domingo, 7 de junho de 2015

Evangelho de Marcos 4, 26-34

Missa de 14 de Junho de 2015

“SOMOS PLANTADOS NO REINO DE DEUS”


Leituras
Primeira Leitura Ez 17,22-24
Salmo 91 / 92
Segunda Leitura 2Cor 5,6-10
Evangelho Mc 4,26-34

Mensagem Principal

A missão de Jesus é portadora do Reino de Deus e da transformação que ele provoca. Uma vez iniciada, a ação de Jesus cresce e produz fruto de maneira imprevisível e irresistível.
Na liturgia deste domingo cabem os seguintes questionamentos: como nós, cristãos, temos anunciado o Reino de Deus? Temos ajudado na sua propagação? São questões que precisam ser respondidas com a vida, através da experiência que fazemos com Jesus Cristo nos sacramentos, na vida em comunidade, na família e nos demais ambientes.
É necessário que o cristão se alimente da Palavra da vida para despertar o entusiasmo e a alegria de anunciar o Reino de Deus a todos.
(Fonte: Folheto Nova Aliança e Rodapé da Bíblia Edição Pastoral)


Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com um megafone e encontra Personagem B que entra com material para plantar).

Personagem A: Oi Gente, oi Personagem B! Nossa, o que você está fazendo com esse material aí?

Personagem B: Olá criançada!! Oi Personagem A! Pelo visto você não prestou atenção no Evangelho de hoje.

Personagem A: Claro que eu prestei!! Olha só o que eu trouxe!! Você é que cochilou no Evangelho!!

Personagem B: Ai meu Deus!!! Claro que não... Presta atenção!!! Semana passada eu aprendi que para ser da família de Jesus precisa fazer a vontade de Deus. Estou me esforçando muito!

Personagem A: Eu também estou!! Mas continua!

Personagem B: Então resolvi plantar a semente de mostarda para fazer crescer o Reino de Deus! Assim mais e mais pessoas poderão ver o Reino e querer fazer parte dele!

Personagem A: Como é que é? Você resolveu plantar semente de mostarda? Como assim?

Personagem B: Exatamente. Jesus falou no evangelho muito bem claro que o Reino de Deus é a Plantação de Mostarda! Vocês não escutaram isso? (Pergunta para as crianças)

Personagem A: Mas será que você está certo???

Personagem B: Tenho certeza absoluta! Aqui no Evangelho fala que o Reino de Deus é a semente de mostarda que é pequenina, como a gente, mas quando é plantada cresce e fica a maior de todas as plantações!

Personagem B: Entendi! Realmente você prestou atenção e entendeu o Evangelho!! Acho que estou errada então!! Posso te ajudar?

Personagem A: Mas calma! Me conta porque você trouxe um megafone?

Personagem B: Bom, a moça que fez o comentário da missa falou uma coisa muito interessante. Ela perguntou o que temos feito para anunciar o Reino de Deus! Então, como eu quero também fazer a vontade de Deus, trouxe um megafone para falar sobre o Reino de Deus! Mas confesso que eu não sabia como iria anunciar!

Personagem A: Maravilhoso!! Você está muito certa também!!! Olha só a ideia que eu tive: plantamos a semente de mostarda para o Reino de Deus crescer e depois saímos anunciando as pessoas que o Reino de Mostarda de Deus está pronto!!! O que você acha?

Personagem B: Perfeito!! Acho mesmo que Jesus ficará muito feliz conosco!! Então vamos começar! Você já escolher um lugar para plantar e eu já vou anunciando!!

Personagem A: Combinado!

(Catequista entra e escuta)

Personagem B: Venham todos... a plantação do Reino de Mostarda de Deus já vai aparecer!!

Catequista: Reino de Mostarda de Deus?? Que história é essa?

(Personagem A explica tudo para a Catequista)

Catequista: Ai meu Deus que confusão vocês estão fazendo!! Mas uma coisa é para ficar muito feliz... vocês estão mesmo se esforçando para fazer a vontade de Deus! E hoje aprendemos que precisamos mesmo Anunciar o Reino de Deus!!

Personagem B: Tá vendo!! E eu trouxe até um megafone para isso!

Catequista: Muito bem Personagem B! Mas deixa eu explicar umas coisinhas! Jesus, no Evangelho de hoje, nos ensinou através de parábolas.

Personagem A: Não Catequista!! Nem havia televisão naquela época!

Catequista: Televisão?

Personagem A: Sim. Como Jesus podia ensinar através da parábolas?

Personagem B: Ai Personagem A... a Catequista falou a palavra parábola e não parabólica!

Personagem A: Me confundi!! Mas o que significa Parábola?

Catequista: Parábola são histórias que Jesus contava para nos ensinar. Então, Jesus falou que o Reino de Deus é COMO um grão de mostarda que quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra.

Personagem A: Então estou certo!!!

Catequista: Não Personagem A. Jesus comparou o Reino de Deus ao grão de mostarda. Podemos pensar assim: Nós somos esse grão de mostarda, que precisa ser plantado. Seremos regados pela palavra de Deus e pelo Espirito Santo. Assim cresceremos e daremos frutos de Deus que todos ao nosso redor poderão ver e saborear.

Personagem B: Deixa eu ver se entendi: não preciso do megafone. O que preciso é aprender mais sobre a palavra de Deus e pedir que o Espirito Santo me ajude a produzir os frutos do Reino?

Catequista: Isso mesmo, você entendeu direitinho!

Personagem A: Mas Catequista, como faço para ser plantado para crescer e dar frutos?

Catequista: Somos plantados por Deus no dia do nosso batismo, dia em que recebemos o Espirito Santo. Para crescer é preciso viver os ensinamentos de Jesus que estão na Bíblia, que é a Palavra de Deus. E para produzir frutos precisamos do Espirito Santo, que está em nosso coração! É ele que nos fortalece, nos encoraja e nos dá sabedoria para produzir muitos frutos! Vem Espirito Santo nos capacitar para esta importante missão!! Amém!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


A sugestão para trabalhar este Evangelho é trazer para que as crianças vejam um grão de mostarda.
Pode sentar as crianças em círculo e deixar que elas passem o pequeno grão de mostarda.
Conversar com as crianças sobre o tamanho do grão de mostarda e porque Jesus escolheu comparar o reino do céus a este pequeno grão.

O Grão de Mostarda representa cada um de nós! Quando nascemos somos pequenininhos, como este grãozinho. Então, através do batismo, somos plantados em Deus!

Olha só o que acontece... (Mostrar uma figura da plantação)

Nesta figura, o grão é plantado e regado pelo Espirito Santo. Então o grão se rompe e cria raiz em Deus. O amor de Deus ilumina e aquece nosso crescimento, através dos ensinamentos de Jesus na Palavra de Deus, a Bíblia.
E então a planta cresce, firme e forte, para aí sim dar seus frutos pela ação do Espirito Santo.

Após a explicação, vamos fazer uma plantação?
Para esta plantação é preciso de um copo descartável, algodão e feijão. Explique que é uma experiência que precisará de muita atenção. Coloque o algodão no fundo do copo, o feijão por cima e regue. Cada criança levará sua experiência para casa!



Será muito importante explicar que cada criança deverá cuidar da sua plantinha. E este cuidar é regar, colocar no sol....

Assim a criança aprenderá que para dar frutos no reino de Deus requer cuidado. É preciso aprender os ensinamentos de Jesus, viver na comunidade e principalmente regar com muita oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário