Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sábado, 4 de julho de 2015

Evangelho de Marcos 6, 7-13

Missa de 12 de Julho de 2015

“DEUS NOS CHAMA E NOS ORIENTA PARA A MISSÃO”


Leituras
Primeira Leitura Am 7,12-15
Salmo 84 / 85
Segunda Leitura Ef 1,3-14 
Evangelho Mc 6, 7-13

Mensagem Principal

A Igreja foi constituída sobre o fundamento dos apóstolos como comunidade de fé, de esperança e de caridade. E na liturgia deste domingo acompanhamos Jesus enviando os doze apóstolos em missão. Ele transmite orientações importantes que também são fundamentais para nós; afinal, todo batizado deve ser um missionário. Os discípulos são enviados para continuar a missão de Jesus: pedir mudança radical da orientação de vida (conversão), desalienar as pessoas (libertar dos demônios), restaurar a vida humana (curas). Os discípulos devem estar livres, ter bom senso e estar conscientes de que a missão vai provocar choque com os que não querem transformações.
Assim como o profeta Amós, também nós encontramos dificuldades em nossa missão. Nesses momentos, somos chamados a pôr em Cristo a nossa esperança, ouvindo a sua Palavra e confiando em sua Providência. Que possamos falar de Jesus com coragem e simplicidade e testemunhá-lo através de nossa vida, levando aos irmãos a experiência de viver a alegria do Evangelho.
(Fonte: Folheto Nova Aliança e Rodapé da Bíblia Edição Pastoral)


Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra de sandália, túnica e com uma túnica na mão procurando alguém. Encontra o Personagem B)

Personagem A: Até que enfim te encontrei!! Estava te procurando!!

Personagem B: Nossa... oi para você também!!

Personagem A: Me desculpe!! Oi... é que estou com muita pressa! Vamos?

Personagem B: Vamos para onde??

Personagem A: Ué? Você não recebeu a missão que Jesus??

Personagem B: Missão? Mas não sou padre!

Personagem A: Como assim não sou padre? Para essa missão não precisa ser padre?

Personagem B: Como não? Missão não é uma missa muito grande? E só padre pode celebrar!!

Personagem A: Claro que não!! Ai Meu Deus!! Missão é um chamado que Jesus nos faz!

Personagem B: Agora estou entendendo! E qual é a missão? Não recebi não!

Personagem A: Recebeu sim!! Se tivesse prestado atenção no Evangelho saberia! Então, Jesus nos chama para nos enviar de 2 em 2!

Personagem B: Nos enviar de 2 em 2? Como assim?

Personagem A: Então, Jesus nos envia para a missão de 2 em 2. Por isso é que eu estava te procurando! Para você ser a minha dubla na missão!

Personagem B: Ah Tá!! E para onde Jesus vai nos enviar?

Personagem A: Ah, para onde eu não sei! Só sei que temos que andar de 2 em 2, usar túnica e sandália. E não podemos levar nada nas mãos, apenas um cajado.

Personagem B: Não podemos levar nada?? Mas será que vai demorar? E não podemos levar nem um lanchinho para se der fome??

Personagem A: Não pode não. Então, pelo que entendi temos que ir na casa das pessoas e ficarmos lá. Aí comeremos o que as pessoas nos derem!

Personagem B: Ah... então devemos ir na casa das pessoas e ficar até que elas nos sirvam um lanche, um café?

Personagem A: Então Ele não fala aqui, mas acho que é isso mesmo!!

Personagem B: Que missão legal! Eu topo!!!

Personagem A: Bom, a orientação aqui é que se as pessoas não nos receberem, devemos sair sacudindo as sandálias para tirar a poeira dos pés.

Personagem B: Bom, se é um chamado de Deus, então vamos!

(Entra a Catequista)

Catequista: Oi Crianças!!

Personagem B: Que bom que você chegou, Catequista querida!!

Personagem A: Podemos ficar na sua casa?

Catequista: Claro! Mas por que?

Personagem B: Sabe o que é, estamos fazendo igual ao Evangelho de hoje. Jesus nos envia de 2 em 2 até a casa das pessoas.

Personagem A: Isso mesmo! E ficaremos lá até recebermos um lanche! É isso que vamos fazer. E estamos indo de túnica, sandália e levando apenas um cajado.

Catequista: Que lindo, estou emocionada! Dessa vez vocês entenderam direitinho o chamado de Jesus. Mas se confundiram em uns detalhes!

Personagem A: Quais detalhes?

Catequista: Assim, quando Jesus falou para só levar nada, apenas um cajado, duas túnicas e sandálias nos pés, Ele estava querendo dizer  que é para os discípulos irem com o coração sem apegos.

Personagem B: Apegos?

Catequista: Isso mesmo. Apegos as coisas. Prestem atenção: o cajado é um instrumento de trabalho do pastor. É exatamente isso que é o chamado de Jesus. Os discípulos, de 2 em 2, tinham a missão de levar a palavra de Jesus, seus ensinamentos, para mostrar o caminho de Jesus. Assim como os pastores fazem com as ovelhas.

Personagem A: Agora estou entendendo. Se os discípulos fossem livres dos apegos, eles iriam apenas com o amor de Jesus e seus ensinamentos!

Catequista: Isso mesmo! E esses apegos não são somente materiais... mas também pode ser a vergonha, o medo, a timidez! Eles saem do conforto para ir à missão de evangelizar!

Personagem B: Que lindo!! Os discípulos foram livres apenas levando o amor de Jesus?

Catequista: Muito bem! É isso mesmo! Eles chegavam até as pessoas simples e cheios do amor como Jesus. Agora, o convite que Jesus faz para nós hoje é um pouco diferente!!

Personagem A: Diferente?

Catequista: Isso mesmo! Jesus nos pede para irmos evangelizar, mas não da mesma forma que os discípulos. Hoje podemos entrar na casa das pessoas de outro jeito?

Personagem B: Como?

Catequista: Hoje temos muitos formas de evangelizar que na época dos discípulos não existiam! Hoje tempos a tecnologia que nos ajudam muito!! Podemos usar a internet, telefone para evangelizar, escrever uma cartão, fazer um cartão... E se algum amiguinho nos chamar para visitá-lo, podemos nesse momento evangelizar! Quem aceita essa missão??

Personagens A e B: Eu aceito!!

Catequista: Então vamos pedir que o Espirito Santo nos fortaleça, nos encorajem, nos capacite e nos dê sabedoria para evangelizar de todas as forças, mostrando para todos o maravilhoso amor que Jesus tem por nós!!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Em mais um Evangelho lidamos com a importante missão que Jesus nos confia, que é evangelizarmos! Mas o que precisamos ter para sermos um bom evangelizador?
Precisamos ter a armadura do Cristão que nos transforma em Incríveis Cristãos!

A sugestão para trabalhar essa questão é apresentar Jesus como o nosso Maior e Melhor Herói que existe. E que Ele nos quer transformar em Heróis para que, através da nossa evangelização, possamos trazer cada vez mais e mais pessoas para viver perto Dele.
Então vamos trabalhar com a passagem que está em Efésio 6, 10-20, que fala da Armadura do Cristão.

 Primeiramente é importante trabalhar todos os poderes da Armadura do Cristão:
- Capacete da Salvação
- Couraça da Justiça
- Cinto da Verdade
- Botas da Anunciação
- Escudo da Fé
- Espada do Espirito Santo que é a Palavra de Deus

Deve ser explicado poder por poder!
E no final dizer que esta armadura nos transforma em Incríveis Cristãos, pois nos dá força, coragem, sabedoria e nos move para a missão de anunciar, de evangelizar!
Depois pode montar a todos com a armadura.
Nesta foto, muito antiga, fizemos a armadura do Cristão em um retirinho!
Depois montamos todos com os seguintes materiais:
- Capacete da Salvação: foi feito de jornal, mas pode ser feito de bexiga;
- Couraça da Justiça: Fizemos de TNT em forma de capa. Mas pode ser feito duas tiras de TNT e colocado no peito;
- Cinto da Verdade: foi feito de TNT com o V de EVA;
- Escudo da Fé: foi feito de papel panamá, é um papelão;
- Bota da Anunciação: fizemos o cano da bota de TNT preto.

Que Deus nos conceda a Armadura do Cristão para que sejamos Incríveis Evangelizadores. Assim seremos discípulos de Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário