quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Evangelho de Mateus 2, 13-15 19-23

Imagem relacionada
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA E JOSÉ 


Leituras
Primeira Leitura Eclo 3,3-7.14-17a
Salmo 127 / 128
Segunda Leitura Cl 3,12-21
Evangelho Mt 2,13-15.19-23

Mensagem Principal


Neste domingo, a Liturgia nos convida a olhar para a Família de Nazaré. Ela é, em todas as situações, um modelo para toda família cristã. Nela, temos o exemplo de pais, que em tudo buscam ser fiéis à vontade divina! Que nesta Santa Missa possamos aprender com a Sagrada Família a deixar que a graça de Deus nos conduza sempre. Rezemos pelas famílias de nossa comunidade.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A narrativa de Mateus não pode ser tomada como uma crônica jornalística. É uma narrativa teológica da infância de Jesus e nos mostra que este e sua família estão inseridos na realidade humana, com seus dramas e esperanças. O relato de Mateus tem a finalidade de mostrar como Jesus revive, desde a infância, a experiência do povo de Israel. Do mesmo modo que Moisés, salvo das águas, foi o libertador do povo da escravidão no Egito, assim Jesus, salvo das mãos de Herodes, será o libertador do novo povo de Deus. Desde criança, é rejeitado e perseguido pelo poder opressor (Herodes); por outro lado, é procurado pelos pobres e desprezados (magos). A Família de Nazaré é uma família normal, como qualquer outra; é amada por Deus, como todas as outras. Ela não é livre do destino dos mortais, mas é acompanhada e salva pela providência divina. Todas as nossas famílias têm seus altos e baixos, mas não podemos esquecer que é nessa realidade que elas são acompanhadas, iluminadas e abençoadas por Deus. Todas as famílias têm suas dificuldades, as quais serão superadas com o amor. “Só o amor é capaz de superar a dificuldade. O amor é festa, o amor é alegria, o amor é seguir em frente” (papa Francisco). Família de Nazaré, tornai nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, tornando-as “igrejas domésticas”.


Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi Amigo tudo bem?

PB: Oi PA tudo sim e você?

PA: Ah estou bem! Um pouco chateado com algumas coisas!

PB: O que está chateando você?

PA: As coisas lá em casa não estão muito bem!

PB: Nossa PA!

PA: Papai e Mamãe estão brigando bastante! Outro dia nem fomos na missa de tanto que eles estavam brigando! E aí eu não sei o que fazer!

PB: Sinto muito PA! Mas deve ter alguma coisa que a gente possa fazer! O que você acha da gente conversar com o Padre?

PA: Com o Padre? Mas o Padre nem tem família!

PB: Claro que tem! Ele é uma pessoa que nasceu em uma família! Ele só não tem esposa e filhos.

PA: Então vamos!

Padre: Olá crianças!

PB: Oi Padre! O PA está um pouco triste porque os pais dele estão brigando bastante!

PA: Isso mesmo Padre! Aí o PB falou que o senhor poderia me ajudar...

Padre: Olha PA, muitas coisas podem acontecer e fazer os adultos brigarem ou ficarem tristes uns com os outros.

PA: E tem jeito de resolver isso Padre?

Padre: Sim PA! Para que nossas famílias sejam mais felizes elas devem se parecer com a família de Nazaré! Jesus, Maria e José!

PB: Ah mas isso não é muito fácil não Padre!

PA: Acho que as coisas com eles eram mais tranquilas Padre!

Padre: Mais tranquilas PA? Depois de Jesus ter nascido, eles foram perseguidos por Herodes e tiveram que fugir para o Egito e ficar lá até que Herodes morresse. Passaram por dificuldades muito grandes desde antes de Jesus nascer. Mas foram firmes e confiaram em Deus.

PB: Então nossas famílias também precisam fugir?

Padre: Fugir do pecado, das brigas e desavenças, fugir de tudo o que possa desunir nossas famílias.

PA: Precisamos estar mais perto de Jesus também não é Padre?

Padre: Sim PA! Para sermos como a família de Nazaré precisamos te-los como exemplos e aprender com a vivencia deles. E isso só é possível se deixarmos Jesus nascer a cada dia em nossos corações e aceitarmos a missão de semear o amor assim como Maria e José. Temos que ser cada vez mais parecidos com a família de Jesus que mesmo diante de grandes dificuldades não deixam de confiar em Deus e não deixaram de viver no amor.

PA: Entendi Padre! Estou aqui pensando em convidar meus pais para irem à missa comigo, assim eles vão ouvir a palavra de Deus.

Padre: Isso mesmo PA! E quando ouvimos a palavra de Deus ela vai entrando em nosso coração e fazendo morada. Nos abrimos para viver tudo o que Deus tem preparado para nós e quando fazemos Sua vontade tudo em nossa vida fica melhor.

PB: Sabia que seria muito bom falar com o Padre.

Padre: Crianças sempre devemos ser como Jesus, pois como discípulos, seguimos os passos do nosso mestre. E assim como Jesus veio em uma família, cada um de nós também viemos e fomos escolhidos para vivermos juntos e ajudarmos uns aos outros a caminhar com Cristo.

PA: Já me sinto melhor Padre e quero muito que minha família seja como a família de Jesus!

PB: Eu também quero!



Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Resultado de imagem para atividade sobre a sagrada familia
Oração


Que minha família a exemplo da família de Nazaré seja local para Jesus nascer e fazer morada. Que nossas famílias sempre busquem o exemplo da sagrada família e estejam sempre dispostas a aceitar cada plano de Deus para nossas vidas!



Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário