segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Evangelho de Mateus 22, 34-40

Missa de 29 de Outubro de 2017

Imagem relacionada30º DOMINGO DO TEMPO COMUM
"AMAR A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO"

Leituras
Primeira Leitura Ex 22,20-26
Salmo 17 / 18
Segunda Leitura 1Ts 1,5c-10
Evangelho Mt 22,34-40
Liturgia Diária

Mensagem Principal

Neste último domingo do Mês das Missões, a Igreja dedica especial atenção à Amazônia, região tão necessitada de cuidados e de missionários. Hoje celebramos também o Dia Nacional da Juventude. No Evangelho, Jesus de Nazaré nos ensina o essencial dos mandamentos: “amarás a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo”. O amor a Deus nos leva ao próximo para viver e testemunhar a alegria do Evangelho.
Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

A resposta de Jesus, no entanto, supera o horizonte estreito da pergunta e vai muito mais além, situando-se ao nível das opções profundas que o homem deve fazer… O importante, na perspectiva de Jesus, não é definir qual o mandamento mais importante, mas encontrar a raiz de todos os mandamentos. E, na perspectiva de Jesus, essa raiz gira à volta de duas coordenadas: o amor a Deus e o amor ao próximo. A Lei e os Profetas são apenas comentários a estes dois mandamentos.
Os cristãos de Mateus usavam a expressão “a Lei e os Profetas” para se referirem aos livros inspirados do Antigo Testamento, que apresentavam a revelação de Deus (cf. Mt 5,17; 7,12). Dizer, portanto, que “nestes dois mandamentos se resumem a Lei e os Profetas” (vers. 40), significa que eles encerram toda a revelação de Deus, que eles contêm a totalidade da proposta de Deus para os homens.
A originalidade deste sumário evangélico da Lei não está nas ideias de amor a Deus a ao próximo, que são bem conhecidas do Antigo Testamento: Jesus limita-Se a citar Dt 6,5 (no que diz respeito ao amor a Deus) e Lv 19,18 (no que diz respeito ao amor ao próximo)… A originalidade deste ensinamento está, por um lado, no facto de Jesus os aproximar um do outro, pondo-os em perfeito paralelo e, por outro, no facto de Jesus simplificar e concentrar toda a revelação de Deus nestes dois mandamentos.
Portanto, o compromisso religioso (que é proposto aos crentes, quer do Antigo, quer do Novo Testamento) resume-se no amor a Deus e no amor ao próximo. Na perspectiva de Jesus, que é que isto quer dizer?
De acordo com os relatos evangélicos, Jesus nunca se preocupou excessivamente com o cumprimento dos rituais litúrgicos que a religião judaica propunha, nem viveu obcecado com o oferecimento de dons materiais a Deus. A grande preocupação de Jesus foi, em contrapartida, discernir a vontade do Pai e a cumpri-la com fidelidade e amor. “Amar a Deus” é pois, na perspectiva de Jesus, estar atento aos projetos do Pai e procurar concretizar, na vida do dia a dia, os seus planos. Ora, na vida de Jesus, o cumprimento da vontade do Pai passa por fazer da vida uma entrega de amor aos irmão
s, se necessário até ao dom total de si mesmo.
Assim, na perspectiva de Jesus, “amor a Deus” e “amor aos irmãos” estão intimamente associados. Não são dois mandamentos diversos, mas duas faces da mesma moeda. “Amar a Deus” é cumprir o seu projeto de amor, que se concretiza na solidariedade, na partilha, no serviço, no dom da vida aos irmãos.
Como é que deve ser esse “amor aos irmãos”? Este texto só explica que é preciso “amar o próximo como a si mesmo”. As palavras “como a si mesmo” não significam qualquer espécie de condicionalismo, mas que é preciso amar totalmente, de todo o coração.
Noutros textos mateanos, Jesus explica aos seus discípulos que é preciso amar os inimigos e orar pelos perseguidores (cf. Mt 5,43-48). Trata-se, portanto, de um amor sem limites, sem medida e que não distingue entre bons e maus, amigos e inimigos. Aliás, Lucas, ao contar este mesmo episódio que o Evangelho de hoje nos apresenta, acrescenta-lhe a história do “bom samaritano”, explicando que esse “amor aos irmãos” pedido por Jesus é incondicional e deve atingir todo o irmão que encontrarmos nos caminhos da vida, mesmo que ele seja um estrangeiro ou inimigo (cf. Lc 10,25-37).

Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra todo preocupado e Personagem B entra abraçando, fazendo coração com a mão e falando eu te amo para todos)
(PB vai e dá um abraço bem apertado no PA)

PA: Ai!!! Que aperto de abraço!! Está me abraçando por que? Não é nem o me aniversário?!

PB: É porque estou obedecendo ao mandamento do Senhor!!

PA: Jura??? Me ensina como fazer?

PB: Claro!!! Mas antes... estou percebendo sua carinha de preocupada!!! O que está acontecendo??

PA: Sabe o que é, o mandamento do Senhor me deixou confusa! Não sei mesmo como fazer!!

PB: Mas é tão simples!! É só sai abraçando, distribuindo corações e dizendo que amamos a todos!!!

PA: Sério que é assim???

PB: É simples assim! Mas com o que você ficou confusa?

PA: Olha, o mandamento diz assim: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento"! Amar a Deus com o coração é simples. Acho que é fazer isso que você está fazendo! Amar a Deus de todo o meu entendimento também é fácil, pois é entender que Ele é o Senhor da minha vida! Agora, amar a Deus de toda a minha alma?? Como faço isso??

PB: Nossa, acho que não prestei atenção nessa parte!!! Eu escutei: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" e já sai abraçando a todos... Não sei te explicar não!!!

(Entra a Catequista que já estava espiando a conversa)

C: Olá Crianças!!! Acho que eu posso ajudar!!

PA: Que bom que a Sra chegou!!!

PB: (Corre para abraçá-la) Escutou a nossa conversa?

C: Escutei sim. Estava passando e escutei vocês conversando!! Em primeiro lugar, fiquei muito feliz e orgulhosa de vocês!

PA e PB: Sério?

C: Sérissimo!! Lindo ver os meus aluninhos se preocupando em viver os mandamentos do Senhor!! Bom agora precisamos conversar sobre eles!!

PA: Nossa C, achei difícil obedecer a esse mandamento!!

C: Calma, vou explicar e ficará mais fácil!! O primeiro mandamento diz assim: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento"! O que esse mandamento quer nos dizer é que devemos amar Deus simplesmente por Ele ser o Nosso Deus!

PA: Como assim??

C: Por exemplo: Você ama o seu pai e a sua mãe?

PA: Amo sim!! Amo muito!

C: E por que você ama eles?

PA: Amo porque eles são meu pai e minha mãe!!

C: É exatamente isso que este mandamento nos ensina! O fato de ser sua mãe e seu pai já é mais que necessário para que você os ame. Portanto, amamos a Deus porque Ele é o nosso Deus! O fato de Deus ser Deus e nosso Pai já é mais que necessário para que eu o ame!

PA: Mas como é amar a Deus de coração?

C: Olha PA, amar de todo o coração significa amar com todo o nosso ser, pois o coração simboliza tudo o que somos: alma e entendimento. O mais importante é amar a Deus contudo que temos e somos!!

PA: Agora eu entendi!!

PB: Por isso que eu falo, a parte que escolhi é muito mais fácil!!! "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

C: Mas não é apenas do jeito que você está fazendo não?!

PB: Ah!! Então não é só sair abraçando e dizendo que amo a todos?

C: Não é!! Olha só, essa é a parte mais difícil do ensinamento de Jesus de hoje. Amar a Deus é simples porque Ele nos ama profundamente. Agora amar o próximo requer atenção.

PB: Como assim?

C: Olha como é maravilhoso o nosso Senhor! Deus é amor! Então como estou em Deus e amo esse Deus que está no meu coração, também amo o meu irmão! É o Deus que mora em mim e que eu amo que faz com que eu ame o meu irmão como a mim mesmo!

PB: Nossa, que lindo!!! Realmente requer atenção!!!

C: Olha crianças, o que precisamos gravar no nosso coração são as duas direções que Jesus nos dá: o amor a Deus e o amor ao próximo. Assim estaremos fazendo a vontade de Jesus!! Vamos pedir que o Espírito Santo nos ajude a sempre colocar Deus em primeiro lugar e a amar o próximo como a mim mesmo!!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Como é importante este Evangelho. Se todas as pessoas vivessem esses 2 mandamentos, o mundo seria mais justo e mais feliz! Por isso é importante trabalhar muito bem esse Evangelho! 
Depois de contar sobre às leituras e o Evangelho, sentar em roda com as crianças para iniciar a vivência desse conteúdo.
A Sugestão é montar um quebra cabeça! Então, quanto maior for as peças, melhor. 
Mostrar as peças separadamente para as crianças!! E pedir que leiam o que está escrito em cada peça do coração. Pedir às crianças que separem as pessoas para montarem 2 corações: o coração que segue os 2 mandamentos de Jesus e o coração que não segue os mandamentos.
Nesse momento pode ser feito uma ótima reflexão.

Pode ser dado para cada criança um coração vazio, para que ela escreva tudo o que ela fará para ter um coração que pratica os mandamentos.


Oração

Senhor Jesus,
Quero me comprometer com o Senhor de viver os mandamentos!!
Que o Espirito Santo me ajude a colocar Deus sempre em primeiro lugar e amar o meu próximo como a mim mesmo!
Amém

4 comentários:

  1. ameiiiiiiiiiiiii... vou usar no retiro missionário que está acontecendo aqui na minha cidade... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Flavia,
      Obrigada pelo carinho da sua mensagem!!
      Ficamos felizes em saber que vc gostou e que usará nossas sugestões!
      Que Deus continue abençoando sua linda missão de evangelizar!
      Abraço fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  2. Ótimas ideias!!! Também vou utilizá-las na pré-catequese da minha paróquia. Sempre acesso o blogcantinhodosanjos e adoro. Vocês têm ideias lúdicas e criativas, mas sempre com uma mensagem interessante para as crianças. Parabéns!!! Deus continue a abençoar o dom que Ele lhes deu, de evangelizar os preferidos de Jesus: nossas crianças!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila,
      Que alegria em ler seu comentário!!! Obrigada pelo carinho em nos escrever!!! Saiba que comentários assim fortalecem muito a nossa missão!!
      Que Deus continue abençoando sua linda missão de evangelizar os pequeninos do Senhor!!!
      Abraço fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir