Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sábado, 27 de junho de 2015

Evangelho de Marcos 6, 1-6

Missa de 05 de Julho de 2015

“POIS, QUANDO ESTOU FRACO, ENTÃO É QUE SOU FORTE”


Leituras
Primeira Leitura Ez 2,2-5
Salmo 122 / 123
Segunda Leitura 2Cor 12,7-10)
Evangelho Mc 6, 1-6

Mensagem Principal

Neste domingo somos convidados a acompanhar Jesus, que na sua missão encontra muitas dificuldades em sua própria terra. Ele é desprezado por seus conterrâneos e vive a experiência da rejeição e da indiferença. Num mundo que muitas vezes julga pelas aparências e são discriminados, somos chamados a acolher sempre a todos. Que cada um de nós possa reconhecer em cada irmão o rosto do próprio Cristo, através do nosso serviço e acolhida.
Deus nos envia em missão e em nossa caminhada de fé encontramos muitas dificuldades. Mas a sua graça nos fortalece para que sejamos fiéis ao seu chamado.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com uma mochila enorme cheia de coisas e encontra Personagem B)

Personagem B: Oi Personagem A, tudo bem? Que legal você está indo viajar?

Personagem A: Estou sim. (Responde com uma carinha muito triste)

Personagem B: Nossa, mas que cara é essa para quem está indo viajar!

Personagem A: Estou indo embora, não porque eu quero...

Personagem B: Ah não? E por que você está indo embora?

Personagem A: Então, vou te contar! Eu resolvi trazer meus amigos para perto de Jesus. Aí no recreio, eu fui no meio da quadra, peguei a bola para eles me escutarem e comecei a falar de Jesus... você não vai acreditar no que aconteceu!!

Personagem B: O que aconteceu?

Personagem A: Eles começaram a brigar comigo, a mandar que eu fosse embora. Nem quiseram saber o que eu tinha para falar!

Personagem B: Também a maneira que você decidiu falar de Jesus não foi muito boa.

Personagem A: Olha só você também! Eu vou para as redondezas, como Jesus! Quem sabe lá eu serei ouvido!
(Vai saindo e dá de cara com a Catequista)

Catequista: O que está acontecendo? Personagem A você está indo viajar?

Personagem B: Deixa que eu explico. O Personagem A tentou falar de Jesus para seus amigos da escola, assim como Jesus fez.

Catequista: Que lindo Personagem A!

Personagem A: Lindo mesmo! Mas agora estou indo para as redondezas, como Jesus!

Catequista: Como assim? Redondeza?

Personagem B: Mas olha Catequista, o Personagem A tentou falar de Jesus de uma maneira errada! Ele foi lá, no recreio, pegou a bola do futebol dos amigos e quis falar de Jesus para eles! Claro que não deu certo!!!

Catequista: Olha Personagem A, tenho que te dar os parabéns!

Personagem A: (Com cara de feliz) Sério?

Catequista: Sério mesmo! Nem todo mundo tem a coragem que você teve de falar de Jesus!

Personagem B: Isso é verdade!

Catequista: Mas a maneira que você escolheu não foi muito boa. Os meninos queriam jogar bola. Por isso que eles não deram ouvidos para você.

Personagem B: Mas no Evangelho de hoje conta que nem Jesus foi ouvido em Nazaré.

Catequista: Isso mesmo. Nazaré era a terra de Jesu, onde Ele cresceu. As pessoas que o escutavam como o conheciam começaram a se perguntar que era aquele que falava com tanta inteligência e sabedoria? Começaram a duvidar!

Personagem A: Como os meus amigos?

Catequista: Como os seus amigos! Mas Jesus não desistiu. Ele contava com a coragem e a força do Espirito Santo para fazer a vontade de Deus.

Personagem B: Como todos nós precisamos, não é?

Catequista: Exatamente!! Todos nós precisamos! Muitas vezes tentamos evangelizar, falar de Deus, apenas com as palavras. Isso é importante. Mas mais importante ainda é evangelizar com a nossa vida, com as nossas atitudes. Por isso é que precisamos estar cheios do Espirito Santo.

Personagem A: Mas agora estou com medo de falar novamente para os meus amigos!

Personagem B: Não precisa ficar com medo não! Se estivermos cheios do Espirito Santo, Ele nos encoraja a fazer a vontade de Deus. E se não formos ouvidos, devemos ficar felizes pois fizemos a nossa parte. Não é Catequista?

Catequista: Muito bem, você entendeu direitinho! Agora, olha só Personagem A, eu conheço a história de um maravilhoso santo que soube muito bem evangelizar. Seu nome é Dom Bosco.

Personagem A: É mesmo? Como ele fazia?

Catequista: Dom Bosco primeiro ficava amigo, conversava sobre os gostos da pessoa... depois que tinha conquistado a amizade ele falava de Deus.

Personagem A: E dava certo?

Catequista: Sim, muito certo. Sabe por que? Porque, depois de conquistar a amizade, o coração da pessoa estava aberto para escutar sobre o que ele quisesse falar. Ele fazia muito isso no seu oratório!

Personagem B: Oratório?

Catequista: Oratório foi o lugar que Dom Bosco criou para evangelizar. Ele fazia amizade com as crianças e os jovens. Aí chamava todos para o oratório na sua casa. Lá eles brincavam, tomavam lanche e depois Dom Bosco falava de Deus, dando a catequese.

Personagens A e B: Que legal!!

Personagem A: Agora estou entendendo!! E já sei como vou falar de Deus para os meus amigos!!

Personagem B: Eu também!!

Catequista: Mas lembrem-se de duas coisinhas: Precisamos estar cheios do Espirito Santo e se eles não te ouvirem, fiquem felizes, pois fizeram a vontade de Deus! Então vamos de aproveitar agora para pedir que o Espirito Santo nos dê sabedoria, inteligência, coragem e alegria para fazer a vontade de Deus! Vem Espírito Santo!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

A sugestão para trabalhar este evangelho é sobre a necessidade que temos de evangelizar a todos que estão ao nosso redor, principalmente a nossa família, parentes e amigos!

A ideia é incentivar as crianças sobre essa necessidade de mostrar o amor de Jesus por cada um de nós. Então a sugestão é sentar as crianças em circulo, após a explicação do Evangelho, e conversar sobre o que é evangelizar e como podemos fazer isso.

Depois pedir que cada um dê uma sugestão para confeccionar algo que evangelize, como cartazes, cartão... Cada criança fará um material para evangelizar!


Pode ser entregue para cada criança este colete feito de TNT branco.
Faça também um quite de canetinha para que as crianças possam escrever e desenhar algo que ajude a Evangelizar.
Esta ideia veio a partir das camisetas que evangelizam.
Muito importante que as crianças escrevam algo para evangelizarem.


Que este encontro seja regado com a inspiração, a força e a coragem que o Espirito Santo traz para cada um de nós!!
Vamos levar mais pessoas para Deus!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário