sábado, 18 de janeiro de 2020

Evangelho de Mateus 4, 12 - 23


Imagem relacionada

Missa de 26 de janeiro de 2020
3o DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras
Primeira Leitura Is 8, 23b - 9, 3 
Salmo 26 (27)
Segunda Leitura 1 Cor 1,10-13.17
Evangelho Mt 4,12-23
Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal

Em função do Batismo, nós cristãos, fomos imersos na luz de Cristo e arrancados das trevas do pecado, somos chamados a realizar em nossas vidas as obras da luz. Jesus nos convida a segui-Lo, com confiança, para pregar o Evangelho do Reino, devolvendo a vida a todos os que caminham na escuridão da morte, fazendo brilhar a todos o esplendor de sua glória. Nesse Domingo da Palavra de Deus, deixemo-nos guiar por Ela, Sabedoria de Deus e alimento de nossa fé. Acolhendo-a na vida e no coração, sejamos transformados para que também nós sejamos luz na vida de nossos irmãos e irmãs. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM


A liturgia deste domingo apresenta-nos o projeto de salvação e de vida plena que Deus tem para oferecer ao mundo e aos homens: o projeto do "Reino".
Na primeira leitura, o profeta/poeta Isaías anuncia uma luz que Deus irá fazer brilhar por cima das montanhas da Galileia e que porá fim às trevas que submergem todos aqueles que estão prisioneiros da morte, da injustiça, do sofrimento, do desespero.
O Evangelho descreve a realização da promessa profética: Jesus é a luz que começa a brilhar na Galileia e propõe aos homens de toda a terra a Boa Nova da chegada do "Reino". Ao apelo de Jesus, respondem os discípulos: eles serão os primeiros destinatários da proposta e as testemunhas encarregadas de levar o "Reino" a toda a terra.


A segunda leitura apresenta as vicissitudes de uma comunidade de discípulos, que esqueceram Jesus e a sua proposta. Paulo, o apóstolo, exorta-os veementemente a redescobrirem os fundamentos da sua fé e dos compromissos assumidos no batismo. Fonte: Dehonianos


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi Amigo! 


Personagem  B: Oi Tudo bem?

Personagem A: Tudo sim! Estava ansioso pra te encontrar logo. Queria saber se você também já está se preparando.

Personagem B: Me preparando pra que?

Personagem A: Ué! Vamos ter que aprender a pescar!

Personagem B: Ah! Isso eu já sei! Meu avô já me ensinou a preparar a Isca, colocar na vara. Já até sei o jeito certo de jogar na água.

Personagem A: Ixi PB você está por fora! Não é desse tipo de pescaria que eu to falando não!

Personagem B: E que outro tipo de pescaria tem? Ah já sei! Pesca com rede né?

Personagem A: Ah PB! Depois você fala que eu não presto atenção na missa! Não é nada disso não! Jesus quer que a gente seja pescador de homens! E eu nem sei como se faz isso!


Personagem B: Ah PA! Não é desse jeito que você está pensando não! 


Personagem A: Ué! Pensa comigo! Nós somos discípulos de Jesus não somos?

Personagem B: Sim PA! E por isso seguimos Jesus e seus ensinamentos.


Personagem A: Exatamente PB! E Jesus convidou seus discípulos pra serem pescadores de homens. Então é o que temos que fazer. Mas estou achando meio difícil isso! Como faz pra pegar um homem grande em uma rede?

Personagem B: Não PA! Não é mesmo esse tipo de pesca. Não é pescar igual pescamos peixes. Quando Jesus convida os discípulos pra serem pescadores de homens significa que Ele quer que a gente traga mais pessoas para a rede Dele. Quer que a gente siga os passos Dele e anuncie o seu Reino à todas as pessoas.


Personagem A: Ah! Muito mais fácil assim PB! 


Personagem B: Ah! PA não é tão fácil não! Precisamos ser verdadeiros sinais de Jesus. E assim como Ele ser luz para aqueles que estão na escuridão! Ser voz que anuncia a Boa Nova do Reino de Deus!

Personagem A: Sim PB! Mas acredito que se formos fiéis aos ensinamentos de Jesus e demonstrarmos a alegria que é viver e caminhar com Ele, cada vez mais pessoas vão querer se juntar a nós para serem também discípulos de Jesus.


Personagem B: Ah isso Sim! E como podemos fazer isso?

Personagem A: Bom PB primeira coisa que um discípulo deve fazer é levar o amor e a misericórdia. Se levarmos o amor de Deus em nosso coração as pessoas saberão que seguimos Jesus.

Personagem B: Mas as vezes é um pouco difícil né? Jesus nos ensinou a amar à todos e nem sempre fazemos isso.

Personagem A: É mesmo PB. E o Reino de Deus é para todos. Todos somos escolhidos por Deus para viver neste Reino. Jesus nos chama a cada dia e nos escolhe para sermos anunciadores da sua Boa Nova.


Personagem B: Precisamos nos preparar estudando a Palavra de Deus, pois ela traz até nós a proposta da salvação e o anuncio do Reino de Deus!

Personagem A: Sim PB! Não vamos perder mais tempo!

Personagem B: Vamos logo! O Reino dos céus se aproxima! E tem muitas pessoas que ainda precisam conhecer Jesus e seu amor infinito.




Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho


Resultado de imagem para pescador de homens atividades


Oração

Meu amigo Jesus, quero ser um pescador de almas e trazer todos aqueles que eu amo para perto de ti.

Me ensina a ser um missionário e levar o seu amor. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário