domingo, 25 de março de 2018

Evangelho de João 20,19-31

Missa 08 de Abril de 2018

2º DOMINGO DA PÁSCOA 

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Leituras
Primeira Leitura At 4,32-35
Salmo 117/118
Segunda Leitura 1Jo 5,1-6)
Evangelho Jo, 20,19-31

Mensagem Principal:Irmãos e irmãs, hoje celebramos com alegria a Oitava da Páscoa ou o Domingo da Divina Misericórdia, instituído pelo Papa João Paulo II. Como outrora aos discípulos, o Cristo ressuscitado vem ao nosso encontro através dos sacramentos e da comunidade para nos conceder o dom da paz e da reconciliação. Como o Pai O enviou, Jesus também nos envia como apóstolos da misericórdia. Felizes seremos se n’Ele crermos. Fonte: Nova Aliança 

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! Em 2002, o Papa João Paulo II instituiu o Segundo Domingo da Páscoa como o Domingo da Divina Misericórdia. Nele sempre fazemos memória da aparição do Ressuscitado que concede o dom da paz e o serviço da reconciliação. Sabemos que a misericórdia é em primeiro lugar graça de Deus, cuja fonte jamais se esgota e todos podemos experimentá-la! Mas, segundo o evangelho, Jesus nos envia tal como fora enviado pelo Pai. Deste modo, a misericórdia, além de ser dom, é também tarefa, como bem recorda Lucas: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (6,36). Não à toa, celebramos há pouco tempo o Ano da Misericórdia, por iniciativa do Papa Francisco. A Igreja do século XXI, para ser fiel à razão da sua existência e, portanto, à sua missão, deverá empenhar-se dia após dia para transparecer o rosto misericordioso de Deus que brilha para toda a humanidade. Como serva de Cristo, deverá colocar-se sempre a serviço de todos, principalmente, dos mais necessitados. Cada um de nós, enquanto batizados, deveríamos nos perguntar como podemos contribuir para que isto, de fato, aconteça. A misericórdia é plural e dinâmica, para além das obras de misericórdia elencadas pela tradição da Igreja, que são tanto espirituais quanto materiais, há diversas formas de exercê-la em nosso cotidiano. Na medida em que as descobrimos e as colocamos em prática, a vontade do Cristo ressuscitado vai se concretizando em nossa história, que é cheia de problemas e dificuldades, mas também cheia de possibilidades e oportunidades. A ressurreição é um mistério que nos alerta justamente para isto: outro mundo é possível! Padre Éverton Machado dos Santos - Vigário da Paróquia Coração de Jesus. Fonte: Nova Aliança


Ideia de roteiro para teatro

PA: Boooom diaa, amigo!

PB: Bom dia nada! Mal dia... oh dia ruim, viu!

PA: Nossa, mas por que este mal humor tãooo grande?

PB: Ah eu não tenho mais paciência com meu irmão!

PA: Ixi... brigaram denovo? o que aconteceu?

PA: Sabe, acho até que ele não gosta de mim, que nunca vamos ser amigos, porque com você eu brinco, a gente se dá bem e com ele, só briga acontece? Eu não entendo!

PB: Calma, amigo... me conte o que aconteceu?

PA: Levei uma bronca por causa dele, era o dia dele levar o lixo e ele mentiu para a mamãe que trocou comigo e que eu que não levei... eu tentei falar com a mamãe, mas ela tava muito ocupada fazendo o café da manhã, falou que era para eu levar e que depois conversaria sério comigo... e ele saiu rindo! Ai só de lembrar já fico com muita raiva dele!

PB: Amigo, eu entendo... mas não fique com raiva dele, não... isso não faz bem pro nosso coração... Deixa a gente angustiado né....

PA: Angustiado... isso... aliás... que é mesmo que é isso?

PB: Angustiado é quando a gente fica com nó na garganta, quando ficamos pensando toda hora naquilo que aconteceu e lembrando com tristeza... dá até vontade de chorar...

PA: Isso, isso ai que tô sentindo!

PB: Eu imagino...

PA: Ai, ai... e como é que faz, hein... jajá tenho que ir para casa e ele vai estar lá... o bonitão...queria que você fosse meu irmão, amigo! não ele!

PB: Ih amigo... não fale assim... nós somos amigos-irmãos! e eu vou te ajudar a resolver isso!

PA: Isso... você faz luta né... eu sabia que ia me ajudar! você é grandão... vai lá e dá uma lição nele!

PB: De jeito nenhum... eu não posso fazer isso!

PA: Ah não? e qual é sua ideia, então? falar com a minha mãe?

PA:  Não, também!

PB: Ai, ai... não vem me pedir para aceitar que ele é chato mesmo e tenho que gostar dele porque é meu irmãozinho...

PB: Não, não vou pedir isso...

PA: To curioso então... qual é a mágica?

PB: Não tem mágica... é mais que isso: é misericórdia!

PA: Misericórdia?

PB: Isso!

PA: Eu já ouvi esta palavra num lembro onde... que é isso mesmo?

PB: Deve ter ouvido na missa...

PA: Não, não... peraí... lembrei, minha vó que fala assim quando meu vovô, eu e meu irmão brincamos e bagunçamos toda a sala dela...rs... Ai, ai... aí sempre rimos muito dela! È engraçado... ai vovô dá um beijo e fala que vamos arrumar tudo... e tudo fica bem!

PB: Isso mesmo!

PA: Isso mesmo, o que?

PA: Sua vovó usa a palavra certa! e tudo fica bem!

PB: Então quando meu irmão me encher e me irritar eu tenho que fazer como a vovó: Misericórdia?
hahahha... você tá engraçado hoje, amigo!

PA: Não é isso...você sabe o que é misericórdia?

PB: Não, não sei...

PA: Misericordia quer dizer: Miséria do coração...

PB: Ai, ai... um coração pobrezinho?

PA: Não... um coração como o de Jesus! que era pobrezinho sim, mas que traz todas as nossas misérias no coração... e transforma tudo em amor!

PB: Não sei se entendi direito... a miséria então, são as coisas ruins que fazemos, no caso a mentira do meu irmão?

PA: Isso mesmo!

PB: Mas e ai?

PA: Jesus pede que a gente use a misericórdia para todas as pessoas que nos irritam, deixam triste e bravas... que a gente perdoe e deixe o amor dele transformar tudo... como lá quando a sua vovó fica brava com a bagunça da sala e logo passa com um beijo e quando vocês arrumam tudo!

PB: É porque a vovó sabe que não fazemos por mal, que só fazemos para nos divertir...

PA: Sim, isso que você precisa fazer com o seu irmão... entender porque ele mente...

PB: Mente porque é preguiçoso...

PA: Pode até ser... mas isso você não pode ajudar? fazer um jeito diferente, divertido, trocar a tarefa com ele, explicar que é importante... pedir ajuda para a sua mãe...

PB: É até posso... foi isso que o vovô fez com a gente quando ensinou que tinhamos que arrumar a bagunça... e não queriamos... ele explicou que precisavamos mesmo sem querer... que era importante!

É posso tentar ensinar isso para ele e se eu não conseguir peço ajuda da mamãe e do papai!

PA: Isso! Sabe, amigo... Jesus nos pede isso mais do que um simples: Vou ficar de bem! Não vou mais brigar... mostrar a misericórdia é mostrar o amor de Jesus! Não é importante?

PB: Nossa... muito importante...eu vou ter mais paciência com ele...e conversar... vou mostrar que eu também tenho coração igual de Jesus e que ele pode ter também!

PA: Isso mesmo, amigão...corre lá! Não podemos perder tempo!

Sugestão de Música

O amor de Deus é maior que o mundoooo!





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Uma ideia maravilhosa que reflete todo amor de Jeus Misericordioso!

Veja o passo a passo no blog da Tia Paula


Oração

Querido Jesus que eu aprenda cada dia mais a mostrar de todo coração o seu grande amor e bondade para todos qu eu encontrar. Amém..

Nenhum comentário:

Postar um comentário