Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Evangelho de João 2, 13-22

Missa de 09 de Novembro de 2014


NÃO FAÇAIS DA CASA DE MEU PAI UMA CASA DE COMERCIO!


Leituras
Primeira Leitura  - Ez 47,1-2.8-9.12
Salmo 45/46
Segunda Leitura 1Cor 3,9c-11.16-17
Evangelho Jo 2, 13-22

Mensagem Principal

O templo deve nos levar à reflexão sobre a realidade da morada de Deus entre os homens e a importância dessa morada. É claro que reconhecemos a presença de Deus nos nossos templos e sempre nos encontramos com ele, seja na visita ao Santíssimo Sacramento ou na participação nas diversas celebrações litúrgicas. Mas também devemos nos lembrar que o verdadeiro templo de Deus é aquele formado de pedras vivas e que tem como alicerce o próprio Jesus. Portanto, de nada adiante para nós uma religião que valoriza a presença de Deus nos templos materiais construídos por mãos humanas, construção essa muitas vezes marcadas pelo pecado e pela iniqüidade, e não valorizarmos os verdadeiros templos, ou seja, os nossos irmãos e irmãs.

Ideia de roteiro para teatro

Enquanto caminham para a catequese...
Personagem A: Alcancei meu grande objetivo, este fim de semana, meu pai e eu construímos minha sonhada casa na árvore! Ebaa!
Personagem B: É mesmo, vamos lá agora brincar! Quer dizer... depois da Catequese... aí podemos chamar os outros amiguinhos!
Personagem A: Sim, podemos, mas, ninguém vai entrar de graça lá... é uma casa muito especial, eu queria muito, muito, ninguém tem, então vou cobrar a entrada... e lá já temos um lanche que a mamãe fez para receber os amigos, mas decidi vender também...
Personagem B: Não acredito! que coisa feia... eu não quero ir não! Pensei que fossemos amigos!
Personagem A: E somos, mas negócios a parte!
Personagem B: Nossa... que triste! Assim vai ficar sem amigos... bom, estamos indo pra catequese, não quero brigar... e Jesus, ele vai entrar na sua casa da árvore?
Personagem A: Claro que sim! Já levei meu crufixo com Jesus, meu tercinho, minha bíblia da criança e todos os meus desenhos, porque como desenho muito bem, também resolvi expor eles e vender, assim para evangelizar os amiguinhos que desenham mal, tipo você... Vc tem que ir lá ver!
Personagem B: Não vou mesmo!
Chegando a catequese, a Catequista percebe o clima de discórdia e ao questionar A e B eles explicam a situação...Ela pede que se sentem...
A Catequista então começa o encontro e explica sobre o evangelho dos vendedores no templo...
Personagem B: Olha só como você está todo errado! Eu sabia...
Personagem A: Que maluco você, eu estou na MINHA casa da árvore e não na igreja! Nada a ver!
Catequista: Crianças, prestem atenção: O evangelho de hoje quer nos ensinar em primeiro lugar o respeito a casa de Deus e tudo que esta relacionado a ela! E mais que isso, que não devemos valorizar as coisas materiais acima das coisas de Deus! Deus está em primeiro lugar, sempre!
Personagem A: Mas eu amo a Deus em primeiro lugar sim! 
Catequista: Sim, não duvido disto querido! Mas a maneira como você esta "administrando" a sua casa na árvore não está legal... vai afastar seu amigos!
Personagem B: Eu não quero ir lá de jeito nenhum!
Catequista: Outro grande ensinamento deste evangelho é que o que temos de material, como todo respeito às coisas de Deus, devem servir para nos aproximar dos outros... para trazer mais amigos para sentir o amor de Deus! O grande templo de Deus não é o nosso coração?
Todos: sim é!
Catequista: Pois então, se somos templos de Deus nosso irmão também é! Temos que viver este amor todo dia... brincando, conhecendo novos amigos, falando de Jesus para eles... sua casa na árvore não seria um bom lugar para isso?
Personagem A: Sim! Seria sim! tô até com vergonha, perdão amigos! Podemos fazer um lanche bem gostoso e conhecer a minha casa? e na semana que vem podemos fazer o encontro de catequese lá? Vamos?
Todos: Sim, vamos! Ebaa!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Despertar nas crianças o zelo pela casa de Deus! Falar da igreja viva, que é feita pelas pessoas, um lugar para amar sem medidas e crescer convivendo com os irmãos!


Também precisamos destacar que é a nossa casa, a nossa família é a primeira igreja! Nosso maior exercício de amor!
Na caixinha podemos escrever o nome dos familiares, pedidos de oração, planos, necessidades de transformar o coração...


Nenhum comentário:

Postar um comentário