sábado, 11 de julho de 2015

Evangelho de Marcos 6, 30-34

Missa de 19 de Julho de 2015

“ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO POR ELES”


Leituras
Primeira Leitura Jr 23,1-6
Salmo 22 / 23
Segunda Leitura Ef 2,13-18
Evangelho Mc 6, 30-34

Mensagem Principal

Estamos reunidos em torno de Jesus, o Bom Pastor, que nos conduz no caminho da felicidade. Ele se compadece de suas ovelhas a ponto de dar a sua vida por cada uma delas. Jesus é o Pastor compassivo e misericordioso, que nos conhece profundamente e nos acompanha em todos os momentos de nossa vida. Na alegria de pertencer ao seu rebanho.
O profeta denuncia os falsos pastores, que conduzem o povo para longe de Deus e anuncia que o Senhor enviará um pastor justo e sábio, que conduzirá e protegerá suas ovelhas. Essas palavras se cumprem plenamente em Jesus Cristo, um Pastor segundo o coração de Deus.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com travesseiro, uma cadeira de praia, óculos escuro e uma mochila. Depois que ele se senta, entra o Personagem B com uma pasta, caneta e folha para escrever)

Personagem A: Oi Personagem B, tudo bem? (Fala com voz bem calma e sossegada)

Personagem B Tudo ótimo! Nossa, você está bem tranquilo?! (Começa a escrever no papel)

Personagem A: Mas o que você está escrevendo aí?

Personagem B: Estou sendo obediente a Jesus!

Personagem\A: Então você está completamente errada, porque eu é que estou sendo obediente a Jesus.

Personagem B: Claro que não!! Você está sentado aí... cadê suas anotações?

Personagem A: Que anotações?! Olha, Jesus tem um convite a nos fazer hoje. Ele fala assim: "Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco"! Como aqui não tem deserto, resolvi vir a Igreja, que é um lugar calmo para obedecer o Senhor.

Personagem B: Ai Personagem A, claro que não! Onde já se viu, descansar?! (Escreve novamente)

Personagem A: Mas que tanto você anota aí?

Personagem B: Então como eu entendi muito bem o Evangelho!! Estou fazendo igual aos Apóstolos!

Personagem A: Igual aos Apóstolos? Como assim?

Personagem B: Isso mesmo! Estou anotando tudo o que todo mundo está fazendo aqui no meu caderno para contar para Jesus!

Personagem A: Mas isso é muito errado!

Personagem B: Claro que não!!

Personagem A: É sim!! Isso se chama fofoca!

Personagem B: (Começa a escrever novamente)

Personagem A: Para de escrever de mim!

(Começam a discutir. A Catequista entra)

Catequista: Mas como assim?? Por que vocês estão brigando??

Personagem A: Catequista querida, você não vai acreditar!! O Personagem B está anotando tudo o que todo mundo faz para contar para Jesus! Para fazer fofoca para Jesus!

Catequista: Fofoca para Jesus?

Personagem B: Claro que não! Estou fazendo igual aos Apóstolos que contaram tudo que estava acontecendo para Jesus!! Pior é o Personagem A que está aí sentando, descansando!!

Catequista: Sentado descansando??

Personagem A: Claro! Jesus que me convidou a sentar e descansar!!

Catequista: Meu Deus! Que confusão!! Já percebi que vocês estão falando do Evangelho, não é?

Personagens A e B: Sim!!

Catequista: Bom, na verdade os dois entenderam muito errado o Evangelho!! Em primeiro lugar os apóstolos não contaram o que todo mundo estava fazendo. Eles contaram para Jesus o que eles haviam feito e ensinado!

Personagem B: Feito e ensinado?

Catequista: Exatamente! Jesus deu a linda missão de continuar sua missão de evangelizar, de espalhar o Seu amor para todos! E os apóstolos souberam muito bem realizar esta missão.

Personagem B: Agora estou entendendo!

Catequista: Jesus ficou muito feliz mesmo com a missão dos apóstolos e percebeu que eles estavam cansados. Por isso é que Ele os convidou para descansar.

Personagem A: Nossa... e eu não fiz nada para estar cansado!

Catequista: Jesus é o verdadeiro pastor, capaz de dar a vida por suas ovelhas. Tanto que quando eles chegaram, Jesus teve compaixão, sentiu um amor tão grande pela multidão que correrão a pé para encontrar com Ele. Por isso que Ele começou a ensinar muitas coisas.

Personagem A: Jesus é maravilhoso mesmo!

Catequista: Muito!! Mas através desse evangelho, Jesus nos convida a continuar sua missão de espalhar o amor de Deus! E precisamos fazer isso com as nossas atitudes!

Personagem B: Com as nossas atitudes? Como assim?

Catequista: Exatamente! Precisamos falar de Jesus para todos ao nosso redor, mas principalmente mostrar que sempre escolhemos o caminho Dele em nossas vidas!

Personagem A: E como fazemos isso?

Catequista: Com as nossas atitudes. Por exemplo: Se escolho o caminho de Jesus posso brigar com o meu irmão ou com os meus amiguinhos?

Personagens A e B: Claro que não!

Catequista: Se escolho o caminho de Jesus posso ficar com preguiça de arrumar o meu quarto? Ou desobedecer os meus pais? Ou fazer birra?

Personagens A e B: Claro que não!!

Personagem B: Deixa ver se eu entendi: Não basta falar de Jesus, das maravilhas que Ele faz em nossas vidas. É preciso mostrar, com a nossa vida, que escolhemos sempre o caminho de Jesus através das nossas escolhas, das nossas atitudes?

Catequista: Muito bem! Você entendeu direitinho!

Personagem A: Ai meu Deus... eu não arrumei meu quarto como a minha mãe pediu! E ainda mais, falei para ela que Jesus queria que eu descansasse. Aí deixei ela falando sozinha e vim para a Igreja! E agora?

Catequista: Calma Personagem A! Jesus nos chama a segui-lo. Mas Ele sabe que somos pecadores, que erramos. Então nesses casos, precisamos parar e pensar se estamos no caminho de Jesus ou se desviamos do caminho Dele.

Personagem A: Bom, eu desviei com certeza!

Catequista: Então nesse caso, devemos voltar para o caminho de Jesus! Você sabe como?

Personagem A: Posso pedir perdão para a minha mãe pela desobediência e perdão a Jesus pela preguiça de arrumar o quarto. E então devo arrumar o meu quarto!

Catequista: Muito bem!! É isso mesmo!! Agora, tem uma coisa muito importante! Quando estamos cheios do Espirito Santo, Ele nos indica o caminho de Jesus e nos faz perceber quando desviamos deste maravilhoso caminho! E mais, Ele nos dá força e coragem de mostrar o caminho para todos ao nosso redor, como os apóstolos fizeram! Vamos pedir que o Espirito Santo realize tudo isso em nosso coração!!


Sugestão de Música

Esta musiquinha demonstra a alegria de ser uma ovelhinha de Jesus! Aproveite para enfatizar que a alegria contagia e traz mais e mais amiguinhos para Jesus e lembre também o Cristão não pode NUNCA ficar parado... tem que evangelizar sempre!



Ideia para trabalhar esse Evangelho
Sentimos muito forte que nesta dinâmica precisamos trabalhar com os pequenos a imagem do pastor de ovelhas, que como nas Parábolas de Jesus, simboliza o próprio Deus, o seu colo e todo o seu amor e profundo zelo com a gente!

Que tal falar de Davi? um grande pastor, e um pastor menino... Ele será nosso exemplo!

Escolha uma imagem de um pastor de ovelhas, nós escolhemos esta aqui do site: azcolorir.com
Tente ampliá-la e fixe em uma parede da sala de catequese, senão dê um a cada criança somente...



Tem muitas outras lindas gravuras lá, você pode escolher a sua!

Não se esqueça de enfatizar as seguintes características:

- O pastor...
Carinhoso com as suas ovelhas
Conhece cada uma pelo nome
Sabe agrada-las
Sabe reprende-las também, educar no amor
Jamais abandona suas ovelhas
Se prepara para ir conduzir o rebanho (roupas, cajado, algo para chama-las, no caso de Davi a arpa)

Depois desse momento, importante chamar a atenção das crianças de quem são os pastores que elas conhecem... Exemplo: O nosso querido Papa, os Bispos, padres... mas também nossa catequista e os nossos pais.

E também do quanto podemos apontar o caminho de Jesus para todos ao nosso redor. Esse é um chamado muito importante que Jesus nos faz, chamado a evangelizar, principalmente com as nossas atitudes!!

Vamos trazer mais e mais pessoas para o caminho de Jesus!!!
Que o Espirito Santo nos inspire, nos fortaleça e nos dê coragem para cumprir esta linda missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário