domingo, 27 de maio de 2018

Evangelho de Marcos 3, 20-35

Missa de 10 de Junho de 2018


10º DOMINGO DO TEMPO COMUM - SOMOS A FAMÍLIA DE JESUS!

Leituras
Primeira Leitura Gen 3, 9-15
Salmo Salmo 129 (130)
Segunda Leitura 2 Cor 4, 13 – 5, 1
Evangelho Mc 3, 20-35
Liturgia Diária

Mensagem Principal
Jesus nos ensina que a sua missão é libertar todas as pessoas de qualquer opressão que as despersonaliza e de toda alienação social e religiosa. A sua verdadeira família se constitui a partir do cumprimento da vontade do Pai. A relação mais íntima com ele não se faz através do parentesco de sangue, mas na sintonia com sua prática libertadora. Ele é o libertador e nós, sua família, devemos lutar com ele.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Neste 10º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus leva-nos a meditar sobre a nossa resposta de vida ao projeto de Deus para nós, na liberdade de optar pelo bem e pelo mal.
O Evangelho centra o nosso olhar na pessoa de Jesus, que os seus conterrâneos, entre eles tantos familiares, não aceitaram como enviado de Deus e não perceberam, até se opuseram, à vontade de Deus revelada em Jesus. Na caminhada da fé, cada um é livre de optar: ou ficar pelos dispersos sentidos de vida, ou permanecer na única família de Jesus, de quem quiser fazer a vontade de Deus.
A segunda leitura realça que, para o cristão, viver só faz sentido na certeza da ressurreição, na caminhada de vida interior que se renova dia a dia em perspcetiva da etermidade.
Neste horizonte neo-testamentário, meditemos em particular a primeira leitura que nos mostra, recorrendo à história mítica de Adão e Eva, o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência… Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.

Ideia de roteiro para teatro

PA: Oi PB tudo bem?

PB: Oi PA tudo bem e você?

PA: Eu estou ótimo! Só com um pouco de dúvida! Estou pensando se quero estar do lado de dentro ou de fora da família e também se quero trocar de família.

PB: Trocar de família? Por que isso?

PA: PB você não prestou atenção no evangelho? Jesus trocou de família! Disseram pra ele que a mãe e os irmãos dele estavam chamando e ele não quis atender. Disse que mãe, irmãos e irmãs dele era todo aquele povo que ele ensinava.

PB: Mas PA, não foi...

PA interrompendo PB: Então eu to pensando em trocar de família, porque as vezes minha mãe briga um pouco comigo, as vezes meu irmão bagunça minhas coisas, meu pai chega  muito cansado e tem dias que nem quer brincar. Se até Jesus trocou de família, eu também posso!

PB: PA tenho certeza que você entendeu errado! Não é que Jesus trocou!

PA: Ué, você não ouviu?

PB: Não é bem isso PA!

Catequista: Olá Crianças tudo bem?

PB: Ai catequista que bom que você chegou! PA está fazendo a maior confusão! Dizendo que quer trocar de família como Jesus fez!

Catequista: Não crianças! Neste evangelho Jesus não trocou de família! Quando ele diz que sua família são aqueles que ouvem suas palavras e as colocam em prática, ele quer nos dizer que cada um de nós que escolhermos fazer a vontade de Deus somos da família de Jesus!

PA: Então ele não trocou?

Catequista: Não PA! A família de Jesus quando foi busca-lo queriam que Ele fosse embora, que Ele fosse pra casa com Eles e Jesus tinha a missão de anunciar o reino de Deus. Falar à todos os povos sobre a boa nova e o plano de libertação e salvação de Deus. Se Jesus fosse embora com eles, não estaria fazendo a vontade de Deus e eles levando Jesus embora também não estavam fazendo o plano de Deus acontecer. Por isso Jesus disse que sua família era quem ouvisse e praticasse seus ensinamentos, pois estariam vivendo como os filhos de Deus devem viver.

PB: E nós somos chamados à fazer a vontade de Deus em nossa própria família não é catequista?

Catequista: Sim PB! Isso mesmo! Somos chamados a fazer a vontade de Deus em todos os lugares. Principalmente em nossas casas, junto de nossas famílias que foram escolhidas por Deus para nós!

PA: Achei que poderia trocar! As vezes nossa família é chata!

Catequista: Sim PA, todos nós temos dias bons e outros ruins! As vezes nossos pais tem muitas preocupações e por isso nem sempre estão de bom humor! E nós também nem sempre sabemos entender. Mas nossa família é a melhor que podemos ter e quando nossa família também decide ser parte da família de Jesus, tudo fica muito melhor! Nossos problemas não desaparecem, mas ficamos muito mais fortes!

PB: E o que precisamos fazer pra ser parte da família de Jesus catequista?

Catequista: Para ser parte da família de Jesus temos que ouvir o que Ele nos ensina na palavra, na missa, na catequese, o que Ele nos fala através de outras pessoas também! Temos que transmitir a mensagem de amor e salvação por onde formos.

PA: Escolher nossa família né catequista? E viver com muito amor mesmo quando estiver chato né?

Catequista: Sim! Respeitar todos aqueles que convivem conosco. E levar o amor de Deus!

PB: Que legal! Quero ser da família de Jesus!

PA: Eu também! E também quero levar a minha família pra fazer parte da família de Jesus junto comigo! Pensando bem, eu não quero trocar ninguém da minha casa.

Catequista: Isso mesmo crianças! Vamos deixar a família de Jesus bem grande e linda!!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos juntos fazer um lindo convite para nossos amigos também fazerem parte da família de Jesus!

Como em uma festa, vamos desenhar um convite bem bonito e escrever ou desenhar sobre o amor de Deus para convidar todos os nossos amigos para serem da família de Jesus?

Depois vamos levar este convite para alguém que ainda não participa sempre dos grupinhos, encontros e catequese!




Oração

Querido Jesus queremos ser parte da sua grande família! 
Nos ajude a fazer sempre a sua vontade! 
Queremos levar as suas palavras para todos aqueles que ainda não te conhecem para serem da sua família também!

Obrigada por este lindo convite!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário