domingo, 24 de maio de 2015

Evangelho de Mateus 28, 16-20

Missa de 31 de Maio de 2015

Resultado de imagem para desenho colorido da santíssima trindade
www.amiguinhosdedeus.com
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE 
UM DEUS COMUNHÃO 


Leituras
Primeira Leitura Dt 4,32-34.39-40
Salmo 32 / 33
Segunda Leitura Rm 8,14-17
Evangelho Mt 28,16-20


Mensagem Principal

A Solenidade da Santíssima Trindade nos recorda que Deus não é um ser solitário, individual, perdido nos espaço infinito. Pelo contrário, é um Deus comunitário, uma família divina, uma comunidade de vida e de amor. Deus é comunhão entre si e conosco, e é a partir desta realidade que existimos, nos movemos e somos. Somos obras do amor trinitário, e nossa missão é amar.
Guardar as leis e os mandamentos do Senhor é sinal de sabedoria, inteligência, e não de escravidão. E os que se deixam conduzir pelo Espírito Santo herdarão também o Reino de Deus, pois o próprio Cristo caminha com eles. 


Ideia de roteiro para teatro


(Entra Personagem A segurando alguns baldes e encontra com Personagem B)

Personagem B: Oi Personagem A! Tudo bem com você?

Personagem A: Oi Personagem B! Comigo está tudo ótimo!        

Personagem B: Tem certeza? Por que você está trazendo esses baldes aí?

Personagem A: Sabe o que é, eu resolvi ser discípulo de Jesus!

Personagem B: Nossa, que legal! Eu também! Por isso é que eu trouxe essas cartolinas aqui e canetinhas. Mas não estou entendendo o porque destes baldes!

Personagem A: Pera que vou explicar! Na missa, que eu prestei muita atenção, o padre leu no evangelho a história no monte!

Personagem B: Que monte?

Personagem A: Pelo visto não prestou muito atenção no Evangelho, hein?! Os 11 apóstolos foram no monte que Jesus tinha falado! Chegando lá, viram Jesus e ajoelharam diante dele!

Personagem B: Ah, esse monte! E lá eles escutaram Jesus dizer para eles irem, transformarem o povo em discípulos dele, batizando e ensinando o caminho de Jesus.

Personagem A: Ah, você prestou atenção sim! Pois então, eu decidi ser discípulo de Jesus. Por isso é que eu trouxe esse balde aqui!

Personagem B: Mas para quê?

Personagem A: Jesus falou para os apóstolos irem e batizarem a todos. Eu vim buscar água aqui da Igreja, pois a água daqui já deve ser benta! Você viu alguma torneira por aí?

Personagem B: Não Personagem A! Não é para sair batizando ninguém. Até mesmo só quem pode batizar são os padres e diáconos!

Personagem A: Ah não? Que pena! Queria mesmo é sair por aí molhando todo mundo! Ia ser muito divertido! (risos)

Personagem B: Claro que não! Olha, Jesus quer que nós sejamos discípulos dele. Ele quer que nós sigamos seus ensinamentos e andemos no seu caminho!

Personagem A: E como é ser discípulo?

Personagem B: Eu aprendi na catequese que ser discípulo é seguir o caminho de Jesus, obedecer aos 10 mandamentos, ir a missa, rezar e também falar de Jesus e do seu reino para todos.

Personagem A: Ah! Nossa, eu quero muito ser discípulo de Jesus!! E por que você trouxe essas cartolinas e canetinhas aqui?

Personagem B: No Evangelho Jesus falou que era para os apóstolos transformarem todos em discípulos dele, não falou?

Personagem A: Falou sim!

Personagem B: Então, eu tive uma grande ideia!! O que você acha de fazermos uns cartazes falando de Jesus! Ai A gente cola na escola, na parede da nossa casa...

Personagem A: Olha que legal! Mas e se meus amiguinhos me verem fazendo isso? Ah, vamos fazer o seguinte, eu desenho com você e você cola nos lugares, ta?

Personagem B: Que coisa mais feia Personagem A!

(Entra a Catequista)

Catequista: Que feio que nada Personagem B! O Personagem A é uma obra linda de Deus!

Personagem B: Oi Catequista. Que bom que você chegou! Não estou falando que Personagem A é feio, mas que o que ele quer fazer é que é feio!

Catequista: E o que ele quer fazer?

Personagem A: Catequista, nós queremos ser discípulos de Jesus e ajudar a todos serem discípulos. Então Personagem B teve uma idéia de fazermos uns cartazes falando de Jesus e do Reino de Deus.

Personagem B: Só que Personagem A está com vergonha de que os amigos dele veja ele colando os cartazes!

Catequista: É realmente feio! Não podemos ter vergonha e nem medo das pessoas verem que somos de Deus. Sabe, os apóstolos estavam com medo e o que Jesus derramou para eles?

Personagem B: Eu sei, eu sei! Jesus derramou o Espírito Santo. É o Pentecoste!

Catequista: Isso mesmo! E o Espírito Santo tirou deles toda a vergonha e todo o medo! Assim eles saíram por aí pregando a todos!

Personagem A: Nossa, é verdade!!

Catequista: Sabem crianças lindas do meu coração, Jesus tem algumas coisas importantes sobre esse evangelho de hoje. A primeira dela é que hoje estamos comemorando a solenidade da Santíssima Trindade! Significa que precisamos acreditar que temos um Deus em 3 pessoas!

Personagem B: Eu sei!! É Deus Pai, Filho e Espirito Santo!

Personagem A: Catequista você esqueceu a 4 pessoa, que é o Amém!!

Catequista: Não Personagem A, o Amém é uma resposta! Olha só que interessante. Quando falamos da Santíssima Trindade, podemos lembrar do brigadeiro!

Personagem A: Brigadeiro?

Catequista: Isso mesmo! Para fazer o brigadeiro usamos 3 ingredientes: Leite condensado, manteiga e chocolate. Eles se misturam e não se separam mais! Assim como a Santíssima Trindade! E no brigadeiro conseguimos ver apenas um ingrediente. Vocês sabem qual é?

Personagem B: O Chocolate!! Ah... como na Santíssima Trindade conseguimos ver apenas Jesus na Eucaristia!

Catequista: Isso mesmo!! O grande segredo desse evangelho é o seguinte: Jesus nos pede para transformarmos todos em seus discípulos, porque somos marcados com o Sinal do Cristão que é o Sinal da Cruz. E a Santíssima Trindade está presente no sinal da Cruz. Então é ela que nos fortalece, tira toda a vergonha e nos encoraja a luz para indicar o caminho de Jesus para todos!

Personagem A: É verdade! Por isso é que eu quero mesmo que todos saibam que quero ser discípulo de Jesus! E trazer mais e mais pessoas para pertinho Dele.

Catequista: E prestem atenção. O mais lindo nesse Evangelho é que Jesus nos faz uma promessa! Ele promete que estará conosco até o fim do mundo. Ele não nos deixa sozinhos nem um segundo. Por isso Ele manda o Espírito Santo, para ficar conosco e nos dar toda a força, sabedoria e coragem!

Personagem B: E é importante ter Fé na Santíssima Trindade! Para levar este lindo sinal a todos que estão ao nosso redor. Assim seremos de verdade discípulos de Jesus, Não é mesmo Catequista?

Catequista: Isso mesmo! Fico tão feliz que vocês aprenderam direitinho!! E quem quer ser discípulo de Jesus? Então vamos abrir nosso coração (gesto de abrir o coração) e pedir que Santíssima Trindade nos fortaleça e nos encorajem para esta importante missão!

Personagem A: Agora sim. O Personagem B, vamos correr fazer os cartazes! Acho que podíamos também colocar um cabo de vassoura para sairmos em passeata...

Personagem B: Boa idéia! E podemos chamar mais os amigos da catequese, do prédio, da escola... então vamos! Tchau criançada, e não se esqueçam de que agora somos todos discípulos de Jesus!!!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Esse é um Evangelho muitíssimo Rico para se trabalhar com as crianças!

Em primeiro lugar é importante trabalhar bem a Santíssima Trindade!! Gostamos muito de usar o Brigadeiro para explicar! Levamos os 3 Ingredientes: Leite condensado, Chocolate e Manteiga.
Pode misturar os 3 ingredientes em um refratário e mostrar que os ingredientes misturados não se separam. Pode perguntar qual ingrediente que eles conseguem ver. O chocolate nesse caso representa Jesus que vemos na Eucaristia! E depois volta com os brigadeiros para que eles comam. Nessa hora, pode ser falar que a forminha é o nosso coração e o quão doce nossa vida fica quando temos a Santíssima Trindade conosco.

Outra questão importante é de sermos discípulos de Jesus e transformarmos todos ao nosso redor em discípulos iluminando o caminho com o Sinal do Cristão, o Sinal da Santíssima Trindade, da Cruz.

Os discípulos, depois de pentecostes, foram realizar a grande missão de Evangelizar. Esta mesma missão que somos chamados também!

Esta imagem é muito interessante! A Santíssima Trindade é como esta Árvore. O Pai cria a raiz, Jesus com seus ensinamentos faz crescer o tronco firme / forte e o Espírito Santo, presente na copa, onde se dão os frutos.

Como somos discípulos de Jesus, precisamos estar ligados na raiz de Deus Pai, fortalecidos na prática dos ensinamentos de Jesus e cheios do Espírito Santo para produzirmos o grande fruto que é viver no amor!
Assim conseguiremos testemunhar e trazer mais e mais pessoas para perto de Jesus!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário