quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Evangelho de Mateus 22, 15-21

Missa de 19 de Outubro de 2014

DAI POIS A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
E A DEUS O QUE É DE DEUS


Leituras
Primeira Leitura Is 45,1.4-6
Salmo 95 / 96
Segunda Leitura  1 Ts 1,1-5b)
Evangelho Mt 22,15-21





Mensagem Principal

O imposto era o sinal da dominação romana; os fariseus a rejeitavam, mas os partidários de Herodes a aceitavam. Se Jesus responde «sim», os fariseus o desacreditarão diante do povo; se ele diz «não», os partidários de Herodes poderão acusá-lo de subversão. Mas Jesus não discute a questão do imposto. Ele se preocupa é com o povo: a moeda é «de César», mas o povo é «de Deus». O imposto só é justo quando reverte em benefício do bem comum. Jesus condena a transformação do povo em mercadoria que enriquece e fortalece tanto a dominação interna como a estrangeira.
No dia mundial das missões precisamos pensar que só pode ser missionário quem se sente bem procurando o bem do próximo, desejando a felicidade dos outros. Esta abertura de coração é fonte de felicidade, porque “a felicidade está mais em dar do que em receber” (At 20, 35).
Cada vez que os nossos olhos se abrem para reconhecer o outro, ilumina-se mais a nossa fé para reconhecer Deus. Se queremos crescer na vida espiritual, não podemos renunciar a ser missionários!


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A - Hoje vou brincar de Reizinho e vocês todos serão meus súditos!

- Persongem B - Eu não quero brincar assim não!

- Personagem A - Calma e se eu for um rei bonzinho, que vai ser bem legal, e decretar várias coisas legais?

- Personagem B - Ah ai sim né! Ai fica bom brincar, diga-me meu Sr. o que fará de legal para que eu possa obedecer?

- Personagem A: Eu decreto que as crianças devem comer batata frita e sorvete todo dia no almoço e jantar, assistir TV o quanto quiser e a hora que quiser, dormir enquanto tiver sono, brincar muito e não arrumar nenhum brinquedo e por fim ir à escola somente quando estiver com vontade!

- Personagem B: Nossa que rei legal você é! mas não vamos ter nenhum dever no seu reinado?

- Personagem A: Claro que sim, né! tem que amar muito Jesus e ir a missa... quer dizer, ir a missa quando tiver vontade! De acordo?

- Personagem B: Siiiiim de acordo! Viva!!!

Nesta hora de comemoração entra a catequista e conversa com as crianças. Após entender observar toda a cena ela intervem:

Crianças, um reino não pode ser assim! Só festa, sem obrigações, sem tarefas! Não é isso que Deus nos ensina.

Deus quer que a gente siga seus mandamentos e nele temos que obedecer várias regras e não podemos muda-las para a nossa conveniência.

Vamos fazer um exercício de tudo que deve mudar neste reinado? (pondera tudo que está errado)

E para finalizar, não podemos amar a Deus somente quando nos convém, por que, é nosso dever e nossa salvação, nosso coração tem que fazer acontecer o reino de Deus, só Ele reina e domina as nossas vidas!

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Para  fixar os conceitos do que é "de Deus" e o que é "de César"(do homem), confeccionar um dominó considerando imagens que os representem.

Ex: "de Deus" - animais, homem, flores etc / "de Cesar": fábricas, carros, aviões.

Explicar que os homens criaram coisas boas também, mas que muitas vezes estas coisas são usadas para o mal e destroem a criação de Deus e a relação de amor que Deus nos pede como mandamento maior.

Nota: imagem representando um dominó.








Nenhum comentário:

Postar um comentário