domingo, 31 de maio de 2015

Evangelho de Marcos 3,20-35

Missa de 07 de Junho de 2015


A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS É FORMADA POR AQUELES QUE REALIZAM NA PRÓPRIA VIDA A VONTADE DE DEUS!


Leituras
Primeira Leitura Gn 3,9-15
Salmo 129 / 130
Segunda Leitura 2Cor 4,13-18-5,1
Evangelho Mc 3,20-35

Mensagem Principal

Deus nos faz um convite de olhar com misericórdia os mais necessitados e a não julgar. Mas  é preciso ser testemunha de Cristo perante o mundo, fazendo a vontade de Deus, o que exige muitas vezes renúncia e abertura aos outros numa postura de caridade e solidariedade. Dessa forma, no Reino de Deus não cabe a divisão entre seus membros, pois o Reino e a Salvação são para todos, e não para “aqueles” que achamos “dignos”, pois os parâmetros de Deus são diferentes daqueles utilizados pelos seres humanos.
Em Jesus está presente o Espírito Santo, que o leva à missão de libertar e desalienar os homens. Por isso ele é acusado de estar «possuído por um espírito mau.» Tal acusação é pecado sem perdão. Para os acusadores, o bem é mal, e o mal é bem. Eles, na verdade, estão comprometidos e tiram proveito do mal; por isso, não reconhecem e não aceitam Jesus.
Enquanto a família segundo a carne está «fora», a família segundo o compromisso da fé está «dentro», ao redor de Jesus. Sua verdadeira família é formada por aqueles que realizam na própria vida a vontade de Deus, que consiste em continuar a missão de Jesus.



Ideia de roteiro para teatro

(Entra Personagem  com vários crachás nas mais e encontra o Personagem  B)

Personagem B: Oi Personagem A! Nossa o que você está fazendo?

Personagem A: Oi Personagem B! Estou em uma missão muito importante!

Personagem B: Missão? Assim em uma missa grande?

Personagem A: Claro que não Personagem B! A missão que estou falando é a missão de Deus! Um chamado de Deus! Entende?

Personagem B: Agora estou entendendo!! Deus então te pediu algo?

Personagem A: Exatamente! Pediu para mim, pois sou uma pessoa muito bem preparada para realizar essa missão!

Personagem B: Muito bem preparada? Como assim?

Personagem A: Claro, muito bem preparada! Afinal sei muito o que fazer para ser da família de Jesus!! Por isso é que Deus me pediu essa missão!

Personagem B: Nossa, mas fala logo! Que missão é essa??? Já estou curiosa!

Personagem A: Vou dar uma dica! Tem haver com o Evangelho de hoje! Você prestou atenção?

Personagem B: Claro que eu prestei! Bom, tem haver com o Evangelho de hoje?! (Pensa...) Ah já sei!!! Deus pediu para você fazer a vontade Dele? Realmente é uma missão muito difícil para você!!

Personagem A: Que isso, Personagem B?! Como assim difícil?! Olha você quase acertou!! Como eu sou uma pessoa que sempre faz a vontade de Deus...

(Personagem B interrompe)

Personagem B: Sempre faz a vontade de Deus? E aquele dia que você não veio a missa para ficar no club??

Personagem A: Bom...

Personagem B: E aquele dia que faltou a catequese para ficar jogando videogame?

Personagem A: Pode parar por aí!! Eu decidi começar a fazer a vontade de Deus agora!! E estou me esforçando muito!! Por isso é que sou uma pessoa muito bem preparada para realizar a missão que Deus está me pedindo!

Personagem B: Ah tá!! E qual missão é essa?

Personagem A: Bom, Jesus está voltando e quero muito facilitar seu trabalho! Então senti no coração que a vontade de Deus para mim era que eu identificasse para Jesus as pessoas da sua família!

Personagem B: Identificasse para Jesus as pessoas da sua família? Como assim??

Personagem A: Exatamente! Trouxe até esses crachás aqui! Bom, vou começar a minha missão com você! E se você for da família de Jesus poderá me ajudar! O que você acha?

Personagem B: Bom, vamos ver então! Pode começar!!!

Personagem A: Você acredita em Deus?

Personagem B: Claro, acredito muito em Deus!

Personagem A: E me diz uma coisa, você faz a vontade de Deus?

Personagem B: Eu procuro sim fazer a vontade de Deus! Às vezes dou uma tropeçada, mas sempre volto para o caminho!

Personagem A: Agora uma pergunta difícil, você já comeu maça??

Personagem B: Já comi sim! Aliás é uma das frutas que eu mais gosto!

Personagem A: Ah que pena!! Você não pode ser da família de Jesus porque desobedeceu a Deus!

Personagem B: Como assim desobedeci a Deus?

Personagem A: Comeu a maça proibida! A primeira leitura fala claramente que Adão e Eva desobedeceram a Deus quando comeram a maça! Então... Pare de comer maça e seja da família de Jesus!

Personagem B: Olha, acho mesmo que essa missão sua é uma furada!! Eu vou chamar a catequista e contar o que você está fazendo?

(Personagem B sai para chamar a Catequista. Enquanto isso a Personagem A continua sua busca)

Catequista: Que confusão você está fazendo Personagem A!!

Personagem A: Confusão?? Como assim?

Catequista: Vou explicar!! A grande vontade de Deus para cada um de nós é que sejamos da nova família de Jesus!

Personagem A: Exatamente!! E para isso precisamos fazer a vontade de Deus!

Catequista: Isso mesmo! Nesse ponto você acertou!! Fazer a vontade de Deus é sempre colocar Deus em primeiro lugar! É sempre seguir o exemplo de Jesus no amor, no perdão e na compaixão, no sentir o mesmo que o outro.

Personagem B: Isso tudo é lindo, mas como faço para fazer a vontade de Deus?

Catequista: Fazer a vontade de Deus muitas vezes faz com que deixamos de lado um pouco as nossas vontades para que Deus fique em primeiro lugar! Quem faz a vontade de Deus sempre deve obedecer, pois quem obedece nunca erra. Assim nos tornaremos da família de Jesus.

Personagem A: E não pode também comer a maça!

Personagem B: Ah, mas eu amo comer maça!!

Catequista: Olha só, na primeira leitura não fala que Adão e Eva comeram a maça e sim que comeram o fruto que Deus havia proibido! Deus estava mesmo testando a obediência dos dois! E eles desobedeceram!

Personagem B: E Deus os expulsou do Jardim de Éden!!

Catequista: Isso mesmo! Prestem muita atenção, Deus nos amam muito e tem sonhos lindos para cada um de nós! Ele espera que saibamos o obedecer e fazer a Sua vontade na nossa vida para que sejamos felizes e nos tornamos da nova família de Jesus!

Personagem A: Agora estou entendendo! Nunca mais vou ter preguiça de rezar ou ir a catequese. Vou sempre a missa e prestar bastante atenção! E também vou obedecer mais meus pais, professora e a minha catequista querida!

Personagem B: E me diz uma coisa importante... como eu sei qual é a vontade de Deus??

Catequista: Esta é uma pergunta muito inteligente! Para saber qual é a vontade de Deus é preciso ser próximo de Deus, ser amigo Dele! E isso vem com a convivência através da oração! Na oração escutamos em nosso coração a vontade de Deus! Mas tem um outro segredinho também!!

Personagem A: Conta, conta... amo segredinho!!

Catequista: Vou contar!! Se procuramos viver imitando Jesus estamos fazendo sempre a vontade de Deus! 

Personagem B: Imitando Jesus!! Isso eu sei!! Imitar Jesus no amor, no perdão... no jeito de ser! É isso?

Catequista: Isso mesmo, você entendeu direitinho! A nova família de Jesus é formada por aqueles que realizam na própria vida a vontade de Deus, que consiste em continuar a missão de Jesus. O que vocês de realizar esta missão diferente?

Personagem A: Como assim?

Catequista: Ao invés de identificarmos quem são os familiares de Jesus... podemos continuar a missão de Jesus. Podemos escrever nesses crachás o seguinte: Quer fazer parte da nova família de Jesus? Aí podemos sair distribuindo. A pessoa que receber vai responder a nossa pergunta! Então explicamos como faz para fazer parte da nova família de Jesus! O que vocês acham?

Personagem A e B: Maravilhoso!

Catequista: Dessa forma, traremos mais e mais pessoas para esta linda família! E vocês crianças aceitam essa missão? Então vamos pedir ao Espirito Santo que nos fortaleça a sempre faz a vontade de Deus e continuar a missão de Jesus!!


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Antes de colocar a sugestão para trabalhar esse Evangelho, comece peguntando: O significa a palavra Família? O que é preciso ter para que a família seja feliz? E o que atrapalha a família? Vai anotando tudo.

Depois conte para as crianças que Jesus tem um grande convite para nos fazer hoje!!! E entregue este convite!


O que elas responderam?? Querem fazer parte da nova Família de Jesus?
Vamos trabalhar esta questão no encontro de hoje: Para fazer parte da Nova Família de Jesus é preciso fazer a vontade de Deus. E para fazer a vontade de Deus basta viver imitando Jesus!

Pegar uma folha de papel pardo e pedir para que uma criança deite em cima do papel. Faça o molde do corpinho da criança. Explique que esse molde representa cada um de nós. Em uma partilha, pergunte para as crianças qual são as atitudes importantes para fazermos a vontade de Deus. Em que precisamos imitar Jesus. Então escreva dentro do molde tudo o que eles forem falando. Agora do lado de fora escreva as atitudes que nos atrapalham a fazer a vontade de Deus e nos afasta de Jesus.

Podemos trazer mais e mais pessoas para ser da família de Jesus. Para isso precisamos contar como nos transformamos em irmãos de Jesus fazendo a vontade de Deus. Assim podemos trazer nossa família (papai, mamãe, irmãos...) para perto de Jesus!

Entregar para cada criança esse porta retrato para que ela desenhe a sua família ao lado de Jesus.
Esta será a lembrança que a criança levará para casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário