Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

domingo, 22 de julho de 2018

Missa de 05 de agosto de 2018

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM 
Vocação ao Ministério Ordenado 
Dia do Padre 

Leituras
Primeira Leitura Ex 16,2-4.12-15
Salmo 77/78
Segunda Leitura Ef 4,17.20-24
Evangelho Jo 6,24-35
Liturgia | Dehonianos

Mensagem Principal
Queridos irmãos e irmãs, na liturgia de hoje Jesus se revela como o pão da vida, o alimento que sacia nossa fome e sede. Assim, Ele pede que nos esforcemos em buscar sempre o alimento que permanece até a vida eterna. Celebramos também o primeiro domingo do mês vocacional, quando rezamos por todos os ministros ordenados, especialmente por nossos padres. Certos de que pelas mãos dos sacerdotes que a Eucaristia, o pão da vida, chega a nós, nos alegremos por todos os ordenados que se doam ao serviço do Reino. Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM
A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos que Deus está empenhado em oferecer ao seu Povo o alimento que dá a vida eterna e definitiva.
A primeira leitura dá-nos conta da preocupação de Deus em oferecer ao seu Povo, com solicitude e amor, o alimento que dá vida. A acção de Deus não vai, apenas, no sentido de satisfazer a fome física do seu Povo; mas pretende também (e principalmente) ajudar o Povo a crescer, a amadurecer, a superar mentalidades estreitas e egoístas, a sair do seu fechamento e a tomar consciência de outros valores.No Evangelho, Jesus apresenta-Se como o “pão” da vida que desceu do céu para dar vida ao mundo. Aos que O seguem, Jesus pede que aceitem esse “pão” – isto é, que escutem as palavras que Ele diz, que as acolham no seu coração, que aceitem os seus valores, que adiram à sua proposta.A segunda leitura diz-nos que a adesão a Jesus implica o deixar de ser homem velho e o passar a ser homem novo. Aquele que aceita Jesus como o “pão” que dá vida e adere a Ele, passa a ser uma outra pessoa. O encontro com Cristo deve significar, para qualquer homem, uma mudança radical, um jeito completamente diferente de se situar face a Deus, face aos irmãos, face a si próprio e face ao mundo. Dehonianos.org

Ideia de roteiro para teatro

PA: Amigo, vamos na padaria comigo?

PB: Vamos, o que você vai fazer lá?

PA: Comprar pão, ué...você não está vendo que estão todos trabalhando muito hoje na quermesse, o pessoal tá com fome... já tá na hora do café. Vamos lá, minha mãe pediu...

PB: Amigo, hoje eu já fui a missa, você já foi?

PA: Não ainda, vou com a mamãe e o papai a noite. Agora todos da minha família estão trabalhando lá na barraca.

PB: Sei, amanhã é a escala da minha família, por isso fomos hoje.

PA: É tô sabendo, mas o que você ia dizer sobre a missa?

PB: Hoje o evangelho falou que Jesus é o pão da vida!

PA: Nossa que bonito! Tipo Jesus mata a nossa fome de amor!

PB:Isso ai! Então, ai fiquei pensando, se Jesus é o pão da vida e ele mata nossa fome e enche nosso coração de amor, as pessoas que estão aqui trabalhando para Jesus não precisam comer, né?

PA: Hahaha... claro que não amigo... não misture as coisas!

PB: Ah não?

PA: Tem até uma musica bem linda que diz: "o pão sustenta o homem, Jesus sustenta a alma"!
Jesus vem no nosso coração na eucarístia e com o Espirito Santo de amor deixa o nosso coração cheinho de alegria nos abastece, mata a nossa fome, sustenta a gente!

PB: Nossa... como você tá inteligentão hoje... falou igual o padre!

PA: É... mas eu tenho que confessar uma coisa... eu também já me confundi com este evangelho... não entendia como Jesus podia ser pão!

PB: E ai? quem te ensinou tudo assim?

PA: O nosso padre né...

PB: Ah aí sim!

PA: Ele me ajudou a entender que Jesus é o nosso pão porque nos dá muita força, alimenta nosso coração, faz a gente ter muita energia para enfrentar tudinho!

PB: Já ouvi mesmo dizer que pão da muita energia... Jesus escolheu bem que ele ia usar para explicar para a gente... conhece bem seu povo... quem não gosta de pão, né amigo?

PA: Verdade! Jesus é MUITO inteligente!

PB: É sendo assim, precisamos mesmo ir na padaria... comprar o "pão dos homens"...

PA: Isso, ai todos estarão bem fortes de corpo para conseguir continuar aqui trabalhando para Jesus na quermesse... saco vazio não pára em pé né!

PB: Não mesmo... e depois todos para a Santa Missa, receber a Eucaristia, Jesus o pão da vida... que alimenta nosso coração...

PA: E quem ainda não fez a primeira eucaristia pode pedir para Jesus vir morar no coração e ele vem... e do mesmo jeitinho nos alimenta...

PB: Sim, esta eu já tinha aprendido... Amigo, e olha só este mês de agosto a nossa catequista falou que é o mês das vocações... mas você não sabe o que eu descobri na missa!

PA: O que, amigo?

PB: Hoje é dia do Padre... Dia especial de rezar pela vocação dele que TANTO nos ajuda!

PA: Aaah que legal! O padre que me ensinou esta importante lição de Jesus, pão da vida! Vou rezar MUITOOO por ele hoje...

PB: Isso, eu também. Mas falou que não pode ser só hoje, e não pode ser só para o nosso padre... temos que rezar sempre e por todos!

PA: Entendido... minha vó fala assim:
Não esquece de comer, não pode esquecer de rezar!
Não tem preguiça para comer, não pode ter preguiça de rezar!
Tem que ser todo dia, como uma refeição que alimenta a gente!

PB: Olha... verdade, hein! Sua vovó é muito sabida!

PA: Sim, ela também é muito inteligente! É amigona de Jesus!
Vamos lá, amigo... já ficamos de muita conversa!
Vamos buscar o pão dos homens para o povo e eles vão buscar o pão do céu, Jesus!

PB: Vamos nessa, amigo!


Sugestão de Música

O pão sustenta o homem, Jesus sustenta a alma!




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos ensinar as crianças a fazer um pão de verdade?

Leve farinha, fermento, água, ovos e mãos a obra e vamos lá fazer uma correlação com a nossa vida e os ingredientes.

Farinha = oração

água  = Bíblia

ovos = Comunidade

fermento = Espirito Santo

E tudo junto, se transforma em pão pela nossa vontade, pela nossa ação, porque se não mexer, amassar bem e depois de tudo bem junto e misturado não colocar no forno e cuidar não vira pão.

Assim é a nossa vida. Deus nos dá todos os ingredientes, temos que nos esforçar todo dia para manter o ensinamento de que Ele nos alimenta e precisamos agir para que o Reino de Deus aconteça e mais e mais pessoas provem deste amor e saciem a sua fome de amor!




Oração
Jesus querido, pão da vida, fortalece nosso amor por ti e que possamos cada dia trazer mais e mais amigos para perto do seu coração! 
Que também cuide com todo amor e carinho dos nossos queridos, padres! Que tenham muita saúde, força e coragem, sempre! Amém!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário