sábado, 11 de dezembro de 2021

4º Domingo do Advento - Evangelho de Lucas 1,39-56


Leituras

Primeira Leitura Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab
Salmo 44 (45)
Segunda Leitura 1 Cor 15, 20-26.28
Evangelho Lc 1,39-56


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho





Ideia de roteiro para teatro



PA: Oi todo mundo! Oi PB, que lindo dia!

PB: Oi pessoal! Oi PA! Nossa, mas que alegria!

PA: Deu para reparar que estou feliz assim?

PB: Claro! Mas me conta o motivo de tanta alegria!

PA: Estou mesmo muito feliz! Olha só o que eu tenho em minhas mãos?

PB: Agora estou entendendo! Como está chegando o natal, você já fez a sua lista de presentes para pedir! Esse é o motivo da sua alegria?

PA: Claro que não! Não é esse o motivo!

PB: Mas isso que está em suas mãos não é uma lista?

PA: É sim, mas não é uma lista de presentes e sim uma lista de promessas!

PB: Uma lista de promessas? Ah, já sei, são promessas que você vai fazer na virada do ano, não é?

PA: Pelo visto você não prestou muita atenção no evangelho da missa. Guardei exatamente as palavras do evangelho: “Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. Como eu sou uma pessoa que acredito muito, coloquei tudo em uma lista das promessas para o Senhor cumprir!

PB: Mas tem apenas um detalhe que você não percebeu! No Evangelho está falando que são promessas que o Senhor prometeu e não que você quer que Ele cumpra.

PA: Nossa, verdade! Estava tão feliz, mas pelo motivo errado!

(Entra a catequista)

C: Olá crianças!

PB: Oi Catequista! Que bom que você chegou! O PA estava feliz, pois achou que o Senhor iria realizar todas as promessas que ele colocou em uma lista que na verdade são as vontades dele.

PA: Pensei que era isso que o Evangelho de hoje está ensinando!

C: Agora estou entendendo! Bom, prestem atenção que vou explicar. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Isso quer dizer que a presença de Jesus provocou uma alegria enorme.

PB: Nossa, a criança de Isabel sentiu a presença de Jesus no ventre de Maria?

C: Isso mesmo! Por meio de Jesus, Deus ofereceu a salvação a todos! Isso é motivo de muita alegria!

PA: Verdade! Olha como fui egoísta! Estava feliz por achar que o Senhor iria realizar a minha vontade! Mas devo ficar feliz em receber a salvação que Ele veio nos dar.

C: Muito bem PA! Por isso que o evangelho termina falando que bem aventurado, ou seja, feliz é todo aquele que acredita no Senhor e na salvação de Jesus Cristo. Devemos ficar felizes e preparar o nosso coração para a sua chegada! Nesta oração, vamos transformar o nosso coração em uma linda manjedoura para o menino Jesus que já está chegando no natal.

Então vamos colocar a mão no coração para fazer essa oração!

Oração

Senhor Jesus, acredito e agradeço pela salvação que o Senhor nos trouxe. Quero pedir ao Espírito Santo, que transforme o meu coração em uma linda manjedoura para acolher sua chegada no natal!
Amém

Sugestão de Música




Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Este é um evangelho que nos recorda o quão importante é nossa missão, precisamos receber o menino Jesus no natal e ajudá-lo a construir o Reino de Deus. Maria deu uma importante contribuição, com toda a obediência e amor!

Vamos construir com elementos da natureza o terço para pedir a intercessão de Maria? Pode ser a coroa também, o manto... Deixe a imaginação por conta do nosso amigão Espirito Santo!

Vai ser uma experiência divertida e inesquecível...


2 comentários:

  1. Queridos catequistas, A paz!

    Gosto muito do blog de vocês e utilizo bastante para me inspirar com o teatro de bonecos que faço em minha paróquia em Bauru.
    Senti falta de vocês este ano .

    Vocês vão continuar postando os teatros ?

    Abraços , fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!
      Tivemos um imprevisto mas já estamos retomando o nosso trabalho!
      Em breve, postaremos nossas histórias aqui no blog e no youtube!
      Fique com Deus!
      Forte abraço da Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir