domingo, 22 de julho de 2018

Missa de 05 de agosto de 2018

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM 
Vocação ao Ministério Ordenado 
Dia do Padre 

Leituras
Primeira Leitura Ex 16,2-4.12-15
Salmo 77/78
Segunda Leitura Ef 4,17.20-24
Evangelho Jo 6,24-35
Liturgia | Dehonianos

Mensagem Principal
Queridos irmãos e irmãs, na liturgia de hoje Jesus se revela como o pão da vida, o alimento que sacia nossa fome e sede. Assim, Ele pede que nos esforcemos em buscar sempre o alimento que permanece até a vida eterna. Celebramos também o primeiro domingo do mês vocacional, quando rezamos por todos os ministros ordenados, especialmente por nossos padres. Certos de que pelas mãos dos sacerdotes que a Eucaristia, o pão da vida, chega a nós, nos alegremos por todos os ordenados que se doam ao serviço do Reino. Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM
A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos que Deus está empenhado em oferecer ao seu Povo o alimento que dá a vida eterna e definitiva.
A primeira leitura dá-nos conta da preocupação de Deus em oferecer ao seu Povo, com solicitude e amor, o alimento que dá vida. A acção de Deus não vai, apenas, no sentido de satisfazer a fome física do seu Povo; mas pretende também (e principalmente) ajudar o Povo a crescer, a amadurecer, a superar mentalidades estreitas e egoístas, a sair do seu fechamento e a tomar consciência de outros valores.No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o “pão” da vida que desceu do céu para dar vida ao mundo. Aos que O seguem, Jesus pede que aceitem esse “pão” – isto é, que escutem as palavras que Ele diz, que as acolham no seu coração, que aceitem os seus valores, que adiram à sua proposta.A segunda leitura diz-nos que a adesão a Jesus implica o deixar de ser homem velho e o passar a ser homem novo. Aquele que aceita Jesus como o “pão” que dá vida e adere a Ele, passa a ser uma outra pessoa. O encontro com Cristo deve significar, para qualquer homem, uma mudança radical, um jeito completamente diferente de se situar face a Deus, face aos irmãos, face a si próprio e face ao mundo. Dehonianos.org

Ideia de roteiro para teatro

PA: Amigo, vamos na padaria comigo?

PB: Vamos, o que você vai fazer lá?

PA: Comprar pão, ué...você não está vendo que estão todos trabalhando muito hoje na quermesse, o pessoal tá com fome... já tá na hora do café. Vamos lá, minha mãe pediu...

PB: Amigo, hoje eu já fui a missa, você já foi?

PA: Não ainda, vou com a mamãe e o papai a noite. Agora todos da minha família estão trabalhando lá na barraca.

PB: Sei, amanhã é a escala da minha família, por isso fomos hoje.

PA: É tô sabendo, mas o que você ia dizer sobre a missa?

PB: Hoje o evangelho falou que Jesus é o pão da vida!

PA: Nossa que bonito! Tipo Jesus mata a nossa fome de amor!

PB:Isso ai! Então, ai fiquei pensando, se Jesus é o pão da vida e ele mata nossa fome e enche nosso coração de amor, as pessoas que estão aqui trabalhando para Jesus não precisam comer, né?

PA: Hahaha... claro que não amigo... não misture as coisas!

PB: Ah não?

PA: Tem até uma musica bem linda que diz: "o pão sustenta o homem, Jesus sustenta a alma"!
Jesus vem no nosso coração na eucarístia e com o Espirito Santo de amor deixa o nosso coração cheinho de alegria nos abastece, mata a nossa fome, sustenta a gente!

PB: Nossa... como você tá inteligentão hoje... falou igual o padre!

PA: É... mas eu tenho que confessar uma coisa... eu também já me confundi com este evangelho... não entendia como Jesus podia ser pão!

PB: E ai? quem te ensinou tudo assim?

PA: O nosso padre né...

PB: Ah aí sim!

PA: Ele me ajudou a entender que Jesus é o nosso pão porque nos dá muita força, alimenta nosso coração, faz a gente ter muita energia para enfrentar tudinho!

PB: Já ouvi mesmo dizer que pão da muita energia... Jesus escolheu bem que ele ia usar para explicar para a gente... conhece bem seu povo... quem não gosta de pão, né amigo?

PA: Verdade! Jesus é MUITO inteligente!

PB: É sendo assim, precisamos mesmo ir na padaria... comprar o "pão dos homens"...

PA: Isso, ai todos estarão bem fortes de corpo para conseguir continuar aqui trabalhando para Jesus na quermesse... saco vazio não pára em pé né!

PB: Não mesmo... e depois todos para a Santa Missa, receber a Eucaristia, Jesus o pão da vida... que alimenta nosso coração...

PA: E quem ainda não fez a primeira eucaristia pode pedir para Jesus vir morar no coração e ele vem... e do mesmo jeitinho nos alimenta...

PB: Sim, esta eu já tinha aprendido... Amigo, e olha só este mês de agosto a nossa catequista falou que é o mês das vocações... mas você não sabe o que eu descobri na missa!

PA: O que, amigo?

PB: Hoje é dia do Padre... Dia especial de rezar pela vocação dele que TANTO nos ajuda!

PA: Aaah que legal! O padre que me ensinou esta importante lição de Jesus, pão da vida! Vou rezar MUITOOO por ele hoje...

PB: Isso, eu também. Mas falou que não pode ser só hoje, e não pode ser só para o nosso padre... temos que rezar sempre e por todos!

PA: Entendido... minha vó fala assim:
Não esquece de comer, não pode esquecer de rezar!
Não tem preguiça para comer, não pode ter preguiça de rezar!
Tem que ser todo dia, como uma refeição que alimenta a gente!

PB: Olha... verdade, hein! Sua vovó é muito sabida!

PA: Sim, ela também é muito inteligente! É amigona de Jesus!
Vamos lá, amigo... já ficamos de muita conversa!
Vamos buscar o pão dos homens para o povo e eles vão buscar o pão do céu, Jesus!

PB: Vamos nessa, amigo!


Sugestão de Música

O pão sustenta o homem, Jesus sustenta a alma!




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos ensinar as crianças a fazer um pão de verdade?

Leve farinha, fermento, água, ovos e mãos a obra e vamos lá fazer uma correlação com a nossa vida e os ingredientes.

Farinha = oração

água  = Bíblia

ovos = Comunidade

fermento = Espirito Santo

E tudo junto, se transforma em pão pela nossa vontade, pela nossa ação, porque se não mexer, amassar bem e depois de tudo bem junto e misturado não colocar no forno e cuidar não vira pão.

Assim é a nossa vida. Deus nos dá todos os ingredientes, temos que nos esforçar todo dia para manter o ensinamento de que Ele nos alimenta e precisamos agir para que o Reino de Deus aconteça e mais e mais pessoas provem deste amor e saciem a sua fome de amor!




Oração
Jesus querido, pão da vida, fortalece nosso amor por ti e que possamos cada dia trazer mais e mais amigos para perto do seu coração! 
Que também cuide com todo amor e carinho dos nossos queridos, padres! Que tenham muita saúde, força e coragem, sempre! Amém!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário