segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Evangelho de Lc 1, 39-56

                                                          Missa de 19 de Agosto de 2018


MISSA DA VIGÍLIA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


- “O TODO-PODEROSO FEZ GRANDES COISAS EM MEU FAVOR”


Leituras

Primeira Leitura Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab
Salmo 44 (45)
Segunda Leitura 1 Cor 15, 20-26.28
Evangelho Lc 1,39-56
Liturgia Diária





Mensagem Principal


No céu surge um grande sinal: a Mãe do Senhor, assunta ao céu, intercede por toda a Igreja que caminha nas esperanças do Reino. Neste final de semana, recordamos todos os que doaram as suas vidas na consagração religiosa a Deus e à sua Igreja, sendo no mundo sinais do amor de Deus. (Folheto Nova Aliança)


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Bendita és tu, Maria! Hoje, Jesus ressuscitado acolhe a sua mãe na glória do céu… Hoje, Jesus vivo, glorificado à direita do Pai, põe sobre a cabeça da sua mãe a coroa de doze estrelas…
Primeira leitura: Maria, imagem da Igreja. Como Maria, a Igreja gera na dor um mudo novo. E como Maria, participa na vitória de Cristo sobre o Mal.
Salmo: Bendita és tu, Virgem Maria! A esposa do rei é Maria. Ela tem os favores de Deus e está associada para sempre à glória do seu Filho.
Segunda leitura: Maria, nova Eva. Novo Adão, Jesus faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de esperança para todos os homens.
Evangelho: Maria, Mãe dos crentes. Cheia do Espírito Santo, Maria, a primeira, encontra as palavras da fé e da esperança: doravante todas as gerações a chamarão bem-aventurada! (Fonte: www.dehonianos.org)


Ideia de roteiro para teatro


Personagem A: Oi amigo, tudo bem?

Personagem B: Tudo! Sabe amigo, eu me identifiquei muito com o evangelho de hoje!

PA: É mesmo? Que ótimo!

PB: Sim! É um bom sinal, pois a catequista disse que devemos ser como Maria!

PA: Mas me conte, por que você se identificou?

PB: Porque assim como Maria, eu tenho uma prima que se chama Isabel!

PA: E o que mais?

PB: E o que mais o que?

PA: E com o que mais você se identificou com o evangelho?

PB: Bem... assim... só com o fato de nossas primas terem o mesmo nome!

PA: Ué... mas acho que isso não te faz ser como Maria!

PB: Faz sim!

PA: Não faz não!

PB: Faz sim, sim!!

Entra a catequista

Catequista: Oi crianças! É impressão minha ou vocês estão discutindo?

PB: Oi catequista... Não estamos discutindo... O PA que está teimando comigo, pois está com inveja!

Catequista: Inveja? Que feio!

PA: Não é nada disso catequista! É o PB que está dizendo que se identificou com o evangelho só porque tem uma prima chamada Isabel, assim como Maria!

Catequista: Mas PB, além de suas primas terem o mesmo nome, com o que mais você se identificou?

PB: Ah catequista... não sei não! Fiquei tão feliz quando ouvi que sou como Maria, que temos uma prima com mesmo nome, que mal prestei atenção no restante!!!

Catequista: Mas PB, o fato de suas primas terem o mesmo nome, não te faz ser como Maria!

PA: Eu falei! Eu bem que disse!

Catequista: PB, pra sermos como Maria, é preciso muito mais!!!

PA: Sim!!! Eu sei! Eu ia mesmo explicar pra ele, mas ele começou a teimar comigo, e querer brigar...

PB: Você que é invejoso!

Catequista: Parem crianças! PB, quando sua mãe te pede algo, você é obediente?

PB: Ah, as vezes...

Catequista: Pois saiba que Maria foi obediente sempre!

PA: E não é só isso, né catequista?

Catequista: Verdade! PB, quando precisam de você, precisam da sua ajuda, você está disponível?

PB: Só as vezes... depende da ajuda...

PA: Ele é assim catequista... Outro dia, a avó dele pediu pra ele buscar umas sacolas ali na quitandinha, e ele não foi! Pediu pra ele buscar pão e ele também não foi!

Catequista: Puxa PB, por que você não ajudou sua avó? Nem parece que você faz catequese!!

PB: Ah catequista, poxa vida... ninguém ouve meus motivos... Eu estava cansado! E além do mais, o meu pé estava doendo depois de um tropicão que dei na escola!

Catequista: Então PB, saiba que você está muito muito longe de ser como Maria!

PA: O nome da sua prima ser Isabel é a única coisa que tem igual ao evangelho mesmo...A sua atitude não parece nadinha com a da Mamãe do céu!

Catequista: PB, o evangelho de hoje nos conta da visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel, ela foi lá para ajudar a prima, que era velha e precisava de ajuda, pois estava grávida... Maria também estava grávida de Jesus, e mesmo sendo muito longe, mesmo sendo cansativo foi lá e ajudou a prima... e ajudou por 3 meses. Isabel ficou muito feliz e agradecida!

 PB: Caramba... Essa parte do evangelho não me lembrava muito...

Catequista: E nós, se queremos ser como Maria, devemos seguir seu exemplo, sendo obedientes, ajudar mesmo quando estamos cansados, mesmo sendo longe, mesmo sendo difícil, cansativo... Maria foi muito obediente a tudo que Deus pediu, tudo tudo... e fez tudo com muito amor... Temos que ser obedientes a Deus... em tudo que Ele nos pede!

PA: Ah catequista! Me lembrei de uma frase que ouvi certa vez.

Catequista: Qual frase?

PA: Quem obedece nunca erra!

Catequista: Isso é verdade! Sempre que a mamãe, o papai, a vovó nos pedirem algo, devemos pensar que é Deus quem nos pede! Sempre que precisarem de nossa ajuda, devemos pensar que é a Deus que vamos ajudar! Assim não tem erro!

Catequista: E sabem de outra coisa? Temos que ajudar ao próximo sem reclamar... temos que ajudar de coração, com amor, assim como os missionários!

PB: Missio quem?

PA: Missionários!! São as pessoas que dedicam suas vidas para servir a Deus!

Catequista: Isso mesmo! Como os padres, as freiras! E por terem doado suas vidas a serviço de Deus, devemos sempre rezar por eles!

PB: Nossa catequista, eu realmente não sou como Maria... mas ouvindo essa história e sabendo do esforço e da entrega que ela fez por amor, vou me esforçar de verdade para ser obediente como ela foi!

Catequista: Parabéns! É preciso mesmo muito esforço! E as vezes não é fácil dizer sim... mas quando se tem Deus no coração, caminhamos melhor!


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esse evangelho nos mostra como Maria foi importante no plano de Deus, pois além do seu 'sim', ela viveu conforme Deus nos pede!

Que tal confeccionar um lindo terço ou uma dezeninha para cada criança em homenagem à nossa Mãezinha do Céu, pedindo que ela interceda por nós junto à Deus e para que saibamos, a exemplo dela, ser obedientes à Deus?!

Use a imaginação e a inspiração do Espírito Santo...  

Sugestão de material: Flores de plástico, tampinhas de garrafa, barbante, fitilho, cartolina, feltro, E.V.A, miçangas, botões...






Oração

Papai do Céu, muito obrigado por nos dar Maria, nossa Mãezinha do Céu tão amada! Que eu me espelhe nela para ser sempre obediente à sua vontade, para que eu sempre esteja ao Teu lado, seja dócil e amável com aqueles que precisarem de ajuda!

Amém!


2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Adorei a ideia para o ultimo dia da Semana da Familia, onde abordaremos a Assunção de Nossa Senhora. Parabens. Rita - Niteroi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Sidiney e Rita,
      Obrigada pelo carinho da sua mensagem!!
      Que Deus continue abençoando sua linda missão de evangelizar os pequeninos do Senhor!!
      Abraço Fraterno!

      Excluir