segunda-feira, 18 de maio de 2015

Evangelho de João 20, 19-23

Missa de 24 de Maio de 2015


"MISSA DO DIA DE SOLENIDADE DE PENTECOSTES
RECEBEI O ESPÍRITO SANTO"



Leituras

Primeira Leitura At 2, 1-11
Salmo 103/104
Segunda Leitura 1Cor 12B-7.12-13
Evangelho Jo, 20, 19-23


Mensagem Principal


Hoje a Igreja se reúne para celebrar a Solenidade de Pentecostes, ou seja, a vinda do Espírito Santo, promessa do Pai. O Espírito Santo, dom de Deus a todos os que creem, dá a vida, renova, transforma, constrói a comunidade e faz nascer assim uma nova humanidade, reunida em torno do Ressuscitado. É o Espírito que nos permite superar os nossos medos, limitações e ainda nos impulsiona a sermos testemunhas vivas do amor de Deus manifestado na Pessoa e nas obras de Jesus. É o Espirito Santo, o nosso grande amigo, aquele tudo transforma, que nos faz ser melhor a cada dia e que nos inspira para deixar o coração de Deus mais e mais feliz!


Ideia de roteiro para teatro

O personagem A chega correndo na Catequese, antes de todos e ainda ofegante começa a falar com a catequista!

Personagem A - Olá catequista, tudo bem? Eu tô muito empolgado para te explicar sobre a minha aulinha de catequese deste fim de semana: Pentecostes!

Catequista - É mesmo? você pesquisou sobre o tema de hoje? Que ótimo! Fico muito feliz!

Personagem A - Sim, sim... eu também fiquei muito feliz comigo! hehehe

Catequista - Mas me conte, o que você tem para me dizer?

Personagem A - Não, não vou falar só para a senhora não... porque fiquei corajoso! e vou fazer que todos entendam e acreditem em mim! O ES me deixou muito poderoso!

Catequista - Entendi... mas gostaria que primeiro você me contasse... afinal eu sou a catequista não, é... não posso ficar assim sem saber... me conta?

Personagem A - Tá bem... mas faz de conta que num sabe de nada quando eles chegarem, combinado?

Catequista - Combinado!

Personagem A - Muito bem! Pois então, os discípulos estavam trancados e com medo... porque depois que Jesus morreu, se sentiam muito sozinhos, Jesus era amigão deles!

Catequista - Isso, continua... tô gostando muito!

Personagem A - Eles estavam muito medrosos mesmo e ficavam fechados em casa... então Jesus viu lá do céu, eles medrosos, então primeiro Jesus mandou ventania e fogo... e eles ficaram com tanto medo que até aprenderam a falar novas línguas... acho que era japonês ou alemão, porque só alguns entendiam...Foi o ES.... que faz a gente aprender coisas novas e ser corajoso!

Catequista - Não, não... deixa eu te ajudar!

Personagem A - Não peraí, Agora que vem a melhor parte... Jesus vem e diz: A paz esteja convosco... e ele falou isso porque o ES é da pombinha também... da pomba da paz! E disse que o ES seria o grande amigo deles e nosso também e fim! Viu, acertei! Será que os amiguinhos já estão chegando?

Catequista - Nossa... muitas coisas você acertou mesmo, parabéns!

Personagem A - Ah muito obrigada... eu pesquiso muito na internet! tem até mais coisas que nem falei... mas depois posso te contar...

Catequista - Ah eu imagino... mas você fez algumas confusões...

Personagem A - Será? não pode ser... pesquisei em fontes seguras!

Catequista - Primeiro: a fonte mais segura é a palavrinha de Deus, a Bíblia, lembra?

Personagem A - Sim... verdade... Desculpe... agora to inseguro... pode me explicar então o que aconteceu em Pentecostes?

Catequista - Claro! O vento e o fogo eram sim o ES e a língua que eles falaram é a linguagem do próprio ES... é uma maneira de falar com Deus quando você está cheio do ES, faltam palavras e estas palavras novas aparecem e Deus entende! É uma oração!

Personagem A - Que máximo...

Catequista - E a paz, não é a pombinha da paz... este é um símbolo do ES, a paz é a própria presença do ES, do amigão que Jesus deixou pra gente! Entendeu?

Personagem A - Sim, tudinho! E quero ouvir tudo de novo quando os amiguinhos chegarem... e vou anotar para contar lá em casa também...

Catequista - Que ótimo, Jesus se alegra! porque esta foi a grande intenção quando ele nos deixou o ES, nosso amigão, que possamos falar do amor Dele e fazer mais e mais pessoas sentir este amor! Vamos começar a aulinha de hoje, queridos?


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Nossa, Pentecoste nos traz muitaaaas ideias maravilhosas... é o Espírito Santo que inspira não é?
Então vamos lá:

Oração ilustrada


Pomba do Espirito Santo

Falar deste símbolo que é tão especial, que nos transmite paz, que se movimenta e traz boas notícias! Como o ES faz com a gente, nos inspira, nos aconselha. Explicar as crianças que o ES só age com o coração obediente e atento...
É o ES que faz o nosso coração se acalmar e ficar mansinho... que nos ajuda a rezar e nos dá aquela luz, aquela ideia que precisamos nos momentos mais dificeis... por exemplo uma prova na escola... Mas sem estudar, não dá! rs


Preparando o ambiente do encontrinho

Podemos trabalhar mais este símbolo do ES, o fogo! A chama que nos aquece e ilumina...que tirou todo o medo dos discipulos! Deu força e coragem!

Foguinhos no teto, pendurados no fio de nylon


E podemos fazer um foguinho para colocar na cabeça... como em Pentecostes


Nenhum comentário:

Postar um comentário