quinta-feira, 4 de julho de 2019

Evangelho de Lucas 10, 25-37

Missa de 14 de julho de 2019
15o DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras
Primeira Leitura Dt, 30, 10-14
Salmo 68
Segunda Leitura Cl, 1, 15-20
Evangelho Lc, 10, 25-37
Fonte: Litiurgia Diária

Mensagem Principal

A liturgia de hoje nos ensina a acolher os mandamentos de Deus como caminho de vida plena, conscientes de que o maior deles consiste no amor a Deus e ao próximo. Partindo da centralidade de Cristo em nossa vida, somos chamados a escutar a voz de Deus que nos convida à fazermo-nos próximos de nossos irmãos mais necessitados. Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


MENSAGEM


O que está em jogo no texto que nos é proposto é uma pergunta de um mestre da Lei: “o que fazer, a fim de conseguir a vida eterna?” (Marcos apresenta a mesma cena – cf. Mc 12,28-34 – mas, aí, a pergunta é acerca do “maior mandamento da Lei”. Lucas, talvez adaptando-se aos leitores cristãos de cultura grega, põe a questão em termos de “vida eterna”). A resposta é previsível e evidente, de tal forma que o próprio mestre da Lei a conhece: amar a Deus, fazer de Deus o centro da vida e amar o próximo como a si mesmo. Neste “resumo” dos mandamentos, cita-se Dt 6,5 (no que diz respeito ao amor a Deus) e Lv 19,18 (no que diz respeito ao amor ao próximo). Jesus concorda: até aqui, a proposta de Jesus não acrescenta nada de novo àquilo que a própria Lei sugere. A dúvida do mestre da Lei vai, no entanto, mais fundo: “e quem é o meu próximo?” É uma questão pertinente, neste contexto. Na época de Jesus, os mestres de Israel discutiam, precisamente, quem era o “próximo”. Naturalmente, havia opiniões mais abrangentes e opiniões mais particularistas e exclusivistas; mas havia consenso entre todos no sentido de excluir da categoria “próximo” os inimigos: de acordo com a Lei, o “próximo” era apenas o membro do Povo de Deus (cf. Ex 20,16-17; 21,14.18.35; Lv 19,11.13.15-18). Jesus, no entanto, tinha uma perspectiva diferente da perspectiva dos “fazedores de opinião” de Israel. É precisamente para explicar a sua perspectiva que Jesus conta a “parábola do bom samaritano”.A parábola situa-nos nessa estrada de cerca de 30 quilómetros entre a cidade santa de Jerusalém e o oásis de Jericó. Na época de Jesus, é uma estrada perigosa, sempre infestada de bandos armados. Ora “um homem” não identificado (não se diz quem é, de que raça é, qual a sua religião, mas apenas que é “um homem”, embora, pelo contexto, possa depreender-se que é um judeu) foi assaltado pelos bandidos e deixado caído na berma da estrada. Trata-se, portanto (e isso é que é preponderante), de “um homem” ferido, abandonado, necessitado de ajuda. Pela estrada passaram sucessivamente um sacerdote (que conhecia a Lei e que exercia funções litúrgicas no templo) e um levita (ligado à instituição religiosa judaica e que exercia, também, funções litúrgicas no templo). Ambos passaram adiante: ou o medo de enfrentar a mesma sorte, ou as preocupações com a pureza legal (que impedia contactar com um cadáver), ou a pressa, ou a indiferença diante do sofrimento alheio, impede-os de parar. Apesar dos seus conhecimentos religiosos, não têm qualquer sentimento de misericórdia por aquele homem. Eles sabem tudo sobre Deus, lidam diariamente com Deus mas, afinal, não sabem nada de Deus, pois não sabem nada de amor. A sua religião é uma religião oca, de ritos estéreis, de gestos vazios e sem sentido, de cerimónias faustosas e solenes, mas não tem nada a ver com o amor, com o coração.

Pela estrada passou, finalmente, um samaritano. Trata-se de um desses que a religião tradicional de Israel considerava um inimigo, um infiel, longe da salvação e do amor de Deus… No entanto, foi ele que parou, sem medo de correr riscos ou de adiar os seus esquemas e interesses pessoais, que cuidou do ferido e que o salvou. Apesar de ser um herege, um excomungado, mostra ser alguém atento ao irmão necessitado, com o coração cheio de amor e, portanto, cheio de Deus.Jesus conclui a parábola dizendo ao mestre da Lei que o interrogara: “então vai e faz o mesmo”. A verdadeira religião que conduz à vida plena passa pelo amor a Deus, traduzido em gestos concretos de amor pelo irmão – por todo o irmão, sem excepção.Recordemos que a pergunta inicial era: “o que fazer para alcançar a vida eterna”… A conclusão é óbvia: para alcançar a vida eterna é preciso amar a Deus e amar o próximo. O “próximo” é qualquer um que necessita de nós, seja amigo ou inimigo, conhecido ou desconhecido, da mesma raça ou doutra raça qualquer; o “próximo” é qualquer irmão caído nos caminhos da vida que necessita, para se levantar, da nossa ajuda e do nosso amor. Neste gesto do samaritano, a Igreja de todos os tempos (a comunidade dos que caminham ao encontro da vida plena, da salvação) reconhece um aspecto fundamental da sua missão: a de levantar todos os homens e mulheres caídos nos caminhos da vida. Dehonianos.org

Ideia de roteiro para teatro



Personagem A: Oi amigo, tudo bem? Que papel é esse na sua mão?

Personagem B:  É que eu copiei nesse papelzinho os 10 mandamentos e estou decorando!

Personagem A: Que legal! Posso ver?

Personagem B: Claro, depois você copia pra decorar também!

Personagem A: Puxa, a nossa Catequista vai ficar muito orgulhosa de nós se tivermos decorado tudinho!

Personagem B: Com certeza! Mas eu tô pensando aqui, hoje na missa o Padre falou de um mandamento um só... não de 10 não....

Personagem A: Ah sim, eu também já fui a missa hoje, falou de amar o próximo e contou a historia do bom samaritano, eu gosto desta historia é bonita, você conhece?

Personagem B: Sim, que tinha um homem machucado na estrada, muita gente passa e não ajuda, só um, o bom samaritano!

Personagem A: É isso mesmo... eu sou bom samaritano já, eu já ajudo todo mundo... ajudei já minha mãe levando o lixo pra fora, guardei os brinquedos que o irmãozinho mais novo só deixa jogado... ai, ai... tô até cansado de ser bom samaritano lá de casa!

Vamos jogar bola? Para relaxar...Depois eu escrevo os mandamentos num papel para você.... Sou muito bom samaritano... hehehe

Personagem A: Amigo, quando eu estava vindo pra cá, encontrei sua vovó na praça e ela estava te procurando!

Personagem B: Ah, não deve ser nada... amanhã falo com ela! Estou muito ocupado agora!

Personagem A: Amigo, na verdade eu vim te chamar pra irmos à casa do Personagem C, ele disse está precisando da nossa ajuda, não consegue de jeito nenhum entender a tarefa de matemática e ai eu pensei: Você é tão bom em matemática!

Personagem B: Mas podemos ir depois de jogar bola? Depois a gente vai....

Personagem A: Mas ele disse que precisa da nossa ajuda!!!... Então tá! Até mais tarde!

Entra a Catequista: Oi crianças! Tudo bem? O que vocês estão fazendo parados aí?

Personagem A: Eu já estou de saída...

Catequista: Saída pra onde? Posso saber?

Personagem A: Vou na casa do Personagem C, ele está precisando da minha ajuda!

Catequista: Que legal, é sempre bom quando podemos ajudar. E você vai ajudar ele no que? Vocês irão juntos ajudar o Personagem C?

Personagem B: Ah eu não posso ir agora, preciso relaxar um pouco...agora mereço este descanso! Estou ocupado!

Personagem A: Ele está tão ocupado que deixou a vovó dele falando sozinha, nem foi ver o que ela queria, se precisava de alguma coisa....

Catequista: Muito ocupado!?Como o que?

Personagem B: Estou decorando os 10 mandamentos!!!

Já decorei 4! Não matar, não roubar, honrar pai e mãe e amar a Deus sobre todas as coisas! Mas ainda faltam 6... E sabe eu descobri que cumpro todos eles. 

Sou o bom Samaritano cumpridor dos 4 mandamentos...hehhe... 4 por enquanto, jaja decoro o resto!

Catequista: Olha, vou ensinar uma coisa pra vocês e quero que vocês guardem no coração! É claro que Deus fica feliz quando guardamos Seus mandamentos na cabeça! Mas o mais importante é guarda-los no coração! 

Personagem A e B: Guardar no coração? Como faz isso? A gente guarda tudo é na cabeça, e um bom jeito é decorar! Repete, repete e decora!

Catequista: As coisas de Deus não são assim...Deus quer mais que tudo, que vivamos Seus mandamentos no nosso dia a dia, que os coloquemos em prática! E não apenas os tenhamos no papel ou na cabeça!

Personagem B: Sim, mas tendo todos decorados na cabeça ficará mais fácil de colocar em prática!

Catequista: Sim, mas veja bem, você perdeu duas ótimas oportunidades de viver um mandamento de Deus...

Personagem B: Perdi? Qual? Como? Quando?

Catequista: Amar a Deus sobre todas as coisas é amar a Deus no próximo, através do nosso irmão... E para isso temos que amar a todos, perdoar a todos, servir a todos e a ninguém excluir!

Personagem B: Estou entendendo...

Personagem A: Eu também... Ele,  querendo só decorar os 10 mandamentos de Deus, deixou de atender sua vozinha e não se preocupou em ajudar seu amigo que tá quase repetindo de ano por causa da matemática! Nossa Senhora, se ele repete vai ficar um ano todinho sem vídeo game, a mãe do nosso amigo já disse... ela é muito brava!

Catequista: Exatamente! E muitas vezes temos que deixar o que estamos fazendo para servir nosso irmão! Isso é amar a Deus! 

Personagem B: E não esqueça da sua vozinha que passou aqui te procurando também, coitada tava cheia de sacolas...

Personagem A: Sacolas, será que era de presentes? doces? ai vou lá primeiro!

Personagem B: Nada disso, vamos primeiro lá no nosso amigo que tá precisando da gente! Sua vovó tá bem, realmente queria te dar doces... mas agora você ainda não tá merecendo!

Personagem A: Verdade... tô envergonhado, Vamos lá ajudar nosso amigão!

Personagem B: Aí sim você vai ser parecido com o bom samaritano da historinha!

Catequista: Vamos então pedir a Deus que envie seu Espírito Santo para abrir nossos olhos para as necessidades das pessoas que cruzarem o nosso caminho e que a gente vá sempre buscar ajudar nosso irmão!

Personagem A e B: Isso ai!  Depois vamos lá na vovó comer doces! Ebaaa! e vamos levar nosso amigo... doce ajuda a lembrar a matéria da prova, sabia?

Personagem B: hahaha... não acredito!

Personagem A: É brincadeira! Tchau, tia! Obrigada por ajudar a gente! Fique com Deus, até a próxima catequese! 

Sugestão de Música

Amar como Jesus. Ser bom, atencioso e amoroso, sempre!




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Hoje vemos muitas situações em que pensamos: Ah que bom seria se o bom samaritano viesse aqui, cuidasse disto!

Qual é a mais urgente para você? Desenhe.
Qual seria a missão do bom samaritano nesta cena?
Você pode fazer algo para que isto mude? pode ajudar?



Oração

Senhor Jesus, me ajude a ajudar, que o Senhor me leve onde eu preciso estar e possa me guiar e capacitar para as necessidades que eu encontrar! Que não nos falte, amor! Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário