domingo, 3 de junho de 2018

Evangelho de Marcos 4, 26-34


 

Missa de 17 de junho de 2018

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM - A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS!


Primeira Leitura Ez 17, 22-24
Salmo Salmo 91 (92)
Segunda Leitura 2 Cor 5, 6-10
Evangelho Mc 4, 26-34
Liturgia Diária

Mensagem Principal

Nesta liturgia, somos convidados a meditar sobre a força do Amor, que faz da semente espalhada na terra uma grande árvore, que produz muitos frutos, e de um grão de mostarda, uma das maiores hortaliças. Assim é a força da Palavra de Deus que se implanta na história e a transforma no Reino de Deus. O Reino, de força irresistível, cresce, lenta e ocultamente, como uma semente. Os seus frutos vão se produzindo, sem que ninguém se dê conta. Jesus nos encoraja e nos exorta a continuar trabalhando no seu projeto, buscando ajuda para superar as crises e dificuldades da caminhada, com fé e esperança, mesmo sem ver os resultados.
Fonte: Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!



A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação, continua, hoje como sempre, a conduzir a história humana para uma meta de vida plena e de felicidade sem fim.
Na primeira leitura, o profeta Ezequiel assegura ao Povo de Deus, exilado na Babilónia, que Deus não esqueceu a Aliança, nem as promessas que fez no passado. Apesar das vicissitudes, dos desastres e das crises que as voltas da história comportam, Israel deve continuar a confiar nesse Deus que é fiel e que não desistirá nunca de oferecer ao seu Povo um futuro de tranquilidade, de justiça e de paz sem fim.
O Evangelho apresenta uma catequese sobre o Reino de Deus – essa realidade nova que Jesus veio anunciar e propor. Trata-se de um projeto que, avaliado à luz da lógica humana, pode parecer condenado ao fracasso; mas ele encerra em si o dinamismo de Deus e acabará por chegar a todo o mundo e a todos os corações. Sem alarde, sem pressa, sem publicidade, a semente lançada por Jesus fará com que esta realidade velha que conhecemos vá, aos poucos, dando lugar ao novo céu e à nova terra que Deus quer oferecer a todos.
A segunda leitura recorda-nos que a vida nesta terra, marcada pela finitude e pela transitoriedade, deve ser vivida como uma peregrinação ao encontro de Deus, da vida definitiva. O cristão deve estar consciente de que o Reino de Deus (de que fala o Evangelho de hoje), embora já presente na nossa atual caminhada pela história, só atingirá a sua plena maturação no final dos tempos, quando todos os homens e mulheres se sentarem à mesa de Deus e receberem de Deus a vida que não acaba. É para aí que devemos tender, é essa a visão que deve animar a nossa caminhada.


Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi PB você está aqui ainda?

PB: Eu estou por quê?

PA: Ué! Você não via se arrumar? Essa sua roupa não é roupa de ir pra plantação!

PB: Plantação? Que plantação é essa?

PA: Oras PB e depois sou eu que não presto atenção nos evangelhos! Hoje na missa só falou de plantação, de sementes, de cuidar da terra e coisas assim. Então acredito que hoje Jesus quer que a gente vá pra plantação.

PB: Não é nada disso PA! Jesus só contou essas parábolas para ensinar ao povo de uma maneira mais fácil!

PA: Jesus contou o que?

PB: Parábolas! Essas histórias que ele conta!

PA: Nossa PB agora ficou difícil!

PB: A Catequista explicou que Jesus usava várias histórias e imagens pras pessoas entenderem melhor o que ele tinha pra ensinar. E essas histórias são chamadas de parábolas.

PA: Ah! agora sim entendi! Então não vai ter plantação nenhuma?

PB: Não PA! Nada de plantação!

PA: Entendi o que são parábolas, mas agora que não vai ter plantação de nada não entendi muito bem o Evangelho!

Catequista: Olá crianças! Que bom encontrar vocês aqui! No último encontro da catequese esqueci de entregar pra vocês essas sementes de mostarda!

PA: Ahá! Então vai ter plantação!

Catequista: Não PA! Era pra vocês guardarem com muito cuidado pois a semente de mostarda é muito pequenina! E eu queria propor uma experiência para vocês! Guardar esta sementinha com muito cuidado até nosso próximo encontro.

PA: Mas catequista por que precisamos guardar essa semente?

PB: Uma vez guardamos uma semente dessa pra falar sobre a fé você não se lembra? A Catequista falou que se a nossa fé for pequenina como um grão de mostarda ainda assim dará mutos frutos!

Catequista: Sim! Já fizemos isso! Mas dessa vez a semente de mostarda é pra ser comparada com o Reino de Deus! Quando a semente de mostarda é semeada, é a menor de todas as sementes, mas torna-se uma planta enorme que serve até de abrigo para os pássaros!

PA: Mas reino não tem nada a ver com sementes pequenas e nem com plantas grandes! Reino são os castelos, as festas e as pessoas importantes.

PB: Mas é reino de Deus né catequista?

Catequista: Sim! E o reino de Deus é comparado com um pequena semente que pode ser plantado a cada dia nos corações e quando cresce dá muitos frutos. Mas é muito importante lembrar que o tempo de florescer é determinado por Deus! Não podemos apressar o crescimento da planta!

PA: Que legal catequista! temos que plantar essa sementinha em todos os corações para que o reino de Deus comece a acontecer aqui na Terra.

Catequista: Podemos viver os ensinamentos de Jesus e com isso a cada dia ficar mais perto do Reino que Jesus anunciava.

PA: E nem precisa plantar nada além da palavra de Deus né?

PB: Podemos não só plantar, mas cuidar do lugar onde será plantada essas sementes e podemos fazer isso amando os nossos irmãos não é catequista?

Catequista: Isso mesmo PB. Seguindo os ensinamentos de Jesus vamos trazer muitas pessoas para servir a Deus conosco e a cada dia mais gente vai entender e querer fazer parte do Plano de salvação.
Deus não precisa, mas Ele nos quer participando do seu projeto. Ele quer trazer o Reino até nós e quer que todos os seus filhos façam parte deste reino.

PA: Eu quero fazer parte destes planos e vocês?

PB: Eu também quero!

Catequista: Então crianças vamos pedir sabedoria e paciência para semear o reino de Deus e esperar o tempo de vê-lo florescer!



Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Levar para as crianças sementes de mostarda e algumas outras sementes maiores. Levar fotos das arvores de cada semente apresentada. Falar sobre os frutos e sobre nossa fé que mesmo pequenininha pode gerar muitos frutos.



Oração


Senhor Jesus meu amigo e salvador. Fale em meu coração sobre o Reino de Deus e me ajuda a ser fiel aos seus ensinamentos para seguir rumo à este reino levando comigo todos os que eu amo e todos aqueles q quem eu anunciar teu Reino. Amém!

4 comentários:

  1. Amei esse achado! Agora poderemos dinamizar mais o nosso trabalho com as crianças... Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Claudia,
      Obrigada pelo carinho!!!
      Sempre ficamos felizes em saber que a missão que Deus nos confiou está chegando onde precisa!! Conte conosco!
      Fique com Deus!!
      Abraço fraterno!!

      Excluir
  2. Adoro vocês! Uso sempre as histórias na nossa missa com as crianças. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Claudia,
      Obrigada pelo carinho!!!
      Sempre ficamos felizes em saber que a missão que Deus nos confiou está chegando onde precisa!! Conte conosco!
      Fique com Deus!!
      Abraço fraterno!!

      Excluir