Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Evangelho de João, 15,9-17

Missa 6 de Maio de 2018


6º DOMINGO DA PÁSCOA 
COMO EU VOS AMEI, AMAI UNS AOS OUTROS

Leituras
Primeira Leitura At 10,25-26.34- 35.44-48
Salmo 97/98
Segunda Leitura 1Jo 4,7-10
Evangelho Jo,  15,9-17

Mensagem Principal
Jesus, ao deixar o mandamento do amor, coloca-Se como referência e ensina que a vivência do amor e da fraternidade no dia a dia é a melhor forma de continuar Sua presença entre as pessoas, sendo autênticas testemunhas de sua ressurreição. Em um mundo marcado por tantas situações de egoísmo e individualismo, Jesus propõe algo novo: amar uns aos outros como Ele nos amou. Que as palavras do Ressuscitado, que fazem novas todas as coisas, renovem o coração, a mente e a vida de todos aqueles que o seguem. Folheto Nova Aliança


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
O MANDAMENTO DO AMOR - A liturgia deste domingo nos fala da regra que deve animar as nossas comunidades e a nossa vida: o amor mútuo. Certamente conhecemos de longa data a frase que é o ponto central do Evangelho deste domingo: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” (v.12). Diante de um preceito ao mesmo tempo tão claro e tão profundo, podemos nos perguntar: - Como viver em nosso dia a dia estas palavras? É oportuno recordar as palavras do Papa Francisco, na Bula Misericordiae Vultus, item n. 15: “Abramos os nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito de ajuda. As nossas mãos apertem as suas mãos e estreitemo-los a nós para que sintam o calor da nossa presença, da amizade e da fraternidade. Não esqueçamos, também, as palavras de São João da Cruz: “Ao entardecer desta vida, seremos examinados no amor”. Fábio Vieira - Paróquia Santa Cecília. Folheto Nova Aliança

Ideia de roteiro para teatro

PA: Hoje no evangelho falou de um mandamento de Jesus, você prestou atenção, amigo?

PB: Ah sim, para a gente amar todo mundo assim como Deus nos ama!

PA: Todo mundo? Não tinha esta parte do todo mundo, não... falou assim," amar uns aos outros, assim como Deus nos ama"...

PB: Isso, mas na prática esse uns aos outros, quem são estes outros?

PA: Ah aqueles que são da sua casa, da sua escola, os amigos da rua onde a gente mora, os primos...essas pessoas que a gente vai encontrando pela vida, sabe?

PB: Encontrando pela vida?

PA: Isso, "os outros" que fala são estes... por que pensa bem, se eu for amar lá uma pessoa do outro bairro, lá do outro lado da cidade, vai faltar um para outra pessoa amar, entendeu?

PB: Não! Como assim?

PA: Ai amigo, é assim, você ama as pessoas que são do seu meio de conviver, sabe? e cada um vai amando assim também, cada um fazendo a sua parte, amando os que estão perto, ai ninguém fica sem amor, entendeu?

PB: Eu entendi, mas acho que não é bem assim!

PA: Ah meu Deus do céu, tô achando que eu vou arrumar outro amigo para eu amar... vou mandar outra pessoa amar você... nossa que dificil você entender, tão simples...

PB: Calma, amigo... não tô fazendo para te irritar, só acho que não é assim... veja bem...se a gente amar só quem é do nosso convívio e esperar que cada um faça a sua parte, como é que vai ser com aquelas pessoas que não conheceram o amor de Deus ainda, como vão amar os outros?

PA: Nossa, amigo... não tinha pensando nisso... e tem mais, talvez elas nem saibam que Deus ama muito, muito elas mesmas né...Ah meu Deus que tristeza isso...Então, não funciona mesmo do jeito que falei, você tem razão e como faremos?

PB: Eu acho assim, precisamos sempre, sempre falar do amor de Deus... para todo mundo, próximo ou não... precisamos ir encontrar novas pessoas...

PA: Ixi... mas acho que nossa mãe não vai deixar a gente sair por ai para fazer isso... é muito importante, mas acho que ela ama muito a gente né, não pode ficar assim tanto tempo sem o nosso amor de filhinho! hehehe

PB: Ai amigo... você é engraçado... é nossa mãe não ia mesmo deixar a gente viajar nesta missão. E nem precisa....

PA: Não? Vamos ligar? manda mensagem de celular? Ah isso não é amar nada! Jesus nem tinha celular, você já pensou nisso!?

PB: Calma, amigo... quando eu disse de buscar pessoas diferentes do nosso convívio, quis falar de não ir tão longe, é um amigo da sala de aula, a nossa ou a outra, um vizinho lá do fim da rua, o primo do primo que não é seu primo...assim, sabe?

PA: Hum... melhorou... mas assim, não sei amar eles não... dificil, hein... chegar dando um abraço, falando de Jesus... estranho...não acha?

PB: Acho, por isso, primeiro, temos que mostrar para as pessoas que nós já amamos muito Jesus e ele mora no nosso coração, mostrar que esta alegria que a gente tem eles podem sentir também... primeiro tem que fazer amizade, sabe?

PA: Huum... é verdade... não chegar, chegando né...

PB: Não. Nada disso. temos que mostrar que porque temos Jesus morando no nosso coração somos felizes e que ele sempre está com a gente, nos bons momentos brincando e nos momentos que ficamos tristes... é nosso grante amigão...

PA: Ótima ideia... acho que este sim é o que o evangelho pede hoje: que não importa quem seja, a gente tem a missão de amar e mostrar o amor de Jesus! Conhecendo ou não... se não conhecer, fica conhecendo né... ué...rs

PB: Isso ai... Vamos lá?

PA: Opa... eu topo! Vamos lá!

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho 

E como é que é esse negócio de amar o próximo?

Olha, não é nada fácil...

Vamos fazer um desenho ou escrever, esta semana, quantas vezes amei meu próximos e quntas pessoas deu isso? e quem eram elas?

Vamos pensar, e as outras, por que não? Quem eu deixei para traz? por que?

Vamos refletir e pedir este dom a Jesus, TODO DIA!

Oração

 Jesus o Senhor não escolheu seus amigos. Quis ser amigo de todos, quis dar a vida eterna a todos nós! Me ajude Senhor Jesus a perseverar sempre, este um pedido muito especial do coração de Deus, eu quero atender! Me ajuda, Jesus..

Nenhum comentário:

Postar um comentário