Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Evangelho de Marcos 1, 40-45

Missa de 15 de Fevereiro de 2015

JESUS VEIO PARA TODOS
VAMOS IMITAR JESUS?!



Leituras
Primeira Leitura Lv 13, 1-2.44-46
Salmo 31 / 32
Segunda Leitura 1 Cor 10,31-11,1
Evangelho Mc 1,40-45 







Mensagem Principal

A explicação do Evangelho na Bíblia da Pastoral é o seguinte: "O leproso era marginalizado, devendo viver fora da cidade, longe do convívio social, por motivos higiênicos e religiosos (Lv 13,45-46). Jesus fica irado contra uma sociedade que produz a marginalização. Por isso, o homem curado deve apresentar-se para dar testemunho contra um sistema que não cura, mas só declara quem pode ou não participar da vida social. O marginalizado agora se torna testemunho vivo, que anuncia Jesus, aquele que purifica. E Jesus está fora da cidade, lugar que se torna o centro de nova relação social: o lugar dos marginalizados é o lugar onde se pode encontrar Jesus".
Pensando nisso, Jesus veio para todos. Jesus Cristo não discrimina nem marginaliza ninguém, e mostra sua bondade e acolhimento a todos os que o buscam. Para Jesus não importa a raça, cor, classe... o que importa é o coração! O grande desejo Dele é estar perto de todos, sem distinção. Por isso Ele sempre nos ensinou a agir com compaixão! Portanto, nós também devemos aprender com Jesus e imitá-lo a estar para todos!


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A entra com uma mochila cheia de coisas e pode estar segurando também umas bexigas cheias.
- Personagem B: Olá Personagem A! Nossa quantas coisas!! Você vai dar uma festa?
- Personagem A: Oie!! Não vou não. Tive uma grande ideia ao participar da missa!
- Personagem B: Sério? E você pode me contar?
- Personagem A: Claro! Estou montando um Clubinho!
- Personagem B: Um clubinho? Que máximo! E será um clubinho do quê?
- Personagem A: Bom, aprendi aqui na missa de hoje que devemos ser imitadores de Jesus. Então pensei em montar um clubinho dos imitadores! O que você acha?
- Personagem B: Que legal! Quero participar! Posso?
- Personagem A: Claro! Já fiz uma lista aqui de todos que podem participar e dos que não podem!
- Personagem B: Como assim? Vão ter pessoas que não poderão participar?
- Personagem A: Sim. Tem uns colegas da nossa classe da escola que são chatos, outros que não sabem jogar bola, outros que ficam muito doentes... esses não podemos deixar participar do nosso clubinho!
- Personagem B: Eu não concordo! Está errado! Não podemos excluir ninguém do nosso clubinho!
- Personagem A: Já que você pensa assim, eu te excluo do meu clubinho!
- Personagem B: Você não pode fazer isso!
- Personagem A: Posso sim, foi eu que criou o clubinho! Você não pode mais participar!
(Personagem B fica triste e começa a chorar. Entra personagem C).
- Personagem C: O que está acontecendo aqui?
(Personagem B conta tudo o que está acontecendo)
- Personagem C: Personagem A é muito importante seu clubinho de imitadores de Jesus! Isso deve mesmo ser uma preocupação nossa! Mas você acha que está imitando Jesus excluindo as pessoas?
- Personagem A: Não! Acho que não estou imitando Jesus não!
- Personagem C: Exatamente. Prestem atenção. Naquela época, quem era leproso, ou seja, quem tinha essa doença que deixava feridas feias por todo o corpo, eram excluídos do convívio com as pessoas. Eles não podiam ir aos meus lugares, não podiam nem falar com as pessoas. Ficavam em um lugar muito distante, onde era permitido que eles ficassem com todos que estavam doentes.
- Personagem B: Nossa que triste.
- Personagem C: Muito triste. Vocês podem imaginar a tristeza de um leproso, que já tinha a doença e não podia conviver com as pessoas?
- Personagem A: Eles deviam ser muito tristes mesmo!
- Personagem C: Olha só o que Jesus fez!! "Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: Eu quero, fica curado"!
- Personagem B: É verdade que quem tocasse em um leproso pegava a lepra?
- Personagem C: A Lepra era uma doença contagiosa sim! Mas Jesus teve compaixão, Ele sentiu a dor daquele leproso. Então o curou! Ele quer nos ensinar que não devemos excluir ninguém da nossa vida por razão nenhuma. Pelo contrário, devemos imitar Jesus e estar disponível a ajudar e espalhar o Amor de Deus para todos!
- Personagem A: Agora estou entendendo a importância do clubinho e que todos devem participar!
- Personagem C: Isso mesmo! Quem aqui quer participar do clubinho imitadores de Jesus? Então vamos espalhar o amor de Deus imitando a Jesus!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Após o ensino sobre o Evangelho, a sugestão para de trabalhar é fazer um convite a todas as crianças a serem imitadores de Jesus!
Então como dinâmica, decore uma caixa e coloque um espelho dentro. Comece dizendo que Deus nos criou por amor e para amar. Então dentro da caixa eles verão uma pessoa, amada por Deus, que Ele chama a ser imitador de Jesus! E passe a caixa para que todas as crianças vejam e não contem para ninguém.





Em seguida partilhem com as crianças como podemos imitar a Jesus. O que Jesus é que precisamos ser também!

E prepare esta máscara da face de Jesus para entregar para as crianças. Deixe que elas pintem!

Que sejamos seguidores e imitadores de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário