segunda-feira, 22 de novembro de 2021

3º Domingo do Advento - Evangelho de Lucas 3,10-18


Leituras

Primeira Leitura Sf 3,14-18a
Salmo Is 12,2-3.4bcd.5-6
Segunda Leitura Fl 4,4-7
Evangelho Lc 3,10-18


Mensagem Principal





Vídeo da História do Evangelho

EM BREVE!!


Ideia de roteiro para teatro


(Personagens A e B entram)

PA: Oi pessoal, oi PB!

PB: Oi PA, tudo bem? Olha aprendi muitas coisas no evangelho de hoje! Estou tão feliz!

PA: Estou mais ou menos!

PB: Mas porque, o que aconteceu?

PA: Estou de castigo de novo! Mas não quero falar sobre isso! Me conta o que aprendeu! Eu fiquei tão distraído, que não aprendi nada!

PB: Aprendi que devemos ser como João Batista e falar assim para todos: Querido povo de Deus, precisamos distribuir túnicas e pegar comida para dar para as pessoas que precisam. Entendeu?

PA: Claro que não! Onde já se viu, nem usamos túnica! Muito estranho!

(Catequista entra)

C: Oi crianças!

PB: Oi catequista! Você ficará orgulhosa de mim, entendi direitinho o evangelho!

PA: Ah, entendeu direitinho? Catequista, olha só o que o PB falou... que devemos imitar João Batista e falar assim: Querido povo de Deus, precisamos distribuir túnicas e pegar comida para dar para as pessoas que precisam.

PB: É isso mesmo! Pior é o PA que está de castigo novamente!

C: PA está de castigo de novo? Mas o que houve?

PA: Sabe catequista, não fiz nada de mais! Minha mãe que é exagerada.

C: Hum, sei não hein PA! Estou achando que você aprontou alguma coisa.

PA: Meu primo foi em casa brincar comigo e foi bem divertido! Até ele começar a mexer nos meus carrinhos especiais.

PB: “Ixi”! Aqueles carrinhos que ninguém pode colocar a mão?

PA: Nesses mesmos!

PB: Mas não custa você emprestar pelo menos um PA! Você tem tantos.

PA: Mas, esses eu não gosto de emprestar! São meus favoritos! E ainda, no meio dessa confusão, minha mãe me deixou de castigo, porque meu primo foi embora muito chateado comigo.

PB: É chato mesmo PA! Quando você vai a minha casa brincar comigo, não fico regulando meus brinquedos para você, nós brincamos com tudo! Já você, fica controlando tudo o que mexo.

C: PA, sua mãe está certíssima! Ela não poderia deixar que você tenha essas atitudes egoístas! Inclusive, isso faz parte da mensagem do evangelho de hoje ensinado por João Batista.

PA: Agora sim vamos aprender sobre o evangelho!

C: PB acho que você se confundiu um pouco! Prestem atenção que vou explicar! João Batista tinha um coração fiel a Deus, ele sabia de sua missão de anunciar a boa nova, ou seja, a chegada de Jesus. Ele fez isso com muito amor e carinho. Esse evangelho mostra que João propôs atitudes concretas para quem quer ir ao encontro do Senhor. João não deixou que o egoísmo dominasse o seu coração. Assim como João Batista, nós também podemos ter boas atitudes.

PA: Quais atitudes?

C: Podemos começar a partilhar os brinquedos, emprestando aos amigos. Podemos fazendo doações de alimentos, das coisas que não usamos mais para aqueles que precisam.

PB: Que legal! Vou fazer isso!

PA: Ah entendi, por isso que a senhora falou que minha mãe estava certa em me corrigir, fui egoísta e não quis partilhar meus brinquedos.

C: Isso mesmo PA! Devemos sempre ouvir e obedecer a nossos pais, nossos avós, nossa catequista, pois eles também têm uma missão parecida com a de João Batista de ensinar as crianças o melhor caminho a seguir.
Agora vamos pedir ao Espirito Santo que nos dê força e coragem para seguir os ensinamentos do Senhor! Coloque a mão no coração para fazer essa oração!
Oração

Senhor Jesus, peço sua ajuda nessa missão de cumprir as lições que João Batista nos deixou, que eu consiga partilhar meus brinquedos, ser justo com meus amigos, e respeitar todas as pessoas.
Amém

Sugestão de Música


Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1























Sugestão 2

Precisamos mesmo preparar o nosso coração para a chegada de Jesus!! E muito importante é ensinar as crianças a prepararem seu coração!!

Sentar as crianças em roda, após a explicação do Evangelho, perguntar para elas:
Como preparamos o nosso coração para a chegada de Jesus? Esperar que as crianças partilhem o que acham!!

Depois mostrar essa manjedoura:
Enfeite Natalino Menino Jesus na manjedoura com Palitos de Picolé Formas geométricas Atividade Educação Infantil
Partilhar com as crianças que essa manjedoura precisa ser o nosso coração.
Então precisamos deixar o nosso coração limpinho e arrumadinho para a vinda de Jesus!
Precisamos deixar o pecado para trás e imitar as atitudes de Jesus!

Pode colar até um coração no marrom onde está escrito Jesus! E esta pode ser a lembrancinha para as crianças levarem para casa!!



Também precisamos incentivar as crianças a se tornarem como João Batista e prepararem o caminho de Jesus.



Para isso, confeccione com as crianças este simples megafone e incentivem às crianças a contarem a todos como podemos transformar nosso coração em uma linda manjedoura para o Menino Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário