sábado, 21 de novembro de 2020

1º Domingo do Advento - Evangelho de Marcos 13, 33


Leituras

 

Primeira Leitura Is 63, 16b-17.19b;64,2b-7

Salmo 79 / 80

Segunda Leitura 1Cor 1, 3-9

Evangelho Mc 13, 33-37




Mensagem Principal









Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro

(PA entra segurando uma grande casa nas mãos. Encontra o PB com uma mochila, lanterna e fita crepe nos olhos puxando a pálpebra para não fechar)

PA: Oi todo mundo! Oi PB! Meu Deus o que é isso? (Começa a dar risada)

 

PB: Oi gente! Pode rir a vontade! Vamos ver quem vai se dar melhor no final?!

PA: Como assim?

PB: Olha, hoje estou super feliz! Fui a missa com os meus pais e prestei atenção direitinho. Então fui correndo em casa me preparar para nunca mais dormir!

PA: Agora estou entendendo....

PB: Peguei tudo o que vou precisar!!! Peguei alimentos, lanterna e para não dormir a fita crepe!! Só espero que ele chegue logo!

PA: Quem?

PB: O dono da casa!

PA: Nossa mas que confusão! Olha você complicou tudo! Também fui a missa com os meus pais e também prestei atenção no evangelho! Fiz essa casa aqui para ficar vigiando como um porteiro!

PB: Nossa, claro que não! Essa casa sua não é de verdade!

PA: Mas é uma casa! Pior você que está vigiando não sei o que? No Evangelho fala claramente que devemos vigiar a casa como o porteiro!

PB: Nossa, não pensei na casa e sim em vigiar! Mas podemos fazer o seguinte: você divide a casa comigo e eu todas as coisas que eu tenho! Assim quando o dono chegar, vai nos pegar em alerta!

PA: Ótima ideia! Agora quem será esse dono hein? E onde será a casa verdadeira?

PB: Ótimas perguntas! Olha a nossa Catequista chegando! Vamos perguntar para ela?

PA: Vamos sim! Catequista...

C: Olá crianças! Mas o que está acontecendo?

PA: Então, nós estamos obedecendo o Evangelho e temos umas perguntas!

PB: Queremos saber quem é o dono e onde está a casa para podermos vigiar?

C: Ah! Agora estou entendendo!

PA: Pois então! Fiz essa casa aqui de dobradura para vigiar!

PB: E eu trouxe muitas coisas, inclusive colocamos fita crepe para não dormir e ficar vigiando igual ao porteiro! Mas fica mais fácil saber onde está a casa verdadeira!

C: Crianças lindas do meu coração! Que confusão vocês estão fazendo!! Mas olhem, fiquei feliz em perceber que vocês estão preocupados de obedecer aos ensinamentos do Senhor! Por isso prestem bastante atenção que vou explicar tudo!

PB: Que ótimo!! Vou anotar tudo!

C: Bom, Jesus contou a parábola do homem que partiu em viagem, distribuiu tarefas aos seus servos e mandou ao porteiro que vigiasse. O dono da casa da parábola é o próprio Jesus!

PA: O Próprio Jesus?

C: Isso mesmo! A Casa que Ele fala é o Reino de Deus! Os empregados são os discípulos de Jesus. Ou seja, todos os cristãos chamados a construir o Reino de Deus!

PA: Todos os cristãos?

C: Isso mesmo cada um de nós! Os discípulos de Jesus não podem cruzar os braços à espera que o Senhor venha. Eles precisam colocar a mão na massa e trabalhar para quando Jesus voltar encontre o Reino de Deus construído! Por isso ele pede aos discípulos sejam vigilantes!

 

PB: Vigilantes?

C: Sim, os vigilantes são as pessoas que recebem de Deus a missão de Evangelizar, de levar os ensinamentos do Senhor!

PA: Como o Padre?

PB: A Sra., nossa Catequista?

C: Isso mesmo! São pessoas que recebem a missão de ensinar, animar, motivar a todos a cumprirem o chamado do Senhor de construir o Reino de Deus! O que precisamos entender é que estamos esperando a volta de Jesus! Mas essa espera não pode ser de braços cruzados! Precisamos esperar trabalhando para construir o Reino de Deus, ou seja, a construção de um mundo mais humano, mais fraterno, mais justo, mais evangélico, um mundo melhor! Isso é ser vigilante!

PA: Que responsabilidade a sua e a nossa?

C: Muita responsabilidade! Podemos pedir ajuda ao nosso amigão, o Espirito Santo! Ele nos ajudará a vigiar para que as nossas atitudes construam o Reino do Senhor! 

 

Oração

Espírito Santo, nos ajude a sermos sempre vigilantes e quando Jesus voltar encontrar o Reino de Deus ao nosso redor lindo e forte!

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Após a explicação do Evangelho, é preciso fazer uma reflexão com as crianças!!

Apresentar para as crianças a caixa de ferramentas da construção do Reino de Deus!


A reflexão começa dessa forma: Se Jesus nos ensina a ser vigilantes para que tenhamos boas atitudes, o que precisamos ter de ferramentas para construirmos o Reino de Deus??

Mostrar algumas ferramentas de crianças para fazer a seguinte reflexão:
- TESOURA: Para que serve a Tesoura?  Quais atitudes nossas que precisamos cortar da nossa vida?

- ÓCULOS DE CORAÇÃO: Para que serve o óculos? Como podemos ver o mundo melhor? Por exemplo, podemos ver com os olhos de Jesus, olhos com amor...

- PINCEL: Para que serve o pincel? Como podemos pintar o mundo melhor? Por exemplo, podemos pintar o mundo com o amor de Deus...

- TRENA: Para que serve para a trena? O que podemos medir  nas nossas atitudes? Por exemplo o tamanho da minha disposição em ajudar o meu

próximo...
- BALDE: Para que serve o balde? O que podemos encher para ter mais foça de construir o reino? Por exemplo, da Água do Espirito Santo

- PREGOS: Para que serve os pregos? O que os pregos podem unir? Existem vários tipos de pregos. Então podemos pensar em pregos do amor, do

perdão, da oração...
- PARAFUSADEIRA: Para que serve a parafusadeira? Como podemos usar esta parafusadeira especial?? Por exemplo: unir com o prego do perdão duas

pessoas que brigaram... - Quais mais ferramentas podemos usar para a construção do Reino de Deus?




Nenhum comentário:

Postar um comentário