sábado, 16 de janeiro de 2021

3º Domingo do Tempo Comum - Evangelho Marcos 1,14-20

 Leituras

Primeira Leitura Jn 3,1-5.10

Salmo 24/25

Segunda Leitura 1Cor 7,29-31

Evangelho Mc 1,14-20


Mensagem Principal


Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi Galera! Estou tão feliz! Tive uma super, ultra, grande ideia!

 

PB: Sério PA? Qual ideia?

 

PA: O que você acha de chamar toda a turma para ser pescador de homens? Assim como Jesus pediu no evangelho!

 

PB: UAU! Que legal! Eu estou mesmo com muito calor... e este negócio de pescar deve ser na praia ou no rio? Ou vamos só brincar na piscina mesmo?

 

PA: Ai, ai... nada disso... Pescar pessoas para Jesus é em todo lugar!

 

PB: Nossa, pescador de pessoas? Será que para pescar pessoas é igual a pescar peixes? Usamos vara, anzol e minhoca?

 

PA: Sabe que eu não sei! Mas ao invés de minhoca, podemos usar chocolate! Acho que todo mundo gosta de chocolate!

 

(Entra a C)

 

C: Olá crianças! Nossa, vocês estão indo pescar?

 

PA: Com certeza, C! Estamos indo pescar! Mas não vamos pescar peixes!

 

C: Ah não? E vocês vão pescar o que?

 

PB: Vamos pescar homens com isca de chocolate! A Sra acha que dá certo essa isca de chocolate?

 

C: Isca de chocolate?

 

PB: Isso C! Queremos obedecer ao evangelho e nos tornar pescadores de homens!

 

C: Agora estou entendendo! Mas para ser pescadores de homens não precisa de vara de pescar e nem de isca de chocolate!

 

PB: Vixe... o que precisamos então?

 

C: A primeira missão do pescador de Cristo é seguir Jesus! Deixar tudo que atrapalha a gente e aceitar de verdade a missão!

 

PA: Entendo! Faz sentido, pois devemos aprender com Jesus como ser pescador de Cristo.

 

PB: Ah, eu quero ser pescador de Cristo. Mas me preocupa esse negócio de deixar tudo e seguir Jesus. Já ouvi antes e sinceramente, eu não acho isso certo!

 

C: Como assim PB? Por que você não acha certo?

 

PB: Sou uma criança, indefesa e Jesus está lá no céu. Então devo deixar pra lá minha família, minha escola, meus amigos e até meu cachorro para sair por aí, dizendo que sou pescador de pessoas para Jesus e que ele é meu amigo? Fico preocupado de deixar tudo para lá!

 

C: Nada disso, algumas pessoas fazem isso, se dedicam totalmente a falar de Jesus para as pessoas e trazê-las para pertinho dele. 

 

PB: Ah, é? 

 

C:  Sim. São os padres, as freiras, os missionários consagrados.

 

PA: Mas e nós C? Como podemos seguir Jesus?

 

C: Vocês podem obedecer aos ensinamentos de Jesus, os mandamentos e imitar as atitudes Dele. Seguir Jesus é viver pertinho dele.

 

PB: Agora estou entendendo!

 

PA: Mas como fazemos para pescar pessoas para Jesus C?

 

C: Pescar pessoas para Jesus é mostrar para todos o quanto é bom ser amigo dele, seguindo seus passos no caminho do amor, do perdão, da solidariedade, da empatia, da compaixão... Assim traremos mais pessoas para Jesus!

 

PB: Legal! eu topo!

 

PA: Eu também topo! Mas tem que ser todo dia!

 

PB: Mas todo dia? todo dia não dá tempo... temos muita coisa para brincar... ops... para fazer, eu quis dizer fazer!

 

C: PB até brincando mostramos que seguimos Jesus..

 

PB: Ixi... como assim?

 

C: Se na brincadeira a gente imita as atitudes de Jesus vão ver que seguimos Jesus e que nós somos amigos dele... Ai vão querer conhecê-lo ai, pescamos eles! Entendeu?

 

PB: Opa... que ideia ótima!

 

PA: Acho que podemos pensar assim: o que Jesus tem de mais legal e que as pessoas mais precisam eu vou imitar e trazer para elas, igual isca de pescaria!

 

PB: Nossa, PA muito bom! Acho que precisam de muito perdão e de emprestar as coisas, como chama isso mesmo, C?

 

C: Partilha! Isso acho que também precisa de amor, abraço e sorriso!

 

PB: Oba! Vai dar trabalho sim, fazer isso todo dia! Mas vamos conseguir! Vamos seguir na missão que ele nos pediu! Preciso mudar e seguir o caminho dele de coração!

 

PA: Isso, aí de todo nosso coração! Somos amigos muito fiéis dele! Bora, começar a nossa pescaria!!!

 

PB: Claro! Vamos começar fazendo uma oração?

Oração

Senhor Jesus, eu quero ser um grande pescador.  Quero ajudar a trazer mais e mais pessoas para perto do seu coração, para te amar!

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Quem quer ser pescador de Cristo?

Nossa proposta é que durante a brincadeira seja abordado o tema: o que é ser pescador de Cristo?

Quem são os peixes? Tem peixe difícil de pescar? Pesado? Fujão? Bravo?

Quem são os pescadores? Do que eles precisam para a tarefa da pesca?

Apresentar para as crianças peixes variados e uma vara de pescar.






 No site da    tem a explicação de como fazer esse maleta de pescaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário