terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Evangelho de Lucas 2, 22-40

Missa de 02  de Fevereiro  de 2020

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR JESUS

Leituras
Primeira Leitura Ml, 3, 1-4
Salmo 23/24
Segunda Leitura Hb, 2, 4-18
Evangelho Lc, 2, 22-40
Fonte: Liturgia diária

Mensagem Principal
Na liturgia de hoje celebramos a festa da Apresentação do Senhor. Jesus é apresentado no templo e reconhecido como luz do mundo. Somos convidados a reassumir o nosso batismo e, assim como Jesus, sermos luz, ajudando a dissipar as trevas da escuridão que podem nos levar a caminhos que não são os de Deus. Confiantes que a luz de Cristo ilumina a nossa missão. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM
O interesse do Evangelho pela apresentação de Jesus ao Templo
Lucas propõe-nos o quadro da apresentação de Jesus no Templo. Segundo a Lei de Moisés, todos os primogénitos, tanto dos homens como dos animais, pertenciam a Jahwéh e deviam ser oferecidos a Jahwéh (cf. Ex 13,1-2. 11-16). O costume de oferecer os primogénitos aos deuses é um costume cananeu. No entanto, Israel transformou-o no que dizia respeito aos primogénitos dos homens… Estes não deviam ser oferecidos em sacrifício, mas resgatados por um animal, imolado ao Senhor (vers. 23-24).
De acordo com Lv 12,2-8, quarenta dias após o nascimento de uma criança, esta devia ser apresentada no Templo, onde a mãe oferecia um ritual de purificação. Nessa cerimónia, devia ser oferecido um cordeiro de um ano (para as famílias mais abastadas) ou então duas pombas ou duas rolas (para as famílias de menores recursos), tradição a que o nosso texto faz referência (vers. 24). É neste contexto que este passo do Evangelho nos situa.
Na linha da apresentação de todas as histórias da infância de Jesus, também com esta Lucas pretende mostrar quem é Jesus e qual a sua missão no mundo. Ao sublinhar repetidamente a fidelidade da família de Jesus à Lei do Senhor (vers. 22. 23. 24), Lucas quer deixar claro que Jesus, desde o início da sua caminhada entre os homens, viveu na escrupulosa fidelidade aos mandamentos e aos projetos do Pai. Desde o início da sua existência terrena, Ele entregou a sua vida nas mãos do Pai, numa adesão absoluta ao plano do Pai. A missão de Jesus no mundo passa por aí, pelo cumprimento rigoroso da vontade e do projeto do Pai.Fontedehonianos.org

Ideia de roteiro para teatro

PA: Eu gosto da historinha de hoje do evangelho! Acho legal que a família de Jesus foi levar ele para passear logo cedo, conhecer gente nova, divertido isso! E ele era só um bebê!

PB: É verdade, mas pelo que eu entendi era muito importante que ele fosse né. Uma lei de Deus.

PA: Ah isso não entendi muito bem, mas achei legal ele ir com a família!

PB: Sim, é mesmo.

PA: Mas agora você me deixou encucado... então José e Maria não queriam muito saber de passeio não, era só cumprir a lei e pronto... e eu aqui pensando que eles estavam querendo ser legais com Jesus! ai, ai...

entra a catequista

PC: Olá crianças, estava por aqui e não pude deixar de ouvir a conversa de vocês!

PA: Ah que ótimo a senhora aparecer, pode nos ajudar?

PB: É acho que o PA e eu estamos confusos... o que realmente a família de Jesus queria?

PC: Maria e José foram cumprir a lei de Deus e apresentar Jesus no templo...

PA: Sim, até ai tudo certo... mas não entendemos porque isso era tão importante.

PC: Porque era uma lei de Deus e Jesus, como filho de Deus, não poderia deixar de cumprir esta lei. Como ainda era um bebê, seu pai e sua mãe fizeram isso por ele.

PB: Entendi, nos também quando fomos batizados é nossos pais que nos levam, e assim nos tornamos filhos de Deus!

PC: Isso mesmo, PB. Nossos pais e os pais de Jesus, por amor a Deus fizeram isso.

PA: Não foi um simples passeio então...

PC: De jeito nenhum. Foi um momento muito especial, as pessoas que receberam Maria e José lá viram tudo que Deus havia prometido se cumprir, reconheceram que Jesus era nosso grande Salvador.

PB: Jesus teve a maior das missões! Uma missão de muito amor... Desde bebê já sabiam!

PC: E nós também temos, queridos! E desde muito, muito pequenino também!

PA: O que, tia?

PC: Levar o amor de Deus pelo mundo, o exemplo de vida de Jesus! Mostrar que ser amigão de Jesus ilumina nossa vida!

PA e PB: Éee nossa missão é demais de importante!

PC: Quanto antes as crianças souberem a sua missão mais amiguinhos vamos trazer para juntinho do coração de Jesus, mais famílias poderão ser mais felizes e unidas, não acham?

PA: Sim, temos que todo dia pensar isso! Como vamos mostrar esse graaaandeee amor, desde os mais pequeninhos aos mais velhos!

PB: Todos precisam muito! Vamos apresentar Jesus todo dia, como fizeram Maria e José!

PA: Isso, amigão! Vamos lá!

Sugestão de Música

Meu coração é tão pequeninho e cabe dentro dele um Deus grandão!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

E dos corações das crianças, destes corações pequeninos podemos ter grandes ideias para trazer mais amigos para Jesus.

Que será que elas tem de idéias para evangelizar?

Dê a cada uma um coraçãozinho e faça uma oração conduzindo assim:

Que Jesus me mostre todos os dias no meu coração pequeninho como mostrar o seu amor para quem eu encontrar! Amém

E agora, vamos partilhar as ideias e aprender a musiquinha de hoje?

Oração

Jesus querido, que todos os dias eu queira trazer mais e mais amigos para junto do seu coração! Amém

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário