sábado, 23 de janeiro de 2021

4º Domingo do Tempo Comum - Evangelho Mc 1, 21-28


Leituras

Primeira Leitura Dt 18,15-20

Salmo 94 / 95

Segunda Leitura 1Cor 7,32-35 

Evangelho Mc 1, 21-28


Mensagem Principal


Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


PA entra falando baixinho: Oi gente! Tudo bem com vocês? Oi PB!

 

PB: Oi PA!

 

PA: xiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuu

 

PB: Porque você está falando baixo assim? Está se escondendo de alguém?

 

PA: De Jesus!

 

PB: De Jesus? Porque?

 

PA: Porque Ele está meio bravo! Você não ouviu no evangelho que ele mandou um homem calar a boca e sair?

 

PB: Claro que não PA! Jesus no evangelho ordenou que o Espírito Mau saísse de um homem deixando este homem livre!

 

PA: Mas Jesus estava bravo sim PB. Ninguém manda calar e sair se não estiver bravo e acho que Ele vai ficar bravo comigo.

 

C: Oi Crianças! Sobre o que estão falando?

 

PB: Oi Catequista, o PA está achando que Jesus está bravo porque o ouviu mandando o Espírito Mau se calar e sair no Evangelho de hoje!

 

PA: Claro! Toda vez que minha mãe me manda sair de perto é porque fiz algo muito errado e ela precisa respirar e se acalmar para depois vir conversar comigo!

 

C: Não crianças, não é que Jesus está bravo, muito pelo contrário! Jesus quer que todas as pessoas sejam livres, por isso expulsou o Espírito Ruim que mantinha aquele homem prisioneiro!

 

PA: Prisioneiro? Mas ele estava no templo e não na prisão!

 

C: Sim! Mas muitas vezes o que está preso é o nosso coração com sentimentos ruins. Muitas vezes cometemos pecado e ficamos com vergonha de chegar perto de Deus. E isso é um tipo de prisão.

 

PB: Eu tenho um amigo que não gosta de dividir nada. Ele não deixa ninguém brincar com os brinquedos dele, então fica sempre sozinho!

 

C: Esse é outro tipo de prisão! O egoísmo nos deixa afastados dos nossos amigos e irmãos.

 

PA: Ah, mas então estou livre, sou muito bonzinho, divido meus brinquedos e quando cometo o pecado,   peço perdão e volto bem rápido pra perto de Deus. 

 

C: Mas tem outras coisas que nos deixam prisioneiros! 

 

PB: Catequista, minha mãe me disse outro dia que sou escravo do meu celular! Falou isso porque fico o dia todinho conectado e acabo não fazendo mais nada!

 

PA: Eu não fico o dia todo no celular, às vezes uso o tablet ou jogo vídeo game também! Então mais uma vez estou livre!

 

C: Não é bem assim, não PA! Algumas de nossas escolhas nos mantém aprisionados sem a gente perceber. 

 

PA: Ah é verdade! Há dias que eu não tenho tempo para brincar com meus amigos.

 

PB: Faz todo sentido! Estamos mesmo presos!

 

C: Jesus quer que nosso coração seja livre. Jesus quer libertar nosso coração e nos ensinar a fazer boas escolhas, para que possamos viver felizes!

 

PA: Entendi Catequista! Vou prestar atenção em tudo o que me mantém prisioneiro. Prestar mais atenção nas minhas escolhas para não viver prisioneiro das coisas e do egoísmo.

 

PB: Precisamos pedir ao Espírito Santo discernimento para entender tudo o que nos faz prisioneiros.

 

C: Isso mesmo crianças! O Espírito Santo nos mostra o que nos aprisiona e nos ajuda a ser libertos por Jesus! Assim como no evangelho, podemos ser livres,  seguir os ensinamentos de Jesus e viver a vida que Ele nos propõe.

Oração

Senhor Jesus, que eu tenha sempre sabedoria para fazer boas escolhas, ser livre e seguir seus ensinamentos.

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Nesse Evangelho, podemos trabalhar a muito as características de Jesus e como devemos imitá-lo. Traga para esse encontro figuras de Jesus curando, dando comida a quem tem fome, abraçando as pessoas, etc. Vai mostrando as imagens e perguntando para as crianças as características que cada uma vê em Jesus. São essas características que devemos trabalhar em nossos coração!

Partilhe sobre situações em que são difíceis imitar a Jesus... como quando o amigo briga ou quando a mamãe manda você arrumar os brinquedos e você tem que arrumar sozinho porque o amigo não quer te ajudar.... essas situações da vida das crianças em que elas precisam fazer a escolha de imitar Jesus.

É preciso explicar que é tudo isso acontece através da ação do Espírito Santo em nós. É Ele que nos dá força, coragem para, em todos os momentos, imitar a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário