já... Deus sabe que temos esta dificuldade em entender este assunto! Ele nos dá o que queremos, somente quando analisa, vê certinho se precisamos mesmo, se nos fará feliz, se nos fará fazer o bem e não pensa só no hoje... ele vê além!

Personagem A: Vê além? tem olho biônico!

Catequista: (risos)... Mais que biônico, tem os olhos do tempo... como Pai amoroso ele nos dá o melhor...o melhor para sempre!

Personagem B: Entendi... é realmente, melhor então ter uma conversa, uma boa prosa... como diz o vovô!

Catequista: Isso, mesmo! Uma boa prosa, uma boa conversa... aquela que não pensamos no que temos que fazer depois, sem pressa e que quando termina nosso coração fica feliz... e mais que tudo, que queremos logo, logo que chegue a próxima...

Personagem A: E o melhor, é que a próxima pode ser qualquer hora né!?

Catequista: Isso mesmo! Deus está SEMPRE de coração aberto, ansioso... esperando a gente começar!

Personagem B: Vou pra casa já conversar com Jesus!

Personagem A: E eu vou lá na igreja...

Catequista: Isso, queridos... não importa o lugar... nem a hora, só importa o coração! Vão e não esqueçam, façam isso todo dia, toda hora, sempre que o coração tiver vontade!

Sugestão de Música

Uma musiquinha linda. Orar é:




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Vamos exercitar a oração? esta atividade está disponível no Igreja do Futuro - IEQ


Recorte dois  círculos em papel cartão ou papelão e, cole as respectivas figuras que representarão cada período do dia.  Manhã, tarde e noite. O círculo que tem a figura das crianças de joelhos (Fig,1), ficará por cima  da figura 2 e será preso por uma tachinha  "bailarina", aquela que após ser colocada no furo do meio, para a fixação, se abre uma ponta para um lado e outra para o outro lado.

Modo de Utilizar:  Você vai rodando o círculo de cima que vai mostrar cada período do dia enquanto vai falando sobre a oração ou ensinando um versículo bíblico.

Oração

Jesus, que cada dia mais e mais eu possa ter mais conversas com o Senhor. A oração é a nossa melhor conversa. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário