sábado, 30 de janeiro de 2021

5º Domingo do Tempo Comum - Evangelho Mc 1, 29-39

Leituras

Primeira Leitura Jó 7, 1-4.6-7

Salmo 146(147)

Segunda Leitura 1Cor 9,16-19.22-23

Evangelho Mc 1, 29-39


Mensagem Principal


Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi PB, tudo bem?

 

PB: Não sei...

 

PA: Eita, como assim não sabe?

 

PB: É porque minha mãe disse que estou doente, mas até que me sinto bem!

 

PA: Bom, mas se sua mãe deixou você sair de casa mesmo doente, é porque não deve ser nada grave!

 

PB: Espero que não!

 

PA: Mas o que ela disse que você tem? Você já foi ao médico?

 

PB: Não fui. Falou que meu remédio é rezar mais e que meu problema é ‘preguicite aguda’. 

 

PA: Nossa! Nunca ouvi falar nessa tal de ‘preguicite aguda'. Não sei como se fala! Mas de qualquer forma rezar sempre é bom!!!

 

PB: PA,  ‘preguicite aguda’ é porque  minha mãe diz que tenho muita muita muita preguiça!!!

 

PA: Ah tá, agora entendi! Você é um grande preguiçoso!!!

 

PB: Sou!

 

PA: Credo! E isso é doença?

 

PB: Não sei, é que ela me pede favores e eu não faço!

 

PA: Mas por que você não faz?

 

PB: Ué... porque tenho preguiça!!!

 

C: Oi crianças! Tudo bem?

 

PA: Oi catequista! Eu tô bem! Já o PB está doente, está com 'preguicite aguda'!

 

C: Como é que é?

 

PB: É que minha mãe diz que estou doente e que tenho ‘preguicite aguda’, ou seja, que sou muito preguiçoso.

 

PA: Muito, muito preguiçoso! A mãe dele pede um favor e ele não atende!

 

C: Ah, entendi!!!

 

PA: A mãe dele disse também que ele precisa rezar mais!

 

C: Verdade!

 

PB: Mas catequista, a preguiça é mesmo uma doença?

 

C: Doenças daquelas de precisar ir ao médico, não é!!!

 

PA: Que bom!

 

C: Mas é sim algo que nos faz muito mal! Pois nos imobiliza e nos afasta de Deus!

 

PA: Que ruim.

 

PB: Se não é doença para ir ao médico, como posso me curar?

 

C: Como sua mãe falou! Rezando mais e pedindo a Jesus com confiança que ele o ajude e o ilumine nos momentos que você ficar com preguiça!

 

PA: Acho que estou entendendo! Quem anda juntinho de Jesus não deixa a preguiça atrapalhar!

 

C: E Jesus nos ensina que devemos servir as pessoas, devemos sair de onde estamos e ir ao encontro do outro para atender suas necessidades!

 

PB: Isso eu ouvi no evangelho de hoje!

 

C: Isso mesmo! Jesus saía em missão ao encontro das pessoas para curá-las, ajudá-las, para espalhar a boa-nova, assim deve ser a jornada da nossa vida, servindo a todos!

 

PB: Sim! E no evangelho Jesus curou uma pessoa!

 

C: Jesus curou a sogra de Pedro e logo que foi curada, se levantou e serviu Jesus e seus amigos!

 

PA: Poxa! Assim como Jesus serviu, a sogra de Pedro também!

 

C: Há muita gente por aí que não cuida e não se preocupa com os outros, pessoas que não se colocam a serviço de outras pessoas, da comunidade, seja por preguiça ou por qualquer outro motivo!

 

PB: Nossa! Agora eu entendo porque minha preguiça me afasta de Deus, pois pra servir eu tenho que ir ao encontro do outro e por conta da preguiça, nem minha mãe eu ajudo!

 

C: E se queremos realmente seguir Jesus, devemos agir como Ele. Sair em missão e nos colocar a serviço do irmão! E que bom se fossemos como Jesus, que ocupa seu tempo para servir o próximo, para amar e fazer o bem!

 

PB: Sabe de uma coisa catequista? A partir de hoje, vou sempre estar à disposição da minha mãe!

 

PA: Eu também!

 

PB: Mas não vou esperar que ela me peça pra ajudá-la com as coisas da casa, vou fazer tudo sem que ela me peça.

 

C: Parabéns crianças! Ótima maneira de começar! Mas lembrem-se que devemos nos colocar a serviço de todos, dentro e fora de casa! O serviço nos cura de muitos males e nos aproxima de Deus!

Oração

Senhor Jesus, iluminado Espírito Santo vou estar sempre atento e disposto a servir a todos dentro e fora de casa.

Amém!

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Neste evangelho, temos que trabalhar o anuncio com as crianças. E tem coisa melhor para anunciar que um megafone?

Tem sim, serviço, testemunho... então mãos a obra!

Faça o megafone com o tutorial neste link e reforce com as crianças a importância do serviço! Não podemos ficar parados, temos que anunciar!



Para fazer o megafone basta:
- Fazer um cone com papel cartão. Onde vai a boca, pode colocar o bico da garrafa pet.
- Com um pedaço de papel cartão, faz um rolinho e fixe próximo ao bico para ser usado como alça.
- Fazer um rolinho do diâmetro da tampinha para tampar. Fixe a alça com fita adesiva. 
- Por fim é só decorar o megafone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário