Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

terça-feira, 17 de março de 2015

Evangelho de João 12, 20-33

Missa de 22 de Março de 2015

5º DOMINGO DA QUARESMA
"SE O GRÃO DE TRIGO, LANÇADO À TERRA, MORRER, DARÁ MUITO FRUTO"



Leituras
Primeira Leitura Jr 31,31-34
Salmo 50 / 51
Segunda Leitura Hb 5,7-9
Evangelho Jo 12, 20-33






Mensagem Principal


"Se o grão de trigo não cair na terra e morre, fica só; mas se morre, dá muito fruto". O grão de trigo é, antes de tudo, o Próprio Jesus. Como um grão de trigo, Ele caiu em terra em sua paixão e morte, reapareceu e deu fruto com sua ressurreição. O fruto que Ele deu é a Igreja que nasceu de sua morte. O fruto é toda a humanidade, porque Ele morreu por todos nós.
O que fez Ele para “produzir muito fruto”? Compartilhou todo o nosso modo de ser. Assumiu sobre si os nossos sofrimentos. Conosco, Ele se fez trevas, melancolia, cansaço, contraste… Experimentou a traição, a solidão, a orfandade… Numa palavra: Ele “se fez um” conosco, carregando tudo aquilo que para nós era um peso.
Assim devemos fazer também nós. Enamorados deste Deus que se faz nosso “próximo”, temos um modo para demonstrar-lhe a nossa imensa gratidão pelo seu infinito amor: viver como Ele viveu. E a nossa chance está em nos tornarmos “próximos” de quem passa ao nosso lado na vida, estando dispostos a “nos fazermos um” com ele, a abraçar a dor de uma divisão, a partilhar um sofrimento, a resolver um problema, com um amor concreto que sabe servir.
Jesus no abandono se doou completamente. Na espiritualidade centralizada Nele, Jesus Ressuscitado deve resplandecer plenamente e a alegria deve testemunhar que isso é verdade.


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra com cadernos na mão. E encontra personagem B.
Personagem A: Que bom que você chegou Personagem B. Estava mesmo te esperando.
Personagem B: Sério? Você estava me esperando?
Personagem A: Claro!! Estou organizando a minha turma da catequese. Você quer ser meu catequizando?
Personagem B: Como assim turma? Catequizando?
Personagem A: É que eu entendi tudo sobre o evangelho de hoje e vou assumir o lugar da nossa catequista e ensinar. Você quer aprender?
Personagem B: Acho que não obrigado!!
Personagem A: Como assim? Não quer aprender?
Personagem B: É que todas as vezes que você resolve ensinar, ensina tudo errado! Acho que vou esperar nossa catequista chegar mesmo!
Personagem A: Poxa vida! É sério! Hoje vou ensinar tudo certinho!
Personagem B: Então está bem!!! Serei seu catequizando!!
Personagem A: Legal! Então senta aí que a catequese vai começar! Olá Turma!!
Personagem B: Que turma... só tem eu aqui!!
Personagem A: Claro que não! Olha só quantas crianças tem aqui?
Personagem B: Verdade!! Desculpe! Continua.
Personagem A: Bom, hoje vamos aprender sobre um evangelho muito importante que nos ensina a agradar muito Jesus!
Personagem B: Sério? Como podemos agradar Jesus?
Personagem A: Jesus gosta muito do fruto do trigo. Então nós devemos plantar o trigo, matar o trigo para que ele produza o fruto. Ai entregaremos para Jesus!
Personagem B: Como assim?? Nem sabia que o trigo dava fruto!!
Personagem A: Dá sim. E Jesus gosta muito! Ele falou no Evangelho de hoje sobre o trigo produzir o fruto.
Personagem B: Então qual seria o fruto do trigo?
Personagem A: Bom, acho que é trigonana ou triguva ou trigomão!!
Personagem B: Ah tá... você pegou o fim da banana, da uva e do mamão para colocar na palavra trigo!
Personagem A: Não sei qual é o fruto! Mas foi o próprio Jesus que falou! Então devemos obedecer!!
(Entra a Catequista)
Catequista: Oi Gente!
Personagem B: Ainda bem que você chegou Catequista!! Não imagina a confusão que o Personagem A está fazendo! (Conta para a Catequista)
Catequista: Olha vou explicar o que devemos aprender nesse evangelho. Este é um momento muito importante para Jesus. Ele estava explicando que Ele iria morrer por amor a cada um de nós.
Personagem A: Como assim? O que a morte de Jesus tem haver com o trigo?
Catequista: Jesus usou um exemplo para explicar. Assim como o trigo preciso morrer para dar fruto, que fruto e não fruta, Jesus também precisou morrer para nos salvar. Nesta história, o grão de trigo é Jesus e o fruto é a nossa salvação.
Personagem B: Meu Deus! Agora estou entendendo!! Então se devemos seguir Jesus, se devemos lutar para ter uma vida perto Dele, também nós devemos produzir fruto?
Catequista: Exatamente. Você entendeu direitinho! Ele falou que quem o seguir estará onde Ele estará! Então se seguirmos Jesus, se imitarmos Jesus, iremos para onde Ele está, no céu.
Personagem A: E como fazemos para produzir frutos?
Catequista: Precisamos romper com o pecado e imitar Jesus em tudo, principalmente no amor! Amar como Jesus amou! Assim seremos mais parecidos com Ele e traremos mais pessoas para perto de Deus.

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Vamos usar esse versículo de apoio: "Se o grão de trigo não cair na terra e morre, fica só; mas se morre, dá muito fruto".

Após explicar sobre o Evangelho, pergunte às crianças quem quer aprender a dar fruto como Jesus?.

Então mostre esta primeira imagem:
Grow Wheatgrass at Home Step 4.jpg
Nesta imagem, a pessoa que está preparando a terra para plantar o trigo.
Esta terra é o nosso coração. Ele precisa estar preparado para produzir fruto.
E como preparamos nosso coração?
Através da oração, da missa, da catequese... tudo isso vem preparar nosso coração. Mas tem uma coisa que é muito importante. Para ter o coração preparado, é preciso colocar em prática tudo o que aprendermos. Aí sim a terra do nosso coração estará pronta para receber a semente.

Grow Wheatgrass at Home Step 5.jpg
 Nesta segunda imagem, estamos vendo a pessoa espalhar o trigo pela terra e regar.
O trigo que será espalhado em nosso coração é todo o ensinamento de Jesus. É a Palavra do Senhor.
E a água que está regando a terra é a água do Espirito Santo. É através do Espírito Santo é que conseguiremos produzir os frutos como Jesus.




Grow Wheatgrass at Home Step 6.jpg
A semente deve ser mantida úmida. No nosso coração é o mesmo. Devemos mandar a terra e a semente no nosso coração sempre úmido pela ação do Espírito Santo.
Nesse momento a semente vai romper com a casca, vai criar raiz e produzir o fruto. Assim como a semente, nós também precisamos romper com o pecado, com tudo que nos afasta do amor de Deus, para que nossas raízes estejam firmes em Jesus e assim produzirmos os frutos.


Grow Wheatgrass at Home Step 7.jpg
Deve mantar sempre a luz do sol. A Luz do Sol representa o amor de Deus por nós. Se estamos no amor de Deus, se conseguimos amar a todos ao nosso redor, conseguiremos produzir frutos.
Por isso é importante imitar Jesus, principalmente no jeito de amar. Jesus não amou só quem gostou dele ou que ele gostou! Jesus amou a todos.


Imagem:Grow Wheatgrass at Home Step 9.jpg



E será Deus que irá colher os frutos que iremos produzir.

Por isso, precisamos estar em Deus imitando a Jesus!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário