sexta-feira, 13 de julho de 2018

Evangelho de Marcos 6, 7-13

 
Missa de 15 de julho de 2018


15º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DO LAICATO -
“Sal da terra e luz do mundo” (Mt
5,13-14

 
Leituras
Primeira Leitura Am 7,12-15
Salmo Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R. 8)
Segunda Leitura Ef 1,3-14
Evangelho Mc 6,7-13
Liturgia Diária





Imagem:blogtiale.blogspot.com


Mensagem Principal

Na liturgia de hoje percebe-se que Deus chama quem Ele quer. Suas escolhas podem parecer surpreendentes como no caso de Amós, aquele que pensava que vida se resumiria em cuidar de gados; no entanto, como afirma Paulo de Tarso: “Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo”. É o próprio Deus quem nos convida e nos envia para a missão. De nossa parte, cabe acolhê-la ou não


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do seu projeto de salvação. Esses “enviados” devem ter como grande prioridade a fidelidade ao projeto de Deus e não a defesa dos seus próprios interesses ou privilégios.
A primeira leitura apresenta-nos o exemplo do profeta Amós. Escolhido, chamado e enviado por Deus, o profeta vive para propor aos homens – com verdade e coerência – os projetos e os sonhos de Deus para o mundo. Atuando com total liberdade, o profeta não se deixa manipular pelos poderosos nem amordaçar pelos seus próprios interesses pessoais.
A segunda leitura garante-nos que Deus tem um projeto de vida plena, verdadeira e total para cada homem e para cada mulher – um projeto que desde sempre esteve na mente do próprio Deus. Esse projeto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de cada um de nós uma resposta decidida, total e sem subterfúgios.
No Evangelho, Jesus envia os discípulos em missão. Essa missão – que está no prolongamento da própria missão de Jesus – consiste em anunciar o Reino e em lutar objetivamente contra tudo aquilo que escraviza o homem e que o impede de ser feliz. Antes da partida dos discípulos, Jesus dá-lhes algumas instruções acerca da forma de realizar a missão… Convida-os especialmente à pobreza, à simplicidade, ao despojamento dos bens materiais.



Ideia de roteiro para teatro

PA entra contando as crianças de duas em duas!

PB: Oi PA! O que você está fazendo?

PA: Ah não PB! Você me atrapalhou! Agora vou ter que começar a contar tudo de novo!

PB: Mas porque você está contando todo mundo?

PA: Estou adiantando o trabalho de Jesus!

PB: Xiii lá vem mais uma de suas histórias doidas!

PA: Pois você está muito enganado PB! Hoje eu prestei muita atenção no evangelho, e como estou adiantando a tarefa de Jesus, acho que Ele vai me dar uns pontinhos a mais na gincana!

PB: Já me perdi!

PA: Hoje no evangelho Jesus disse que ia fazer uma gincana e por isso dividiu os apóstolos em equipes de dois em dois.
Não sei muito bem como ele fez essa divisão, mas Jesus é muito esperto e também muito justo, então eu acho que foi feita bem certinha a escolha das duplas.

PB: Pa eu ouvi o evangelho todinho e não tinha nada falando de gincana!

PA: Claro que tinha PB! Senão pra que dividir times? Se eu fosse você parava de ficar aí duvidando e faria alguma coisa pra ganhar pontos extras também!

Catequista: Olá crianças! Que agitação é essa?

PB: É o PA que disse que Jesus vai fazer uma dinâmica e dividiu as pessoas e que precisamos ganhar pontos extras.

Catequista: Já até imagino sobre o que vocês estão falando! Não se trata de nenhuma gincana, mas sim do envio dos apóstolos em missão!

PB: Eu disse que tinha coisa errada aí!

Catequista: SIM PB! Jesus chamou seus 12 apóstolos e os enviou em missão! Mandou que eles caminhassem em dupla e não levassem nada alem da roupa que estavam usando e de uma sandália nos pés!
Jesus ainda deu à eles poder para expulsar os espiritos ruins e para curar os doentes.

PA: Ah não acredito que não era gincana! Mas tinha regras e tudo mais! Eu ouvi Jesus até dizer as regras para os discípulos. Tinha até dinâmicas pra fazer!

PB: Dinâmicas?

PA: Isso mesmo! Jesus disse que eles tinham que sacudir a sandália pra ver quem fazia mais poeira!

Catequista: Não PA! A recomendação de Jesus era para que os discípulos sacudissem a poeira dos pés nos lugares onde não fossem bem recebidos! Isso seria sinal de que deram o seu melhor e por isso não poderiam desanimar, tinham que seguir firmes na missão e deixar para trás tudo o que não pertencia à Jesus, como a poeira e sujeira daqueles que não aceitaram o reino de Deus.

PA: Ah que pena! Eu estava tão animada!!!

Catequista: E pode continuar PA, pois apesar de não ser uma gincana, Jesus também conta conosco para nos enviar em missão, levando sua palavra por onde andarmos.

PA: Mas preciso ter uma dupla né?

Catequista: Jesus nos envia em missão para servimos em comunidade. Ele não quer que estejamos sozinhos e por isso nos chama a servir ao seu reino em comunidade. Chamar os discípulos dois a dois é uma forma de deixar isso claro.

PA: E porque não posso levar nada quando saio em missão?

Catequista: Essa também é uma simbologia PA! Para nos dizer que devemos nos desapegar daquilo que é material e seguir os preceitos do reino de Deus. Nada pode ser impedimento para realização de nossa missão!

PB: Ah ficou bem mais fácil entender agora! PA, podemos ir em dupla falar sobre o que aprendemos para as crianças que não estão aqui! Lá em casa mesmo ficaram vários primos que estão passando as férias e que não quiseram vir à missa.

Catequista: Isso mesmo crianças! Jesus sempre tem missões para nos enviar!

PA: Então vamos! O mais importante é seguir o que Jesus nos pede!





Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


OraçãoJesus, me ajude a cumprir minha missão.
Quero ser como seus discípulos fazendo bem, ajudando o próximo e falando a todos meus amigos sobre  seu amor por nós.
Amém
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário