segunda-feira, 13 de março de 2017

Evangelho de João 4,5-15.19b-26.39a.40-42

Missa de 19 de Março de 2017 

3º DOMINGO DA QUARESMA
SAMARITANA NO POÇO

Leituras
Primeira Leitura Ex 17,3-7
Salmo 94 / 95
Segunda Leitura Rm 5,1-2.5-8 
Evangelho Jo 4,5-15.19b-26.39a.40-42
Liturgia Diária - Nova Aliança

Mensagem Principal

Estamos aqui para testemunhar a nossa fé celebrando o Mistério Pascal de Cristo, louvando e agradecendo a Deus e ouvindo a sua Palavra. E hoje vamos ver como Jesus converteu a Samaritana, à beira do poço de Jacó, oferecendo-lhe o dom da fé e da salvação, como Água Viva que jorra para a eternidade. Convertida, a samaritana tornou-se a mensageira da Boa-Nova ao seu povo. Nós também, por força do nosso batismo, somos chamados a testemunhar diante do mundo que só Jesus Cristo pode saciar a nossa sede de salvação e que todos nós precisamos ser capazes de enfrentar os problemas socioambientais que estão ao nosso redor.
(Fonte: folheto Nova Aliança)


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

JESUS É A FONTE DE ÁGUA VIVA!

Jesus é a água viva, quem d’Ele bebe jamais terá sede! Jesus nos sacia dessa sede de eternidade que nós temos e preenche os vazios da nossa alma e do nosso coração.

”Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (João 4, 13-14).

O relato do Evangelho de hoje nos mostra o encontro de Jesus com a samaritana, junto ao posto de Jacó. Relato lindo, maravilhoso, cheio de ensinamentos profundos para a nossa vida! Vamos hoje nos deter em um ponto importante: a água que essa mulher vai buscar na fonte.

Como nós precisamos da água, como a água para nós é o símbolo grande da vida, a nossa vida é preenchida pela água, o nosso corpo, o mundo em que nós habitamos! É impossível pensar na vida sem pensar na água, talvez queiramos viver a vida e não dar tanta importância para ela, mas só existe vida onde a água está. Se a água seca, a vida também seca, por isso, essa mulher vai ao poço, ela vai ali todos os dias buscá-la [água].

Mas, é porque temos a água em nossas casas, tudo canalizado e a água chega com a abundância e nós, muitas vezes, não damos significado e valor a essa beleza da natureza, esse dom, esse presente do céu que significa para nós.

Entre tantas coisas importantes que a água pode significar, ela é o símbolo da pureza; a água cristalina, pura, límpida; essa água nos lava, cai no nosso corpo, a água com a qual a mamãe lava seu filho, seu bebê, dá banho nele, é a mesma água que irá nos lavar a vida inteira e não vai permitir que o nosso corpo caminhe em meio a essa terra e seja tomado pelas impurezas e sujeiras deste mundo.

Que dom maravilhoso, que dom precioso é a água! A água, que se faz presente em nosso batismo, como símbolo e como dom do Espírito Santo, a água derramada em nossa cabeça nos purifica e nos lava dos nossos pecados, a água do próprio Espírito, a água que nos redime e faz de nós criaturas novas.

Nesta Quaresma nós precisamos de um banho nessa fonte de água viva, que é o próprio Jesus; Ele vem para nos salvar e nos purificar. E um outro dom maravilhoso da água é que ela sacia a nossa sede. “Dá-me de beber”, diz Jesus.

Essa mulher foi, muitas vezes, buscar essa água para beber, da qual ela bebeu e saciou sua sede, mas você sabe que nós bebemos da água, ela sacia nossa sede momentânea, mas a sede depois volta e nós até, muitas vezes, cansados, ou querendo coisas mais práticas, substituímos água por refrigerante, por sucos, na tentativa de que outras coisas saciem mais a nossa sede.

A nossa alma tem uma sede muito mais profunda, nós temos uma sede de satisfação, nós temos uma sede de realização, nós temos uma sede de eternidade; nós temos sede de coisas mais profundas! Vamos nos preenchendo com coisas momentâneas, vamos nos preenchendo com coisas deste mundo, vamos saciando nossa sede com aquilo que, na verdade, cria um buraco maior dentro de nós e nos deixa ainda mais sedentos.

Jesus é a água viva, quem d’Ele bebe jamais terá sede! Jesus nos sacia dessa sede de eternidade que nós temos, Ele preenche os vazios da nossa alma e do nosso coração e dá sentido à nossa resistência. Que nós também hoje possamos ir ao “poço de Jacó” buscar essa água, que nos lava e sacia a nossa sede!

Que Deus abençoe você!


Ideia de roteiro para teatro


(Personagem A e B: Seguem a caminho de uma Igreja, entram se arrastando, cansados, com sede e muito ofegantes)

Personagem A: Você me fez caminhar mais que duas horas, não estou mais aguentando.

Personagem B: Mas você vai ver como compensou todo o sacrifício, você vai experimentar uma água diferente, maravilhosa uma água viva.

Personagem A: Espero que tenha uma quantidade grande dessa água e que esteja bem gelada, pois a sede e o calor que estou sentindo não cabe no meu corpinho.

Personagem B: Estou vendo que não entendeu nada, chegando lá explico melhor.
(Eles chegam em uma Igreja e acham uma água que foi usada em um batizado)

Personagem B: Não falei que iria compensar o nosso sacrifício, você gostou?

Personagem A: É linda, gostei muito, só não gostei de encontrar aquele menino chato, faz um tempo que briguei com ele na escola ele é muito chato, não gosto dele.

Personagem B: Para com isso, ele deve ter vindo beber a água viva que te falei.

Personagem A: Não estou acreditando que ele vai beber da mesma água do que eu? Vou correr para beber toda água e deixar ele sem nada, passando sede.

Personagem B: Acho que realmente não entendeu nada mesmo! Olha só quem está ai, é nossa Catequista.

Catequista: Oi crianças, que legal encontrar vocês aqui nesta Igreja maravilhosa.

Personagem A: Maravilhosa mesmo... mas não gostei de uma coisa não!!!

Catequista: Do que você não gostou?

Personagem A: Encontrei um menino chato e que já até briguei com ele na escola. Mas não vai ficar assim, vou beber toda água e deixar ele morrendo de sede.

Catequista: Mas como assim?

Personagem B: Então Catequista, é isso que ia explicar, convidei ele para vir conhecer esta Igreja maravilhosa e beber da água viva, mas ele não entendeu.

Catequista: Você não pode pensar assim, pois vou te explicar. Nós estamos aqui para beber da água viva que Jesus nos promete, mas esta água não é para matar a sede do nosso corpo, mas sim da nossa alma, do nosso coração.

Personagem A: Sede da nossa alma?

Personagem B: Do nosso coração?? Como assim?

Catequista: Quando bebemos dessa água tudo muda em nossas vidas. Quem nos dá dessa água é o próprio Jesus através do Espírito Santo. Quando estamos cheios dessa água, as palavras de Jesus transborda em nossos corações tornando a nossa vida maravilhosa.

Personagem B: Agora estou entendendo tudo, e estou morrendo de vontade de experimentar dessa água viva.

Personagem A: Como podemos tomar dessa água Catequista?

Catequista: A primeira coisa que precisamos ter é a sede de tomar essa água que nos dá vida!!

Personagem B: Catequista, por que essa água é chamada de Água Viva?



Catequista: Boa pergunta!! Essa água é Água Viva porque ela é cristalina, pura, limpa. Então ela lava nossa vida inteira e vai nos ajudar a permanecer no caminho do Senhor, pois vai nos fortalecer e nos mostrar qual é o verdadeiro caminho.

Personagem A: Por isso é que ela nos transforma?

Catequista: Exatamente! Ela nos transforma em pessoas melhores e mais de Deus. Por isso que esse menino que você disse que não gosta também veio tomar desta água. Tenho a certeza que depois dele beber ele será uma pessoa diferente e você também.

Personagem A: Só de escutar já estou sentindo bem mais amoroso e acho que devo pedir desculpas para ele.

Personagem B: Então vamos lá, escutar a palavra de Deus e beber desta água maravilhosa.

Catequista: Fico feliz crianças, aproveitem cada gota desta água viva!! Vamos pedir a Jesus que inunde nosso coração com a água viva por meio do Espírito Santo. Amém.

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que lindo Evangelho. Jesus sabendo que o  nosso coração é um coração que precisa da água viva para permanecer no caminho Dele, nos prometeu saciar nossa sede!!
Mas a busca dessa água tem que partir da nossa vontade e esforço de bebê-la.

Então a sugestão é sentar as crianças para uma pequena reflexão de como podemos ser saciado por Jesus. De que forma podemos Jesus pode saciar nossa sede?

Esta é uma atividade para mostrar para as crianças que muitos são os caminhos que podemos escolher. Mas apenas um caminho nos leva até a Água Viva de Jesus!!!

Oração

Meu amigão Jesus, faça que essa oração possa chegar no meu coração e de todas as pessoas que estão precisando. Que meu coração possa transbordar de amor e carinho e que o Esprito Santo esteja comigo todos os dias me conduzindo em direção da fonte da água viva.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário