sábado, 13 de maio de 2017

Evangelho de Mateus 28, 16-20

Missa de 28 de Maio de 2017

Resultado de imagem para desenho solenidade da ascensão do SenhorSOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR 
DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS 

Leituras
Primeira Leitura At 1,1-11
Salmo 46 / 47
Segunda Leitura Ef 1,17-23
Evangelho Mt 28,16-20
Liturgia Diária

Mensagem Principal

A Solenidade da Ascensão do Senhor recorda-nos que Cristo ressuscitado volta para o Pai, abrindo-nos assim o caminho para a vida eterna e tornando possível o dom do Espírito. Confirma a autoridade de Jesus no céu e na terra e inspira o sentido teológico do Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

O texto que descreve o encontro final entre Jesus e os discípulos divide-se em duas partes.
Na primeira (vers. 16-18), descreve-se o encontro. Jesus, vivo e ressuscitado, revela-Se aos discípulos; e os discípulos reconhecem-n’O como “o Senhor” e adoram-n’O. Depois de descrever a adoração, Mateus acrescenta uma expressão que alguns traduzem como “alguns ainda duvidaram” e outros como “eles que tinham duvidado” (gramaticalmente, ambas as traduções são possíveis). No primeiro caso, a expressão significaria que a fé não é uma certeza científica e que não exclui a dúvida; no segundo caso, a expressão aludiria a essa dúvida constante dos discípulos – expressa em vários momentos, ao longo da caminhada para Jerusalém – e que aqui perde qualquer razão de ser.
Ao reconhecimento e à adoração dos discípulos, segue-se uma manifestação do mistério de Jesus, que reflete a fé da comunidade de Mateus: Jesus é o “Kyrios”, que possui todo o poder sobre o mundo e sobre a história; Jesus “o mestre”, cujo ensinamento será sempre uma referência para os discípulos; Jesus é o “Deus-connosco”, que acompanhará, a par e passo, a caminhada dos discípulos pela história.
Na segunda (vers. 19-20), Mateus descreve o envio dos discípulos em missão pelo mundo. A Igreja de Jesus é, essencialmente, uma comunidade missionária, cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de salvação e de libertação que Jesus veio trazer aos homens e que deixou nas mãos e no coração dos discípulos. A primeira nota do envio e do mandato que Jesus dá aos discípulos é a da universalidade… A missão dos discípulos destina-se a “todas as nações”.
A segunda nota dá conta das duas fases da iniciação cristã, conhecidas da comunidade de Mateus: o ensino e o batismo. Começava-se pela catequese, cujo conteúdo eram as palavras e os gestos de Jesus (o discípulo começava sempre pelo catecumenato, que lhe dava as bases da proposta de Jesus). Quando os discípulos estavam informados da proposta de Jesus, vinha o batismo – que selava a íntima vinculação do discípulo com o Pai, o Filho e o Espírito Santo (era a adesão à proposta anteriormente feita).
Uma última nota: Jesus estará sempre com os discípulos, “até ao fim dos tempos”. Esta afirmação expressa a convicção – que todos os crentes da comunidade mateana possuíam – de que Jesus ressuscitado estará sempre com a sua Igreja, acompanhando a comunidade dos discípulos na sua marcha pela história, ajudando-a a superar as crises e as dificuldades da caminhada.

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A Entra todo feliz com uma balde transparente e com um pouco de aguá. Encontra Personagem B).

PB: Oi PA, esta tudo bem ? 


PA: Oi, comigo esta tudo certo e com você?



PB: Estou bem também, mas pelo jeito você esta com um problemão neh?



PA: Problemão, eu? Por quê?



PB: Ué, se você esta com balde, sinal que faltou água na sua casa, só não entendo porque você trouxe pra igreja essa água. Ah, Já sei! Você veio pedir pro padre abençoar sua água, nossa que legal...


PA: (Interrompe PB) Não é nada disso! Nossa você fala demais, me deixa explicar.


PB: Nossa! Calma ai, explica então.



PA: Estou com esse balde com água, para batizar todos que estão aqui.



PB: Eita, você pirou de vez neh kkkkkk



PA: Fica ai rindo de mim, você que perde tempo, pois eu estou fazendo a vontade de Jesus.



PB: Vontade de Jesus kkkkk vai me dizer que Jesus falou com você?


PA: há há há ...engraçadinho. Pelo visto só eu entendi o evangelho de hoje!! No evangelho de hoje Jesus diz, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.


PB: Espera ai, deixa ver se entendi. Você ta achando que pode batizar as pessoas?



PA: Sim! Não é o Maximo? Hehehe. Vou batizar todo mundo que ai todos se tornarão discípulos de Jesus.



PB: Mas PA, quem disse que você pode batizar alguém? Quem deixou?



PA: Saiba que já fui num batizado e não tem segredo nenhum, é só molhar a cabeça de quem esta sendo batizado e falar, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. E pronto, ta batizado.



PB: Ah, não sei não viu. 



PA: Quer saber, chega de tanta conversa fora, quero logo batizar todo mundo assim como Jesus mandou, pra todo mundo virar discípulos


(Entra Catequista)


C: Oi crianças, tudo bem com vocês? 



PA e PB: Oi tia, tudo bem graças a Deus.



C: Que ótimo! Mas me expliquem uma coisa, porque estão com esse balde com água?



Então PB explica.



C: Nossa PA, vou te dar os parabéns porque você realmente prestou a atenção no evangelho de hoje e saiba que Jesus fica imensamente feliz por isso.



PA: Viu só PB aprendi comigo, eu venho a missa também pra aprender.



C: Mas olha só, apesar de ter prestado atenção você se confundiu um pouco!



PB: kkkkkkk não disse! 



C: Calma crianças! PA você não está totalmente errado, só se confundiu um pouco, mas isso acontece. O importante é sempre prestar a atenção no evangelho que com o tempo você terá mais facilidade para compreender.



PA: Ufa, achei que estava fazendo tudo errado de novo. A senhora me explica então no que foi que me confundi?



C: Claro! Quando Jesus fala para os discípulos “ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, Jesus estava orientando os discípulos a continuarem a Obra que Ele havia começado.

PA: Obra? Que Obra?

C: A Obra de construir o Reino de Deus. Este pedido de Jesus aconteceu porque havia chegado a hora da sua Ascensão!


PB: Ascensão?

C: Isso. Hoje comemoração a Ascensão de Jesus! A Ida de Jesus para o céu!!

PB: Ah, agora estou entendendo! Então Jesus pediu para transformar todos em seus discípulos para continuar a construção do reino?

C: Isso mesmo! Fazer discípulos a todos foi última orientação que Jesus deu aos seus discípulos. Mas para isso foi necessários Jesus preparar seus discípulos, ensinando e mostrando como é possível transformar a todos em seus discípulos.

PA: Ah então não é só jogar a água e batizar as pessoas?

C: Não!! Olha só, Deus  enviou Jesus aqui para a terra para cumprir a missão de fazer todo povo seus discípulos. E Jesus cumpriu muito bem sua missão e nos ensinou o quanto Deus nos ama e que precisamos estar sempre com ele em nossos corações.


PA: Mas então deixa ver se entendi, para podermos chamar as pessoas para ser discípulo precisamos ser discípulos?



C: Isso mesmo! Precisamos primeiro nos tornar discípulos para depois ir a busca de outras pessoas para também se tornarem discípulos até que todos conheçam e amem a Deus.



PB: E como podemos nos tornar discípulos?



C: Para sermos discípulos de Jesus, precisamos seguir 5 orientações: Aceitar a Amar Jesus, através do batismo e todos os outros sacramentos, Aprender com Jesus, Imitar Jesus, nas atitudes, no falar, no ouvir e no amar, Obedecer e seguir Jesus e Falar sobre Jesus para todos.



PA: Ah, então é muito difícil ser discípulo.


C: Não é difícil não! Pra ajudar vou ensinar pra vocês uma maneira de não esquecer essas 5 orientações que precisamos fazer pra nos tornarmos discípulos. É só lembrar que são 5 igual a quantidade de dedos de 1 mãozinha sua. 

(Pode ser confeccionado 1 grande Mão com EVA, OU PAPEL CARTÃO, OU CARTOLINA em um tamanho que fique bem visível e  outras pequenas para distribuir para as crianças no final).


PA e PB: Nossa, lembrar é fácil. Mas seguir parece difícil!

C: Mas tem alguém que nos dá força, coragem e nos guia sempre pelo caminho! É o Espirito Santo, nosso amigão que mora no nosso coração e nos ajuda a sermos discípulos de Jesus.

PA e PB: Verdade! Vamos pedir a Ele?

C: Vamos sim. Vamos colocar as mãozinhas no nosso coração, fechar os nossos olhinhos e repetir assim comigo: Espirito Santo, quero neste dia da festa da Ascensão de Jesus, me decidir ser discípulo de Dele, seguir as 5 orientações e me comprometer a trazer cada vez mais e mais amiguinhos para perto de Jesus através das minhas atitudes de discípulos. Amém!

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que alegria estamos vivendo neste dia! A Ascensão de Jesus Cristo!!! Mas antes Dele subir para o céu, Ele nos convida a sermos discípulos e trazermos muitas e muitas pessoas para o Seu Caminho!

Para nos tornarmos discípulos de Jesus, podemos usar as 5 orientações que foram sugeridas no roteiro para teatro acima.

1- Aceitar e Amar Jesus
2- Aprender com Jesus
3- Imitar Jesus
4 - Obedecer e seguir Jesus
5 - Falar sobre Jesus para todos

Pode ser dado esta mãozinha para Eles pintarem e levarem para casa!!



Outra sugestão é uma brincadeira que chamamos de Vem ser Discípulo. É muito simples!

Formar uma círculo com as crianças sentadas. A catequista deverá iniciar a brincadeira através da música:
"Essa é a historia de Jesus que veio pro mundo para procurar os seus discípulos...
Eiii, você aí... vem fazer parte dessa missããããããão!..."



No momento que se canta essa parte da musica: Eiii, você aí... vem fazer parte dessa missããããããão!..." a catequista aponta para uma criança, a chamando para formar uma fila que será "o discípulo de Jesus".




E o mesmo deverá passar por de baixo da suas pernas para fazer a fila e assim sucessivamente, até todos participarem.
Oração

Senhor Jesus,
Nos ajude a seguir seus ensinamentos para que possamos cumprir nossa missão, assim como o senhor cumpriu.
Que o Espírito Santo possa gravar no nosso coração essas 5 orientações que nos ajudarão a nos tornar seus discípulos e assim ensinar outros a procurar ser discípulo seu.

Amém

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Agradecemos o carinho!!
      Abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
    2. Olá gostaria de saber a melodia da música

      Excluir
    3. Olá Reginaldo,
      A Paz de Jesus!
      Encontramos no youtube.
      Entra sem https://www.youtube.com/watch?v=Ja16rQWNstM, a música está lá!!
      Abraço Fraterno!!
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir