sexta-feira, 12 de julho de 2019

Evangelho de Lucas 10, 38 - 42

Missa de 21 de julho de 2019

                                         
                                            16º DOMINGO DO TEMPO COMUM



Resultado de imagem para jesus visita marta e maria infantil


Leituras
Primeira Leitura Gn 18,1-10a
Salmo Sl 14,2-3a.3cd-4ab.5 (R. 1a)
Segunda Leitura Cl 1,24-28
Evangelho Lc 10,38-42
Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal

Na Liturgia de hoje refletimos sobre o tema da hospitalidade e do acolhimento. Nossa vida cristã deve ser marcada, em primeiro lugar, pelo acolhimento de Deus. É a partir do encontro diário com Jesus e sua Palavra que damos sentido à nossa ação e missão em favor dos irmãos, tornando-nos presenças vivas do Cristo que acolhe a humanidade.

Fonte: Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

As leituras deste domingo convidam-nos a refletir o tema da hospitalidade e do acolhimento. Sugerem, sobretudo, que a existência cristã é o acolhimento de Deus e das suas propostas; e que a ação (ainda que em favor dos irmãos) tem de partir de um verdadeiro encontro com Jesus e da escuta da Palavra de Jesus. É isso que permite encontrar o sentido da nossa ação e da nossa missão.
A primeira leitura propõe-nos a figura patriarcal de Abraão. Nessa figura apresenta-se o modelo do homem que está atento a quem passa, que partilha tudo o que tem com o irmão que se atravessa no seu caminho e que encontra no hóspede que entra na sua tenda a figura do próprio Deus. Sugere-se, em consequência, que Deus não pode deixar de recompensar quem assim procede.
No Evangelho, apresenta-se um outro quadro de hospitalidade e de acolhimento de Deus. Mas sugere-se que, para o cristão, acolher Deus na sua casa não é tanto embarcar num ativismo desenfreado, mas sentar-se aos pés de Jesus, escutar as propostas que, n'Ele, o Pai nos faz e acolher a sua Palavra.
A segunda leitura apresenta-nos a figura de um apóstolo (Paulo), para quem Cristo, as suas palavras e as suas propostas são a referência fundamental, o universo à volta do qual se constrói toda a vida. Para Paulo, o que é necessário é "acolher Cristo" e construir toda a vida à volta dos seus valores. É isso que é preponderante na experiência cristã.

Fonte: Dehonianos


Ideia de roteiro para teatro



PA: Oi PB! Vim te chamar muito rápido pra me ajudar. Tenho um montão de tarefas hoje e preciso terminar tudo antes de ir pra catequese.

PB: Oi PA! Que tarefas você tem?

PA: Vou ajudar a varrer o pátio da igreja pra festa, enfeitar as barracas, fazer cartazes, arrumar as mesas e ainda tem ensaio da quadrilha.

PB: Nossa quanta coisa!

PA: Pois é então vamos logo!

PB: Sabe o que é PA, posso te ajudar sim e vai ser bem divertido, mas primeiro preciso ver Jesus!

PA: Não PB você não entendeu, não temos tempo. Estamos atrasadas já!

PB: PA falar com Jesus é o mais importante!

PA: Eu sei PB, mas todas essas tarefas que te falei também são pra Jesus. Quando trabalhamos na igreja estamos trabalhando na obra de Deus.

PB: Sim PA! Mas pra fazer exatamente o que é a vontade de Deus precisamos estar bem perto de Jesus, pois é Ele quem nos ensina!

PA: PB podemos ir perguntando pra Jesus no caminho?

PB: Tive uma ideia melhor PA. Antes de começar os trabalhos da igreja vamos até o Sacrário. Lá podemos conversar com Jesus!

PA: Olha a catequista chegando PB! Você vai ver como precisamos correr!

PB: Oi catequista! 

Catequista: Oi crianças!

PA: Catequista estava aqui falando pro PB que temos que correr pois teremos muitas tarefas hoje. Pra festa na igreja.

Catequista: Que bom crianças! É muito importante participarmos das ações de nossa igreja.

PA: Não te disse PB!

PB: Sim PA, mas catequista eu falei que primeiro de tudo temos que conversar com Jesus e convidei o PA pra passar no sacrário.

Catequista: Sim PB essa é uma ideia excelente! Precisamos sempre falar com Jesus e ouvir o que Ele tem para nós! E isso me recorda da história de duas irmãs, Marta e Maria. 

PA: E como é essa história?

Catequista: Um certo dia Jesus visitou estas duas mulheres, e enquanto Marta tinhas muitas tarefas, Maria sentou-se aos pés de Jesus para ouvir a sua palavra. Marta ficou brava porque queria a ajuda de sua irmã. Ela pediu que Jesus mandasse Maria ajudá-la, mas o Senhor disse para ela que Maria escolheu a melhor parte que é estar na presença Dele.

PB: Todas as vezes que tenho muitas coisas importantes para fazer fico um pouco com Jesus em oração, pois Ele vai me levar a fazer sempre o que é mais importante.

Catequista: Sim crianças, sempre precisamos estar com Jesus, escolher estar com Ele.

PA: Ah entendi! Eu estava como Marta, muito preocupada! Vou com PB conversar com Jesus e as outras coisas podem esperar um pouquinho mais.

Catequista: Isso mesmo crianças, Jesus nos ensina em todas as circunstancias e somos guiados pelo seu Santo Espirito, assim se estivermos com Ele, todas as nossas tarefas serão ainda melhores pois Ele nos ajudará.

PA: Então vamos rápido PB. Quero ficar um pouco com Jesus! 

PB: Sim PA! E depois de todas as tarefas da festa da igreja, eu vou te convidar pra fazer uma tarefa com minha família.

PA: Que tarefa? 

PB: Estamos indo levar agasalhos para algumas pessoas que ficam lá pertinho de casa.

Catequista: Muito bem PB, pois quando acolhemos e ajudamos nossos irmãos, estamos acolhendo o próprio Jesus. E quando fazemos o bem aos pequeninos de Deus estamos fazendo a vontade de Jesus e seguindo seus ensinamentos.

PA: Uau! Quantas coisas aprendi hoje! Que Jesus me ensine cada vez mais a escutar a voz Dele e fazer a vontade de Deus.


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Vamos colorir? 

Resultado de imagem para marta e maria atividades

Oração
Meu querido Jesus que eu possa sempre ouvir a tua voz e te acolher na minha vida. Me ensine a escolher sempre a tua presença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário