segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Evangelho de Marcos, 3, 13-17

Missa de 12 janeiro de 2020

FESTA DO BATISMO DO SENHOR


Leituras
Primeira Leitura Is, 42, 1-4.6-7
Salmo 28/29
Segunda Leitura At, 10, 34-38
Evangelho Mt, 3, 13-17
Fonte: Liturgia diária

Mensagem Principal
No Rio Jordão, João Batista pregava a conversão e o perdão dos pecados. Jesus se aproxima para ser batizado e é proclamado como o Filho amado do Pai. O Espírito Santo desce sobre ele, investindo-o da missão de Profeta, Sacerdote e Rei. Contemplando este bonito mistério, reconheçamos a nossa dignidade de filhos de Deus pelo Batismo. Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM
Comemoramos hoje o Batismo de Jesus por São João Batista nas águas do rio Jordão. Jesus entrou na fila dos pecadores e pediu o Batismo, apresentando-se como um a mais, dentro de um grupo de peregrinos. Por que Jesus entrou nas águas do Jordão? Jesus obviamente não necessitava ser batizado, mas entrou nas águas para santificá-las: assim, todas as águas da terra são a matéria do sacramento do Batismo. Esse sacramento é tão essencial, por ser condição para conseguir o perdão dos pecados e entrar no Céu, que Deus quis que fosse a matéria mais acessível, como a água. “O Batismo não somente purifica de todos os pecados, como faz do neófito «uma criatura nova» (2Cor 5, 17), um filho adotivo de Deus que se tornou «participante da natureza divina» (2Pe 1, 4), membro de Cristo e co-herdeiro com ele (Rm 8, 17), templo do Espírito Santo” (CIC, n 1265). Quando uma criança é concebida, recebe dos pais a natureza e a vida humanas, bem como a inserção numa família. E quando essa criança é batizada, dá-se nela esse fenômeno sobrenatural maravilhoso, mesmo que externamente nada pareça ter mudado: aquela criaturinha inerme vale agora mais do que o Universo inteiro. Como ensina São Tomás de Aquino, “o menor bem da graça vale mais do que o bem material de todo o Universo” (Suma Teológica, I-II, q. 113, a. 9, ad 2). O dia em que fomos batizados foi o mais importante da nossa vida, pois nele recebemos a fé e a graça. Antes de recebermos o Batismo, todos nós nos encontrávamos com a porta do Céu fechada e sem nenhuma possibilidade de dar o menor fruto sobrenatural. Por isso, devemos agradecer a Deus que nos tenha purificado a alma da mancha do pecado original, bem como de qualquer outro pecado que tivéssemos naquele momento. Este “pecado original transmite-se juntamente com a natureza humana, por propagação, não por imitação, e está em cada um como algo próprio” (São Paulo VI, Credo do povo de Deus). Mas Jesus dotou o Batismo de uma eficácia especialíssima para purificar a natureza humana e libertá-la desse pecado com que nascemos. A nossa dignidade mais alta – a condição de filhos de Deus, que nos é comunicada ao sermos batizados – é consequência dessa nova geração: “vede que amor nos teve o Pai em querer que nos chamássemos filhos de Deus, e que o sejamos realmente! Caríssimos, agora nós somos filhos de Deus. (cfr. 1 Jo 3, 1-9) Na Igreja, ninguém é um cristão isolado. A partir do Batismo, o cristão passa a fazer parte de um povo, e a Igreja apresenta-se como a verdadeira família dos filhos de Deus. “E na Igreja, precisamente pelo Batismo, somos todos chamados à santidade” (Concílio Vaticano II, Constituição Lumen gentium, 11), cada um no seu próprio estado e condição. “O chamado à santidade e a consequente exigência de santificação pessoal são universais: todos, sacerdotes, religiosos e leigos, estamos chamados à santidade; e todos recebemos, com o batismo, as primícias dessa vida espiritual que, por sua própria natureza, tende à plenitude” (idem, 42). Por tudo isso, desde sempre a Igreja pediu aos pais que batizem os filhos o quanto antes. É uma demonstração prática de fé e a criança tem direito a receber essa graça. 
Dom Carlos Lema Garcia Bispo Auxiliar de São Paulo. Fonte: Folheto Povo de Deus


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra com um binóculo e um saquinho de pipoca.
Personagem B entra com vários enfeites para festa.
Personagem A: Olá personagem B! Nossa quantas coisas legais você está trazendo!
Personagem B: Verdade. Hoje estamos comemorando uma festa muito importante. Então resolvi preparar o ambiente para festejar.
Personagem A: Ah, então você também ficou sabendo?! Mas cadê seu Binóculo e seu saquinho de pipoca?
Personagem B: Mas para quê eu vou precisar de binóculo e saquinho de pipoca?
Personagem A: Para a festa do Batismo de Jesus!!
Personagem B: Personagem A você está viajando! Para esta festa, precisamos de enfeites...
Personagem A: Claro que não...
(Começa uma discussão)
Catequista: Mas o que está acontecendo aqui?
Personagem B: Nós estamos conversando sobre quem está preparado para a festa de hoje.
Catequista: Ah, estou entendendo! E quem está?
Personagem A: Claro que sou eu.
Personagem B: Claro que não! Sou eu! Eu que trouxe esses enfeites para preparar a festa do Batismo de Jesus.
Personagem A: Mas não trouxe binóculo para ver o céu abrindo e saquinho de pipoca para alimentar a pomba que vai descer!
Catequista: Agora estou entendendo! Meus queridos, vou explicar para vocês o que o Evangelho de hoje quer nos ensinar! Jesus em tudo quis ser igualzinho a nós, Jesus já era filho de Deus, João Batista sabia disso e até tentou convencer Jesus que não era preciso, que ele é quem gostaria de ser batizado por Jesus!
Mas Jesus, quis nos mostrar,mais uma vez, o imenso amor de Deus por nós, a vinda do Espirito Santos no batismo nos torna filho de Deus, nos livra do pecado e deixa a gente muito, muito forte para a missão!
Personagem A: Eu sei a missão!Assim como João Batista anunciou a vinda de Jesus, nós também precisamos anunciar e preparar os corações! Esssa é nossa grande missão!
Catequista: Isso mesmo! Foi neste Evangelho, nesta grande festa, que o anuncio de João Batista se cumpriu! Quando Jesus estava sendo batizado, o céu se rasgou para que dele descesse o Espirito Santo em forma de pomba. Isso são símbolos, são sinais do batismo de Jesus. Então não precisa de binóculo e de saquinho de pipoca.
Personagem B: Tá vendo! Eu que estou certo!!
Catequista: Mas também não precisamos de enfeites para a festa. Precisamos acolher o Espirito Santo em nossos corações como no nosso batismo. Vocês lembram de quando foram batizados?
Personagem A: Lembrar eu não lembro, mas eu vi fotos.
Personagem B: Eu também.
Catequista: Isso mesmo! Assim como Jesus recebeu a pomba do Espirito Santo, nós também recebemos no nosso batismo.
Personagem A: E para que serve o Espirito Santo?
Catequista: Para vivermos como cristãos, como filhos de Deus e irmãos de Jesus. Personagem B, me empresta uma bexiga. Para que serve a bexiga?
Personagem B: Para enfeitar e brincar.
Catequista: Ela está cumprindo o seu papel de enfeitar ou brincar?
Personagem A: Não, pois ela está muxa!
Catequista: Exatamente! Precisamos encher a bexiga!!! (Dá para um Personagem encher.) E agora, a bexiga está cumprindo sua missão?
Personagens A e B: Sim.
Catequista: Então, nós somos como esta bexiga. Quando a bexiga foi cheia, o ar se movimentou dentro dela e ela cumpriu a sua missão. Nós recebemos o Espirito Santo no nosso batismo. Mas quando não rezamos, não pedimos que Ele se movimente em nosso coração, somos como a bexiga vazia e não vivemos como filhos de Deus e irmãos de Jesus.
Personagem A: Aí fazemos coisas ruins como brigar com os nossos pais e amiguinhos...
Personagem B: Desobedecemos...
Catequista: Isso mesmo. Mas quando enchemos o nosso coração, o Espirito Santo se movimenta em nós e nos conduz a espalharmos amor, perdão... a viver como filhos de Deus e irmãos de Jesus!
Personagem B: Então quer dizer que enchemos o nosso coração com a Oração e o Espirito Santo começa a se mover em nós?
Personagem A: E assim ficamos parecidos com Jesus?
Catequista: Isso mesmo, vocês entenderam direitinho! Assim nós ficamos parecidos com Jesus e o levamos a todos que estão ao nosso redor, pois espalhamos o bem que Ele nos ensina a espalhar!! Vamos então rezar e pedir que o Espirito Santo se movimente em nossos corações?


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Importante é contar a história do Batismo de Jesus e ir perguntando sobre o batismo de cada criança, explicando sobre os símbolos e sobre os padrinhos.
Depois explicar sobre o Espirito Santo. Quem é? Por que desceu em Jesus? Quando recebemos o Espírito Santo? Onde Ele mora e o que faz na nossa vida? Ele se mexe em nós através da oração!

A sugestão de dinâmica é confeccionar o Espirito Santo. Então pode ser feito:

Esta é uma pomba com um furo para fazer as asas.
Pode cada criança pintar e desenhar nas asas
antes de fazer o leque.
















Esta pompa pode ser feito com as mãos das crianças.
Pode passar guache e fazer igual carimbo ou desenhar o contorno das mãos
para que cada criança decore a sua pomba. Lembre-se que precisa juntar os dedões.

Este é um modelo bem legal para fazer a pomba de massinha. Se as crianças forem maiores, dá para lançar mão desse recurso. A massinha pode ser comprada ou pode ser confeccionada com farinha.


Esta é uma ideia de pomba de dobradura. As crianças gostam muito desta técnica.

Vinde Espirito Santo!!!


Oração
Espírito Santo querido, vem no meu coração e me faz forte para a missão. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário