Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Evangelho de Mateus 22, 34-40

Missa do domingo 26 de Outubro de 2014


MESTRE, QUAL É O MAIOR MANDAMENTO DA LEI?


Leituras
Primeira Leitura Ex 22,  20-26
Salmo 17
Segunda Leitura  1 Ts 1,5-10
Evangelho Mt 22,34-40 



Mensagem Principal


Eis o grande mandamento e o nosso maior desafio! Este é o ensonamento maior, o lei mais completa que Deus nos deixou, é sabido que se no nosso coração a obediência incondicional a este preceito  existir todos os outros mandamentos são cumpridos. É isto que nos faz apresentar o Reino e é só este testemunho verdadeiro que traz efetivamente a conversão diária do coração e a essência da vida cristã.

Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A - Hoje eu aprendi na catequese o maior de todos os mandamentos! Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo, viu mãe? tá orgulhosa?

- Persongem B - Claro, filho! Que bom que você prestou atenção.

- Personagem A - Eu fiquei feliz porque eu já cumpro ele, então já tô com o meu lugarzinho garantido lá no céu... eu amo você, o papai, a vovó, o vovô, meu irmãozinho, meus primos e o meu amigão João! Todos os meus próximos eu amo! Sou um sortudo!

- Personagem B - Sortudo?

- Personagem A: Sim, porque eu amo todos os meus próximos. Sabe, mãe as vezes vejo um amiguinho falar que não gosta muito do primo tal, que briga com o irmão... e eu não... quer dizer, beem de vez em quando, mas assim, no geral, a maior parte do tempo eu amo!

- Personagem B: Entendo, filho. Sim, você é um bom menino, e se esforça sim para cumprir este mandamento tão importante. Mas quero te explicar algo: Próximo não é somente a nossa família e nossos amigos!

- Personagem A: Como assim, mãe? Próximo é quem tá próximo de mim, quem mora perto, quem eu vejo todo dia, ou toda semana, não é?

- Personagem B: Sim, filho. Mas não são só eles. Próximos são todas as pessoas que Deus coloca no nosso caminho! Todas sem exceção até aquelas que temos dificuldade de conviver, que as vezes nos irritam e que nem fazemos questão de estar próximo!

- Personagem A: Ai mãe, num me fala isso! Tava bom demais pra ser verdade! Então o Marquinhos, aquele menino chato é meu próximo e eu tenho que amar ele? Não dá! Sem chance!

- Personagem B: Sim, filho é isso que Deus nos pede. Que quando vivemos o Amor de Deus sejamos capazes de superar qualquer diferença, qualquer coisa e mostrar este amor para o nosso próximo com toda a nossa força e através da nossa alegria de amar a Deus e sentir-se amado por ele.

- Personagem A: Você já tentou falar de Deus para o Marquinhos? convidar para a missa? sabe se ele faz catequese? sabe algo da família dele?

- Personagem B: Não, mãe num sei nada. Nenhum amiguinho sabe... ele não tem amigos!

- Personagem A: Pois é, talvez falte a ele conhecer este nosso grande amigão Jesus! E saber do amor de Deus por ele. Você quer tentar?

- Personagem B: Ai mãe, num sei não...

- Personagem A: Filho, esta é a nossa grande missão. Não tenha medo o Espirito Santo sempre está com a gente nestas horas difíceis. Faça uma oração e vá em frente!

- Personagem B: Tá bem, eu vou, mas vou pedir ajuda do João, ele é meu amigo já e também num gosta do Marquinhos... já aviso ele que agora temos que gostar dele e ele tem que me ajudar!

- Personagem A: Boa ideia, filho. Só uma correção, não é gostar não! é amar, é muito mais que gostar... é ajudar o Marquinhos a sentir o amor de Deus através da amizade de vocês. Tenho certeza que o Espirito Santo vai ajudar você e o João!

- Personagem B: Beleza, Mãe! Que Deus me ajude! Vou lá chamar o João e vamos no campinho de futebol, o Marquinhos sempre tá lá sozinho chutando bola na parede toda tarde! Vamos jogar com ele!

- Personagem A: Ótimo, espero você com um lanche bem gostoso pra contar as novidades e quem sabe você já não traz o amigo novo!

- Personagem B: Tomara mãe! Tchau! Te amo! E eu vou amar o Marquinhos também! hehehe


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Dar as crianças dois bonecos.

Boneco 1: Escrevam ou desenhem em um dos bonecos pessoas que elas gostam, que se dão bem. Eles podem pintar, desenhar, corações, fazer colagens, tudo para alegrar e decorar.

Boneco 2: Escrevam e desenhem pessoas que elas tem dificuldade de conviver, que brigam, que não se dão bem.

Explicar que o amor de Deus por nós é sem medidas, ele nos ama muito e quer que este amor seja transmitido do mesmo jeitinho para todas as pessoas do mundo! Mesmo aquelas que não consideramos perto do nosso coração por algum motivo.

Colocar um boneco ao lado do outro e com um fio de barbante simular uma transfusão de amor!
Dizer às crianças que o amor deve ser transmitido a todos e que Deus irá nos ajudar a amar até mesmo às pessoas mais "difíceis" ! Fazer uma oração!

Depois da transfusão concluída pedir que façam a mesma decoração no boneco (2) e que o amor pode transformar tudo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário