segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Evangelho de Mateus 25, 1-13

Missa de  12 de Novembro de 2017

Resultado de imagem para desenho Evangelho de Mateus 25, 1-1332º DOMINGO DO TEMPO COMUM
MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O DÍZIMO

Leituras
Primeira Leitura Sb 6,12-16
Salmo 63 / 64
Segunda Leitura 1Ts 4,13-18
Evangelho Mt 25,1-13

Mensagem Principal

Felizes somos nós que temos essa oportunidade de nos encontrar com Deus e com os irmãos. A chama que recebemos no batismo iluminou nossa alma, dando início a um caminho de fé. Mas em nossa vida muitas são as circunstâncias e situações que interferem em nossas escolhas, tanto para o bem como para o mal. Peçamos a Deus a sabedoria necessária para ouvir e compreender Sua vontade em nossa vida.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A “parábola das dez virgens”, tal como saiu da boca de Jesus, era uma “parábola do Reino” (vers. 1: “o Reino dos céus pode comparar-se…”). O Reino de Deus é, aqui, comparado com uma das celebrações mais alegres e mais festivas que os israelitas conheciam: o banquete de casamento. As dez jovens, representam a totalidade do Povo de Deus, que espera ansiosamente a chegada do messias (o noivo)… Uma parte desse Povo (as jovens previdentes) está preparada e, quando o messias finalmente aparece, pode entrar a fazer parte da comunidade do Reino; outra parte (as jovens descuidadas) não está preparada e não pode entrar na comunidade do Reino.
A parábola original constituía, pois, um apelo aos israelitas no sentido de não perderem a oportunidade de participar na grande festa do Reino.
Algumas dezenas de anos depois, Mateus retomou a mesma parábola, adaptando-a às necessidades da comunidade. A parábola foi, então, convertida numa exortação a estar preparado para a vinda do Senhor, a qual pode acontecer no momento menos esperado. A festa é, neste novo contexto, a segunda vinda de Jesus. O noivo que está para chegar é Jesus. As dez jovens representam a Igreja que, experimentando na história as dificuldades e as perseguições, anseia pela chegada da libertação definitiva. Uma parte da Igreja (as jovens previdentes) está preparada, vigilante, atenta e, quando o “noivo” chega, pode entrar no banquete da vida eterna; a outra parte (as jovens descuidadas) não está preparada, porque apostou nos valores do mundo, guiou a sua vida por eles e esqueceu os valores do Reino.
O que é que significa, na perspectiva de Mateus, “estar preparado para acolher a vinda do Senhor”? Significa, escutar as palavras de Jesus, acolhê-las no coração e viver de forma coerente com os valores do Evangelho… “Estar preparado” significa, fundamentalmente, viver na fidelidade aos projetos do Pai e amar os irmãos até ao dom da vida, em todos os instantes da nossa existência.
A mensagem que Mateus pretende transmitir com esta parábola aos cristãos da sua comunidade (e, no fundo, aos cristãos de todas as comunidades cristãs de todos os tempos e lugares) é esta: nós os crentes, não podemos afrouxar a vigilância e enfraquecer o nosso compromisso com os valores do Reino. Com o passar do tempo, as nossas comunidades têm tendência para se instalar no comodismo, no adormecimento, no descuido, numa vida de fé que não compromete, numa religião de “meias tintas” e de facilidade, num testemunho pouco empenhado e pouco coerente… É preciso, no entanto, que o nosso compromisso com Jesus se renove cada dia. A certeza de que Ele vem outra vez, deve impulsionar-nos a um compromisso ativo com os valores do Evangelho, na fidelidade aos ensinamentos de Jesus e ao compromisso com o Reino.

Ideia de roteiro para teatro

(Entra Personagem A com lanterna, óleo de cozinha, mochila com alimentos e fita crepe. Encontra Personagem B sem nada)

PA: Oi Crianças!! Oi PB!!!

PB: Oi todo mundo!! Oi PA!! Nossa, você vai viajar??

PA: Não vou não!!

PB: Nossa, mas quantas coisas você trouxe hoje para a Igreja!! Parece até que vai ficar muito tempo aqui!!

PA: Acertou!!! Vou ficar muito tempo aqui sim!!

PB: Sério? Você vai acampar aqui na Igreja?

PA: Mais ou menos!!! Vou esperar alguém muito especial chegar!!

PB: Alguém muito especial chegar?? Quem??

PA: Não sei bem o nome dele, mas sei que ele vai abrir as portas de uma festa de casamento!!!

PB: Mas você foi convidada?

PA: Todos nós somos convidados!!! Está no Evangelho de hoje!!!

PB: Nossa que legal!!! Será que eu posso esperar com você?

PA: Ah não pode não!! Você não veio preparado como eu!!!

PB: Preparado como você?? Como assim?

PA: Olha, como não sabemos que horas será, trouxe algumas coisas para as minhas necessidades!!!

PB: Mostra para mim o que tanto você trouxe!!!

PA: Bom, trouxe minha mochila com lanchinhos gostosos, água para caso eu fique com sede, o meu tercinho e a minha Bíblia, minha lanterna e óleo!

PB: Nossa, você trouxe muitas coisas!!! Mas por que trouxe óleo?

PA: Por causa das jovens que não levaram óleo e perderam a chegada do noivo!! Não entendi para que servia o óleo... mas resolvi trazer óleo para não perder. Ah e trouxe também a incrível fita crepe!!!!

PB: Incrível fica crepe? Para que??

PA: Vou te mostrar... (Coloca um pedaço em cada olho para não fechar)

(PB começa a rir)

PA: Pode rir a vontade!! Assim eu não vou dormir e não vou perder a chegada do noivo!!! Vou entrar antes de você na grande festa e você vai ficar chupando o dedo!!

PB: Não tem mais graça!! Será que você não pode dividir todas essas coisas para que eu também fique esperando com você o noivo e entre na festa de casamento?

PA: Hum... deixa eu pensar.... (sai de canto e pensa em voz alta): No Evangelhos as jovens preparadas não dividiram nada! Mas eu aprendi que devemos dividir nossas coisas! Ainda mais se tratando de esperar aqui na Igreja!! Não ia ser legal ficar sozinha!!! (vola a atenção para o PB) Está bem, eu divido tudo com você!! Menos o óleo, porque eu trouxe bem pouquinho!!!

PB: Tudo bem!! Acho que não precisarei mesmo!!! Então coloque a fita crepe em mim também!!

PA: Pronto!! Agora é só sentar e esperar!!

PB: E o que vamos fazer até lá!!

PA: O que acha de ler a Bíblia em quanto isso????

PB: Ah não!! Acho melhor a gente comer um lanchinho!! O que você trouxe ai??

PA: Lanchinho é mais para tarde...

(Entra a Catequista)

C: Oi Crianças!! Nossa crianças, resolveram acampar na Igreja?

PB: Mais ou menos Catequista! Estamos esperando o noivo chegar para ir a festa de casamento!!

PA: Eu vim toda preparada para esperar! E dividi todas as coisas com o PB, menos o óleo!! Por acaso a Sra recebeu o convite? Sabe que horas ele chegará?

C: Minha Nossa Senhora!!! Quanta imaginação vocês têm crianças!!! Olha, em primeiro lugar é muito lindo mesmo vocês querendo fazer o que o Evangelho nos diz! Mas vocês precisam entender primeiro!

PB: Por que? Não entendemos o Evangelho??

C: Ah, vocês fizeram uma bagunça danada!! Mas fiquem calmos que vou explicar!! Jesus contou essa parábola das jovens preparadas para a chegada do noivo e das jovens que não se prepararam! Essas jovens representa cada um de nós e o noivo represente o próprio Jesus!

PA: Então o que estamos esperando não é um noivo para o casamento e sim Jesus?

C: Isso mesmo!! Vocês já foram em algum casamento? Então, ficamos esperando o noivo e a noiva se casarem para irmos para a festa!!! Nesta história que Jesus nos contou, ficamos esperando a Volta de Dele para comemorarmos com Ele em uma grande festa!!

PB: Nossa, então estamos esperando Jesus voltar? Mas vai demorar! Porque já ouvi dizer que Jesus vai voltar e que não sabemos nem a data e nem a hora da sua chegada! Como vamos ficar aqui esperando?

C: É exatamente isso PB! Jesus está voltando e não sabemos quando Ele vai chegar! Por isso é que Ele nos contou essa história, para que assim como as jovens preparadas para a chegada do noivo, nós também nos preparamos para a volta de Jesus!

PA: Então não precisa de nada disso que eu trouxe? Até o óleo eu trouxe...

C: Olha, vou contar uma coisinha para vocês! Quando fomos batizados, recebemos a chama do Senhor, a luz que vai iluminar a nossa vida toda. É esta mesma luz que Jesus se fala no Evangelho. E o óleo que as jovens preparadas levaram significa as nossas atitudes! Assim como o óleo naquela lâmpada antiga faz com que a luz não se apague, as nossas atitudes faz com que a chama acesa no nosso batismo nunca se apague!

PB: Deixa eu ver se entendi! As minhas atitudes são gotas de óleos que deixa a chama acesa?

C: Isso mesmo!!

PA: Então Jesus, quando voltar, vai conseguir enxergar a chama acesa na minha vida?

C: Exatamente isso!!!

PB: Mas tenho ainda uma dúvida!! Além das nossas atitudes alimentar a nossa chama, existe ainda mais alguma forma de nos ficarmos preparados para a volta do Senhor?

C: Ótima pergunta!!! Estar preparado é estar vigilantes!!! É preciso vigiar!

PA: Vigiar? Igual ao guardinha da rua que trabalha como vigia?

PB: Claro que não!! Porque ele está vigiando para que não chegue ladrão!!!

C: Calma crianças!! Jesus quer nos ensinar a ser vigilante. Então precisamos ser cuidadosos e permanecer atentos, esperando Ele voltar. Tem uma dica para sermos bons vigilantes.

PA e PB: Qual?

C: Precisamos escutar bem a Palavra de Jesus, acolher no nosso coração e colocar em prática. Por exemplo, recentemente escutamos este ensinamento do Senhor: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Então se queremos nos preparar para a Volta de Jesus o que devemos fazer ao escutar esse ensinamento?

PA e PB: Amar a Deus e Amar o Próximo!

C: Isso mesmo! E os ensinamentos do Senhor acontecem na missa, na catequese, em casa, na escola!! Por isso precisamos ficar bem atentos em aprender os ensinamentos do Senhor, cuidar para que as nossas atitudes sejam sempre de obediência aos ensinamentos e fazer da nossa vida um dom aos irmãos no serviço, na partilha, no amor e imitando sempre Jesus em todos os momentos!!

PA: Então quer dizer que se eu imitar Jesus em todos os momentos estarei preparado para a Sua Volta??

C: Isso mesmo!!! Esta é uma ótima forma de nos prepararmos!! Vamos pedir que o nosso amigão, o Espirito Santo, nos ajude nessa missão!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um lindo Evangelho para preparar nossas crianças para a Gloriosa Vinda de Jesus!!! Então, após contar o Evangelho, importante sentar para uma boa reflexão!! Vamos sentar as crianças em círculo para iniciar a reflexão sobre a chama da luz que se acendeu em nosso batismo e o papel do óleo que alimenta a chama. 

Depois entregar para as crianças esse desenho e pedir para que elas escrevam nas gostas de óleo o que alimenta a chama do Senhor no coração delas. Se quiser fazer mais gostas. Pode ser feito mais gotas. Assim, as crianças vão entender que as atitudes delas é que alimentam a chama do Senhor. Dica para as crianças: Se imitarmos Jesus em todos os momentos, teremos as melhores atitudes e nossa chama nunca se apagará.
Depois da reflexão, pode ser feito um Jesus vai voltar logo, como está embaixo! Pode ser feito igual ao modelo, ou pode ser dado para as crianças a roda debaixo em branco para que elas escrevam ou desenhem. A Pergunta é a seguinte: Quando Jesus voltar, Ele vai me encontrar: Obedecendo os meus pais...

Oração

Querido Jesus,
Quero pedir ao Espírito Santo que abra os meus olhos, os meus ouvidos e o meu coração para que eu possa ver, ouvir e guardar todos os seus ensinamentos. Que eu possa ter força e coragem para colocar tudo em prática.
Também quero, a partir de agora, imitar as suas atitudes Jesus. Assim estarei preparado para a sua volta!!

Amém!

2 comentários:

  1. Obrigada!
    Me ajudou muito, continuem com este belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho da sua mensagem!
      Ficamos felizes em saber que o nosso trabalho te ajudou!!
      Que Deus continue abençoando sua linda missão de evangelizar os pequeninos do Senhor!!
      Abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir